50 anos do Volkswagen LT – ligeiro de mercadorias celebra aniversário
- Redação Europa
- há 2 dias
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A estreia mundial do veículo ligeiro de mercadorias (LT) teve lugar em Berlim, em abril de 1975, com uma impressionante capacidade de espaço numa área de circulação reduzida, o LT tornou-se rapidamente um bestseller, com uma quota de mercado até 40% no segmento de cargas úteis entre 1,25 e 3,5 toneladas.
O modelo tornou-se também a base perfeita para autocaravanas e uma vida em contato com a natureza.
Faz exatamente 50 anos que o Volkswagen LT foi apresentado em Berlim. O irmão mais velho do VW Bus – que já se encontrava na sua segunda geração na altura – expandiu com sucesso a gama de produtos da fábrica de Hannover.
Volkswagen e Transporter: estes dois termos estão fortemente ligados desde o seu lançamento. No entanto, como não se destinava a cargas realmente grandes, a Volkswagen desenvolveu um modelo posicionado acima, para complementar a gama: um veículo de transporte de mercadorias no segmento das 2,8 a 3,5 toneladas. Quanto ao nome, a marca manteve-se simples e objetiva. O veículo passou a chamar-se apenas LT. A designação incluía os números 28, 31 e 35, correspondentes aos pesos brutos máximos admissíveis de 2,8 a 3,5 toneladas, respetivamente. Tal como no Transporter, a Volkswagen ouviu os desejos dos seus clientes também no caso do LT, disponibilizando-o desde início com duas distâncias entre eixos e duas alturas de tejadilho. O modelo estava disponível como furgão, transporte de passageiros, cabina simples e dupla.
Durante o desenvolvimento, foi decidido que a relação entre área de circulação e área útil deveria ser ainda melhor do que a do Transporter com motor traseiro. Para isso, os engenheiros da Volkswagen conceberam um veículo com o design compacto de cabina sobre o motor. O motor foi colocado na dianteira, mantendo a tração no eixo traseiro. Sem o motor na traseira, todo o espaço de carga podia ser aproveitado. Ainda assim, o LT manteve-se compacto: em comparação com o T2, o LT cresceu apenas 34 cm em comprimento e 30 cm em largura. No entanto, graças ao novo conceito de espaço, com 7,85 metros cúbicos de volume de carga, oferecia mais de 50% de capacidade adicional.
A Volkswagen destacou-se também pela atenção dada à ergonomia, até então bastante negligenciada nos veículos comerciais. A cabina foi desenvolvida com a ajuda de especialistas em ergonomia. Graças a esta colaboração, por exemplo, os comandos foram posicionados junto ao condutor, o para-brisas era de grandes dimensões e os espelhos retrovisores exteriores foram aumentados significativamente.
Entre outros elementos, o conforto de condução foi garantido por uma suspensão independente no eixo dianteiro, algo que continuava a não ser comum no segmento, mesmo vários anos após o lançamento do LT. Inicialmente, o modelo da Volkswagen estava disponível com um motor a gasolina de quatro cilindros e 2,0 litros (com 55 kW/75 cv), ou com um motor diesel Perkins de quatro cilindros e 2,7 litros, com 48 kW (65 cv). Em 1979, a Volkswagen substituiu este último pelo seu primeiro motor diesel de seis cilindros. Embora o novo motor de 2,4 litros produzisse apenas mais oito cavalos no LT em comparação com o anterior, oferecia significativamente mais binário e funcionava com grande suavidade.
O LT recebeu vários restylings ao longo dos anos. Aqui ficam alguns exemplos:
1983:
• Motor diesel de seis cilindros com turbocompressor e 75 kW (102 cv). O LT tornou-se assim o comercial ligeiro mais potente da Europa.
• Motor a gasolina de seis cilindros com 66 kW (90 cv)
• Nova posição de montagem do motor, criando espaço para um terceiro banco na cabina
• Novo painel de instrumentos
• Terceira distância entre eixos disponível, permitindo plataformas até 4,6 metros de comprimento
1985:
• LT 55 com peso bruto de 5,6 toneladas
• LT 35 disponível com eixo traseiro de rodado simples
• Tração integral 4x4 comutável
• Restyling com faróis retangulares, substituindo os circulares anteriores
1993:
• Restyling com nova grelha do radiador e elementos decorativos junto aos farolins traseiros
• Motor diesel com intercooler otimizado, com 70 kW (95 cv)
Graças à sua qualidade e fiabilidade, aliadas a uma grande área útil em dimensões compactas, o LT tornou-se também uma base muito popular para autocaravanas. Ainda hoje, muitas continuam em circulação. Por isso, não foi surpresa quando, em 1988, para além da compacta California baseada na terceira geração do Transporter (T3), a Volkswagen apresentou também uma autocaravana baseada no LT: a Florida, uma autocaravana totalmente equipada para quatro pessoas, com casa de banho incluída.
Após 21 anos e mais de 470.000 unidades produzidas, em 1996 chegou a altura de apresentar um sucessor.
1996: Segunda geração do LT
Depois de 21 anos, a 1º era do popular veículo de mercadorias chegou ao fim. Tal como aconteceu na transição do T3 para o T4, também a passagem do LT1 para o LT2 marcou o início de uma nova era. O LT2 foi o primeiro novo modelo a ser lançado pela recém-criada marca Volkswagen Veículos Comerciais (VWN) em Hannover, fundada em 1995. O desenvolvimento deste modelo, e das gerações seguintes, foi realizado em parceria com a Mercedes-Benz.
Os motores diesel passaram a estar montados longitudinalmente. A entrada era muito mais baixa, permitindo aceder facilmente à parte traseira da zona de carga ou de passageiros a partir do espaço entre os bancos da frente.
A fórmula de sucesso da Volkswagen, de oferecer aos clientes uma vasta gama de configurações, manteve-se no LT2. Estavam disponíveis furgões, transporte de passageiros, plataformas, cabinas simples e duplas, com três distâncias entre eixos e pesos brutos entre 2,6 e 4,6 toneladas.
Outro ponto forte eram os motores TDI, já muito populares: eficientes, potentes e fiáveis. Em 2002, a Marca transformou o LT2 num veículo “express” com um novo motor diesel de quatro cilindros e 2,8 litros. Com 116 kW (158 cv) e 331 Nm de binário, apresentava valores recorde no segmento.
A produção na fábrica de Stöcken terminou em 2006, após quase 340.000 unidades.
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