A dupla Hugo Lopes / Magda Oliveira foram as estrelas do fim-de-semana, tendo dominado por completo os acontecimentos no Algarve, primeira prova de 2024 do renovado Peugeot Rally Cup Portugal. Todavia para a última especial estava reservada uma surpresa. Ao acender-se o aviso de “SOS” no interior do 208 Rally4, alertando para uma potencial situação mais à frente, Lopes levantou o pé, perdendo toda a vantagem acumulada ao longo dos mais de 100 quilómetros cronometrados para quem o perseguia na classificação, e caiu, provisoriamente, para um improvável 4º lugar final. Depois de várias horas em suspenso, a dupla Lopes/Oliveira acabou mesmo por ver confirmado o triunfo, pelo qual tanto batalhou.
Com este episódio, a dupla Daniel Nunes / José Janela chegou a pensar que tinha herdado a vitória no troféu Peugeot, todavia este triunfo não se confirmou e a dupla ainda foi penalizada por ter entrado 6 minutos atrasada num dos controlos horários.
Onze Peugeot 208 Rally4 terminaram este primeiro rali do troféu nacional, comprovando a robustez dos bólides com assinatura da Stellantis Motorsport, viaturas que conquistaram, também, as seis primeiras posições da categoria de 2 Rodas Motrizes, no âmbito do Campeonato de Portugal de Ralis.
O próximo encontro será no Rali Terras d’Aboboreira, jornada igualmente em terra e que se correrá a 26 e 27 de abril, sendo simultaneamente pontuável para a Peugeot Rally Cup Portugal e Ibérica, que começa aí a época de 2024.
Hugo Lopes, piloto do 208 Rally4 #55, soube aproveitar os múltiplos ensinamentos acumulados nas épocas anteriores da outra copa, a ibérica - coorganizada pela Peugeot Portugal e Espanha, com gestão logística da Sports & You - e também as valências da sua navegadora Magda Oliveira, que substituiu no banco do lado direito o seu habitual co-piloto Tiago Neves, ausente dos ralis por lesão.
“estamos muito contentes. Foi uma entrada muito forte e que resultou da nossa performance, mas também da boa preparação que fizemos do rali e da gestão dos pneus. Correu-nos tudo muito bem e estamos muito confortáveis com o carro. Espero manter este ritmo ao longo da época.”
Atrás deles ficaram Ricardo Sousa / Luis Marques, com uma desvantagem 1m20 segundos, e logo atrás João Andrade/Pedro Santana, outra dupla envolvida no imbróglio do atraso. Na quarta posição terminaram Pedro Pereira / João Aguiar, dupla que garantiu um inesperado lugar no “top five”, tendo passado também pela luta na categoria Junior e que, assim terminou na frente de Daniel Nunes / José Janela, quintos após a penalização.
CLASSIFICAÇÃO FINAL | RALLYE CASINOS DO ALGARVE*
1º Hugo Lopes / Magda Oliveira, a 58m27,2 – CRN Competition
2º Ricardo Sousa / Luis Marques, a 1m20,3s – Prolama Competição
3º João Andrade / Pedro Santana, a 1m22,5s – JJ Team
4º Pedro Pereira / João Aguiar, a 1m28,4s – Domingos Sport
5º Daniel Nunes / José Janela, 1m32,2s – Domingos Sport
5º Guilherme Meireles / Pedro Alves, a 1m47,5s – Racing 4 You
6º Pedro Silva / Roberto Santos, a 2m45,5s – Domingos Sport
7º Luis Morais / Rafael Cunha, a 3m40,2s – PT Racing
8º Diogo Marujo / Jorge Carvalho, a 4h30,0s – Racing 4 You
10º Paulo Roque / Marco Macedo, a 6m47,0s
11º Rafael Cardeira / Luís Boiça, a 8m57,4s – Wintech Competição
Desistência: Rafael Rego (Junior) / Rui Serra – The Racing Factory (na ES6).
Todos em Peugeot 208 Rally4
Comments