Divisão Mercedes-Benz Cars: as vendas no terceiro trimestre atingiram os 503.600 veículos, +1% face ao trimestre anterior, com uma boa dinâmica nos EUA e vendas estáveis na Europa. Vendas de modelos híbridos plug-in com crescimento de +10%
Divisão Mercedes-Benz Vans: as vendas no terceiro trimestre atingiram os 91.100 veículos.
A Mercedes-Benz Group vendeu 594.600 veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros no terceiro trimestre num ambiente de mercado difícil. As vendas da divisão Mercedes-Benz Cars continuaram a crescer face ao trimestre anterior, impulsionadas pela disponibilidade de produtos. Contudo, um abrandamento da procura, principalmente na Ásia, afetou as vendas globais. A divisão Mercedes-Benz Vans enfrentou um ambiente de abrandamento no terceiro trimestre, especialmente nos mercados especialmente importantes para a marca, como a Alemanha, EUA e China. Na Europa em geral, excluindo a Alemanha, a divisão Mercedes-Benz Vans registou uma sólida evolução das vendas.
Veículos Ligeiros Mercedes-Benz
As vendas no terceiro trimestre da divisão Mercedes-Benz Cars aumentaram 1% em relação ao trimestre anterior, para 503.600 unidades, e mantiveram-se ao nível do ano anterior, uma vez que as condições macroeconómicas mais fracas, principalmente na Ásia, se sobrepuseram à maior disponibilidade de produtos no terceiro trimestre.
O ambiente de mercado do segmento de veículos elétricos manteve-se moderado, com preços competitivos em mercados importantes. As vendas de modelos híbridos plug-in aumentaram 10% a nível mundial no terceiro trimestre, impulsionadas sobretudo pelo mercado dos EUA.
Tal como referido em setembro, as vendas de veículos topo de gama, em particular, foram afetadas por um abrandamento na China para 61.800 unidades, afetando as vendas de veículos da família Classe S. Contudo, o modelo topo de gama continua a ser o líder incontestável no seu segmento em todas as regiões importantes. As vendas de modelos desportivos Mercedes-AMG aumentaram 8% em comparação com o terceiro trimestre de 2023, graças a uma maior disponibilidade do produto. As vendas do Classe G aumentaram 2% no trimestre, mesmo durante a transição para um modelo totalmente novo, que está a receber excelentes críticas dos clientes. As primeiras entregas do novo Classe G elétrico começaram em setembro. A Mercedes-Maybach apresentou o seu modelo mais recente e desportivo em agosto, o Mercedes-Maybach SL 680 Monogram Series.
As vendas no segmento core aumentaram 4% em relação ao trimestre anterior, para 301.000 veículos, e 4% em comparação com o período do ano anterior, impulsionadas por uma maior disponibilidade dos modelos GLC e pelo lançamento de mercado do modelo CLE.
Com 140.700 unidades vendidas no segmento de luxo de entrada na marca, as vendas situaram-se ao mesmo nível do segundo trimestre, mas abaixo do terceiro trimestre do ano anterior. Este resultado é principalmente impulsionado pelo desenvolvimento do mercado na China e em conformidade com a abordagem de vendas da empresa, orientada para o valor ao invés de para o volume.
As vendas na América do Norte aumentaram significativamente em 29% em comparação com o trimestre do ano anterior, impulsionadas por uma boa dinâmica de vendas no mercado dos EUA após a disponibilidade total dos modelos GLC e novos lançamentos de mercado de modelos da Mercedes-AMG.
As vendas trimestrais na Europa mantiveram-se estáveis, atingindo 158.300 veículos. O desenvolvimento do mercado manteve-se heterogéneo, com uma dinâmica de vendas positiva no Reino Unido, onde as vendas do terceiro trimestre aumentaram 17% em comparação com o ano passado. Na Alemanha, as vendas do segmento topo de gama no terceiro trimestre mantiveram-se estáveis, enquanto os modelos Classe E e GLC revelaram-se populares. A Mercedes-Benz é o líder indiscutível no segmento PHEV na Alemanha.
As vendas trimestrais na Ásia permaneceram fracas, particularmente no segmento topo de gama, com 226.300 unidades vendidas. No terceiro trimestre, o ambiente macroeconómico abrandou, sobretudo na China, o que teve impacto nas vendas globais. Um consumo global mais baixo, especialmente de bens de luxo, e os descontos contínuos, principalmente no segmento de veículos elétricos, afetou as vendas na China. Apesar das dificuldades, a Mercedes-Benz manteve a sua quota de mercado global na China e continuou a ser a principal escolha dos clientes no mercado de veículos de luxo com preços a partir de 1 milhão de RMB. Para melhorar a nossa oferta, o portfólio de produtos do segmento core na China será alvo de mais atualizações de equipamentos inteligentes durante o ano. O novo Classe E foi lançado em outubro na Índia, tendo as vendas globais do terceiro trimestre aumentado 21%.
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