
A Transports Publics du Chablais (TPC) e a Stadler assinaram um contrato para a entrega de 13 unidades de cremalheira. Esta encomenda, no valor de cerca de 140 milhões de francos suíços, representa um marco na modernização das linhas Aigle-Leysin e Bex-Villars-Bretaye e na melhoria do conforto de viagem dos passageiros.
As 13 novas unidades de cremalheira que a Stadler irá entregar no início de 2028 entrarão em operação comercial a partir de setembro do mesmo ano e substituirão gradualmente os comboios atuais. Os novos veículos permitirão operações mais suaves e melhorarão significativamente o conforto, a acessibilidade e a capacidade de operação. Os comboios oferecem:
112 lugares espaçosos com grandes janelas panorâmicas, acesso facilitado para pessoas com mobilidade reduzida e carrinhos de bebé, espaço ampliado para bagagem, bicicletas e esquis.
Sistema de informação para viajantes, melhorando a experiência de viagem, além de sistema de recuperação de energia durante a descida para otimizar a eficiência energética.
Um investimento estratégico na mobilidade sustentável.
Com um montante de 140 milhões de francos suíços, que inclui a compra dos comboios e peças sobressalentes, este é o maior investimento desde a criação das duas linhas ferroviárias Aigle-Leysin e Bex-Villars-Bretaye. A Stadler desenvolveu os novos veículos especificamente para as exigentes condições topográficas das rotas TPC.
“Os veículos estão concebidos para inclinações até 230% e para contornar curvas apertadas, que ocorrem várias vezes na histórica rede TPC. Os comboios podem passar do modo rack para o modo de adesão e têm a característica especial de poderem ser utilizados como um elétrico no trânsito urbano de Aigle e Bex", explica Christian König, vice-chefe de marketing e vendas da Stadler.

Estes 13 veículos serão fabricados pela Stadler em Bussnang, no cantão de Thurgau.
«Na sequência da substituição de veículos nas linhas Aigle-Ollon-Monthey-Champéry em 2016 e Aigle-Sépey-Diablerets em 2024, esta encomenda representa a fase final da renovação da frota ferroviária TPC. Isto mostra o nosso desejo de aumentar a atratividade do transporte público regional e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios da sustentabilidade e da acessibilidade",
sublinha Christophe Genoud, chefe do departamento de transporte de passageiros do TPC.
Dados técnicos do novo veículo
Peso 80 toneladas
Comprimento do veículo via acoplamento 43 m
Largura do veículo 2,55 m
Altura do veículo 3,93 m
Largura da porta 1.400 mm
Assentos 112
Lugares de pé 131
Velocidade máxima 50 km/h
Tensão de alimentação/nominal 1.500 V CC
Disposição do eixo Bo’2’2’Bo’
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