ACEA: Fevereiro tem queda de 3,4% no registo de novos automóveis na Europa
- Redação Europa
- 25 de mar.
- 3 min de leitura

Veículos a bateria 100% elétricos conseguiram 15,2% de quota de mercado quando olhamos para os dados da ACEA relativos a registos de carros novos no mês de fevereiro. Já no acumulado do ano contabilizando os dois primeiros meses de 2025, os registos de novos automóveis na UE diminuíram 3% em comparação com o mesmo período de 2024. Destaque para os principais mercados do bloco que registaram quedas, com Itália (-6%), Alemanha (-4,6%) e França (-3,3%). Espanha mantem o bom desempenho dos últimos meses registando, pelo contrário, um aumento de 8,4%.
Se olharmos para o mesmo mês de 2024 o resultado foi negativo em 3,4%, com o mercado alemão a registar a queda mais acentuada no volume com -6,4%, seguido pela Itália (-6,2%).
Novos registos de automóveis na UE por fonte de energia
Até fevereiro de 2025, os veículos elétricos a bateria (BEV) representavam 15,2% da quota de mercado total da UE, significando um aumento em relação à base baixa de 11,5% no período comparável de janeiro a fevereiro de 2024. Os veículos híbridos elétricos aumentaram, conquistando 35,2% do mercado e continuando a ser a escolha preferida entre os consumidores da UE. Entretanto, a quota de mercado combinada dos automóveis a gasolina e a gasóleo desceu para 38,8%, face aos 48,5% do mesmo período de 2024.
Carros eletrificados
Nos primeiros dois meses de 2025, as vendas de novos automóveis elétricos a bateria cresceram consideravelmente (28,4%), para um total de 255.489 unidades, captando 15,2% da quota de mercado total da UE. Três dos quatro maiores mercados da UE, responsáveis por 64% de todos os registos de automóveis elétricos a bateria, registaram ganhos robustos de dois dígitos: Alemanha (+41%), Bélgica (+38%) e Países Baixos (+25%). Isto contrastou com a França, que registou uma ligeira descida de 1,3%.
Os números acumulados no ano de fevereiro de 2025 mostraram que os novos registos de automóveis híbridos elétricos na UE aumentaram 18,7%, impulsionados por um crescimento significativo nos quatro maiores mercados: França (+51,4%), Espanha (+31,5%), Itália (+10,4%) e Alemanha (+9,8%). Isto levou a que 594.059 unidades registadas nos primeiros dois meses de 2025, representando 35,2% da quota de mercado da UE.
Já as matrículas de automóveis elétricos híbridos plug-in diminuíram 5% no período de janeiro a fevereiro de 2025, com um total de 124.947 unidades. Esta diminuição foi impulsionada principalmente por reduções significativas em mercados-chave como a Bélgica (-65,3%) e a França (-49,3%). Como resultado, os automóveis eléctricos híbridos plug-in representam agora 7,4% do total de registos de automóveis na UE.
Além disso, a variação anual de fevereiro de 2025 mostrou um aumento de 23,7% para os carros elétricos a bateria e de 19% para os carros elétricos híbridos, enquanto os elétricos híbridos plug-in tiveram um ligeiro declínio de 1,4%.
Carros a gasolina e a gasóleo
Até fevereiro de 2025, no acumulado do ano, os registos de automóveis a gasolina registaram um declínio significativo de 20,5%, com todos os principais mercados a apresentarem diminuições. A França registou a queda mais acentuada, com os registos a caírem 27,5%, seguida pela Alemanha (-24,9%), Itália (-19%) e Espanha (-13%).
Com 489.838 automóveis novos matriculados até ao momento, a quota de mercado da gasolina desceu para 29,1%, abaixo dos 35,5% registados no mesmo período do ano passado. Da mesma forma, o mercado de automóveis a diesel diminuiu 28%, resultando numa quota de mercado de 9,7% para veículos a diesel em fevereiro de 2025. No geral, foram observadas quedas de dois dígitos na maioria dos mercados da UE.
Adicionalmente, a variação anual de fevereiro de 2025 apresentou uma descida de 22,4% para a gasolina e de 28,8% para o gasóleo.
Comments