Nissan, Honda e Mitsubishi Motors assinam memorando de entendimento que levará a uma futura integração de negócios, ou seja, a fusão das três marcas.
A Nissan, a Honda e a Mitsubishi Motors chegaram a um acordo básico para prosseguir as discussões com base no quadro estabelecido no memorando de entendimento assinado pela Nissan e pela Honda a 1 de agosto sobre o início de uma parceria estratégica focada na inteligência e na eletrificação. A Mitsubishi Motors tem participado neste quadro e as três empresas têm prosseguido com as discussões. A fusão das três empresas surge em cenário global cada vez mais desafiante para a indústria de automóveis tradicional, que enfrenta um momento de grandes mudanças além da concorrência cada vez mais feroz com diversas empresas chinesas e a americana Tesla.
Após o acordo entre a Nissan e a Honda para iniciar a consideração de uma integração empresarial através do estabelecimento de uma holding conjunta no meio das dramáticas mudanças no ambiente que rodeia ambas as empresas e a indústria automóvel global, as três empresas concordaram em explorar a possibilidade de alcançar sinergias a um nível acrescido através da participação ou envolvimento da Mitsubishi Motors na eventual integração empresarial das três marcas. A Mitsubishi Motors pretende chegar à conclusão até ao final de janeiro de 2025 sobre sua participação ou envolvimento na integração empresarial cada vez mais próxima de Nissan e Honda.
Assinalando o anúncio, o Diretor, Presidente, CEO e Diretor Executivo Representante da Nissan, Makoto Uchida, afirmou:
“A Honda e a Nissan começaram a considerar uma integração comercial e irão estudar a criação de sinergias significativas entre as duas empresas numa vasta gama de campos. É significativo que o parceiro da Nissan, a Mitsubishi Motors, também esteja envolvido nestas discussões. Prevemos que, se esta integração se concretizar, seremos capazes de acrescentar valor ainda maior a uma base de clientes mais ampla.”
O Diretor e Diretor Executivo Representante da Honda, Toshihiro Mibe, afirmou:
"Neste momento de mudança na indústria automóvel, que ocorre uma vez a cada 100 anos, esperamos que a participação da Mitsubishi Motors nas discussões de integração empresarial da Nissan e da Honda leve a mais mudanças sociais e que seremos capazes de nos tornarmos numa empresa líder. A Nissan e a Honda iniciarão a discussão a partir de hoje com o objectivo de clarificar a possibilidade de integração empresarial por volta do final do ano.
Comentário do Diretor, Diretor Executivo Representante e Presidente e CEO da Mitsubishi Motors, Takao Kato, afirmou:
“Numa era de mudanças na indústria automóvel, o estudo entre a Nissan e a Honda sobre uma integração empresarial irá acelerar os efeitos de maximização da sinergia, trazendo elevado valor também aos negócios colaborativos com a Mitsubishi Motors. Para concretizar sinergias e tirar o máximo partido dos pontos fortes de cada empresa, estudaremos também a melhor forma de cooperação.”
Comments