O primeiro dos 37 comboios elétricos inter-regionais Coradia Stream para a Roménia iniciou o serviço de passageiros a 20 de novembro, após uma fase de testes em que foram percorridos mais de 10.000 km.
Os comboios têm uma velocidade máxima de 160 km/h e o primeiro comboio de seis carruagens terá como primeiro destino a cidade montanhosa de Brasov
A Alstom, e a Autoridade Romena para a Reforma Ferroviária (ARF) apresentaram – numa viagem especial entre Bucareste e Brasov – o primeiro comboio regional Coradia Stream entregue na Roménia, para serviço comercial . Esta é a primeira unidade de uma frota de 37 comboios encomendados pela ARF. Além disso, representa a chegada do primeiro novo comboio elétrico em 30 anos.
“Estes comboios modernos desempenharão um papel significativo na mudança do país para a mobilidade sustentável, alinhado com a nossa aspiração de promover soluções de mobilidade mais verdes e inteligentes à escala global.” - Gabriel Stancio - Diretor Geral da Alstom Roménia, Bulgária e Moldávia
“Além disso, o investimento num novo depósito de manutenção da Alstom para os comboios ARF representa um novo capítulo para a nossa presença na Roménia. Ao celebrarmos este ano o 30º aniversário da Alstom no país, esta conquista torna-se ainda mais significativa”, afirmou Stanciu
Cada comboio elétrico concebido para a ARF é composto por seis carruagens, acomodando um total de 351 lugares e oferecendo um design 100% de piso rebaixado, garantindo um acesso conveniente a todos os passageiros. Para facilitar a circulação mais suave dos passageiros, existem duas portas de entrada de cada lado dos vagões intermédios e uma porta de cada lado dos vagões finais. O comboio inclui ainda quatro sanitários ecológicos distribuídos uniformemente ao longo da sua extensão, sendo um deles especificamente adaptado para passageiros com mobilidade reduzida.
Para maior conforto dos passageiros, os comboios possuem porta-bagagens de tamanhos generosos. O sistema de informação aos passageiros integra um sistema de som e um sistema de visualização dinâmica. Notavelmente, estes comboios Coradia Stream estão equipados com um sistema digital de contagem de passageiros que utiliza sensores de alta precisão para fornecer aos operadores dados precisos sobre o tráfego de passageiros para um planeamento e otimização eficazes.
O contrato entre a ARF e a Alstom inclui ainda serviços de manutenção durante 15 anos, com opção de 15 anos adicionais.
A Alstom iniciou um investimento de 50 milhões de euros num armazém de manutenção de última geração localizado na zona central de Bucareste para satisfazer as necessidades de manutenção desta frota. Esta instalação está equipada com maquinaria e tecnologia avançadas normalmente utilizadas em depósitos de manutenção de material circulante em toda a Europa. Inclui equipamento especializado, como um torno de rodas subterrâneo e uma funcionalidade de diagnóstico digital. A fase inicial do investimento – um armazém equipado para operações de teste e manutenção – foi concluída em abril de 2024. O projeto de 30.000 metros quadrados continuará com uma segunda fase, para estabelecer um local de manutenção moderno e totalmente equipado.
A Alstom opera na Roménia há 30 anos e é líder de mercado em eletrificação ferroviária, material circulante e soluções de sinalização. A empresa é responsável pela implementação de soluções de sinalização ou eletrificação no corredor ferroviário Reno-Danúbio e também na região de Cluj, onde a Alstom faz parte do consórcio que constrói o segundo sistema de metro do país, na cidade de Cluj Napoca. A primeira solução de sinalização urbana CBTC no país está a ser implementada pela Alstom na Linha 5 do Metro de Bucareste, onde já foram entregues os primeiros novos comboios Metropolis. A empresa também presta serviços de manutenção à frota do metro de Bucareste há 20 anos, com um contrato válido até 2036.
A Alstom desenvolveu o comboio regional Coradia Stream especificamente para o mercado europeu. Estas unidades estão equipadas com o sistema de controlo de tráfego ERTMS Nível 2 e cumprem as normas europeias (EN) e as Especificações Técnicas de Interoperabilidade (ETI). Foram concebidos para funcionar perfeitamente em todos os principais sistemas de fornecimento de energia europeus. Atualmente existem mais de 700 comboios Coradia Stream de um piso (EMU e Hydrogen) já vendidos em vários países da Europa, incluindo Dinamarca, Holanda, Alemanha e Itália.
Comments