top of page
Foto do escritorArtur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt

“Ansiedade elétrica” fica no passado com o eficiente e atraente Crossover EC40 da Volvo

Atualizado: 23 de dez. de 2024

“Ansiedade elétrica” fica no passado com o eficiente e atraente Crossover EC40 da Volvo


A Volvo Cars nunca desaponta – Começamos assim nosso texto já que foi esse o sentimento ao final de alguns dias de contacto com o agora chamado Volvo EC40 (anteriormente EX40 Recharge), alteração que ocorreu após as mudanças realizadas pela marca para tentar facilitar o entendimento em relação aos seus modelos, motorizações e tipos de carroceria, posto isto, agora todos os modelos 100% elétricos começam por E (C40), obviamente que o E identifica um Power Train totalmente elétrico.


E este Crossover ao estilo Coupé, carrega todas as características que tanto elogiamos a cada novo teste com a marca, um ADN em que os produtos da casa sueca conseguem reproduzir uma essência muito particular com um conjunto de características que imediatamente associamos aos modelos Volvo Cars, exatamente como o EC40 .


A proposta está no mercado Português através de uma ampla lista de opções de configuração, do acabamento (Core, Plus e Ultra), duas opções de bateria, tração traseira ou integral e um ou dois motores.


A versão que recebemos para teste foi a versão Ultra com um motor, no eixo traseiro, e com a bateria que permite maior autonomia, chegando bem perto dos 600 km, o que foi comprovado pela nossa equipa.


“Ansiedade elétrica” fica no passado com o eficiente e atraente Crossover EC40 da Volvo

Mas ainda antes de falarmos do Volvo EC40, modelo 100% elétrico que foi alvo de nossa atenção durante alguns dias, queremos agradecer, desde já, a vossa leitura e a partilha da matéria com conhecidos, amigos e familiares, deixando o espaço de comentários à disposição para interagirem conosco através da vossa opinião, sobre o modelo testado, e também sobre o nosso conteúdo.


Outro convite é para que se inscrevam em nosso canal de vídeo no youtube, nele vocês podem acompanhar os bastidores dos nossos testes, vídeos sobre os produtos testados e do mercado de automóveis, novidades, eventos em que participamos, além de seguirem conosco em nossas viagens por Portugal e pela Europa, podendo acompanhar as “confusões” da nossa equipa no dia-a-dia da Redação. No VIDEO BLOG – SOBRE RODAS, vocês ficam literalmente por dentro de tudo o que acontece, sem edição e sem cortes – É a vida real de uma equipa/família em movimento!


Sugerimos também que sigam as nossas mídias sociais no Facebook, Instagram e X onde, nos dias de contato com os produtos, sempre antecipamos um pouco das nossas percepções sobre os veículos e suas características, através de um olhar menos técnico, mas muito mais próximo da “vida real” do produto e sua eventual rotina, contando para isso com a preciosa parceria da esposa, Keller Carvalho, editora de Lazer e Turismo em nossos portais de notícias www.revistapubliracing.com.br, para o Brasil, e www.publiracing.pt em Portugal, e ela também uma apaixonada por carros e tudo o que tem motor.


“Ansiedade elétrica” fica no passado com o eficiente e atraente Crossover EC40 da Volvo

“Ansiedade elétrica” fica no passado com o eficiente e atraente Crossover EC40 da Volvo

Design de características tipicamente Volvo

Ao olharmos para o Volvo EC40 os traços de um Crossover ao estilo Coupé ficam claramente evidentes, particularmente pela queda gradual após a terceira coluna, no entanto, todos os traços de que estamos a observar um Volvo também estão lá, em resultado final muito elegante e desportivo.


Suas principais dimensões são: 1 591 mm de altura (com uma pessoa), 2 034 mm de largura (incluindo os espelhos), 4 440 mm de comprimento, e finalmente os generosos 2 702 mm de distância entre eixos. Em nossa versão, gentilmente cedida pela Volvo Cars para teste, toda a área envolvente das janelas, as caixas dos espelhos retrovisores, que são elétricos e rebatíveis, bem como o tejadilho, são em preto brilhante, criando um efeito de dois tons muito atraente. Além disso, a Volvo utiliza com muito equilíbrio as peças em plástico preto para dar acabamento na carroceria, entregando aquele “toque” de versatilidade bem comum neste tipo de propostas ao estilo SUV ou Crossover.


“Ansiedade elétrica” fica no passado com o eficiente e atraente Crossover EC40 da Volvo

Nosso EC40 vem com teto panorâmico, sem abertura (fixo), e a iluminação, tanto a dianteira como a traseira totalmente em LED. Destaque ainda para os puxadores das portas na cor da carroçaria com projeção da iluminação no chão.


As jantes que equipavam a versão testada pela nossa equipa são opcionais, e adicionam 677 € ao preço final total, que é, de acordo com a configuração realizada no site da marca, de 64 495€.


Finalizando nossa observação ao exterior, destaque para a grelha dianteira na cor da carroçaria, solução atraente para este tipo de proposta 100% elétrica.


“Ansiedade elétrica” fica no passado com o eficiente e atraente Crossover EC40 da Volvo

Interior amplo, sóbrio e luxuoso

Apesar de suas dimensões compactas e EC40 entrega um interior amplo e carregado de detalhes que trazem a Volvo para patamares (habituais) muito elevados de acabamento, tanto na escolha dos materiais utilizados para as mais diversas peças, como no seu acabamento e integração, ressaltando o cuidado com o isolamento acústico. Antecipando o resumo, uma ótima sala de estar para a família.


A entrada no habitáculo é realizada naturalmente através do sistema de chave presencial Keyless que também permite a abertura elétrica do portão da bagageira. A mistura de elegância com a utilização de materiais muito agradáveis ao toque, como a consola em túnel utilizando antracite, é, como referimos no paragrafo acima, um padrão que reiteradamente elogiamos nos produtos da marca. Além disso, ele carrega os principais recursos de conectividade, segurança e auxílios ao condutor que se esperam de um produto neste segmento.


Na necessária lista de itens, começamos pelo conforto, onde destacamos a discreta, mas agradável, iluminação do interior, responsável por um ambiente sóbrio quando em condução noturna. Diversas peças utilizam o acabamento em antracite (uma variedade compacta e dura do mineral carvão) produto aplicado, por exemplo, no já mencionado console central, e, no volante. O revestimento do teto, em cinzento carvão, acompanha de forma harmoniosa a cor das principais peças do habitáculo.


Outros destaques ficam por conta do sistema de climatização de duas zonas, os apoios de braço, tanto dianteiro como traseiro, e as boas-vindas para a entrada no EC40 através das placas de acesso dianteiras em alumínio.


Já em relação aos itens relativos à segurança e auxílios ao condutor, podemos começar pelo conjunto de 7 airbags (frontais, laterais, cortina e joelhos do motorista). Não faltam a câmara de 360°, o sistema de velocidade de cruzeiro adaptativa, aviso de colisão traseiro, sistema de mitigação de colisão frontal, leitura de sinais de trânsito, sistema de aviso e ajuda à saída de facha de rodagem, monitorização da pressão dos pneus, alerta de fadiga do condutor, assistência ao estacionamento, dianteira, traseira e laterais, além dos obrigatórios sensores de chuva e crepuscular, sem esquecer o útil Head-up Display.

“Ansiedade elétrica” fica no passado com o eficiente e atraente Crossover EC40 da Volvo

Além do já comentado, e dinâmico, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, o nosso Volvo EC40 vem ainda com a, corretamente posicionada, central multimedia de 9 polegadas com Google Assistant e Maps, tendo ainda a disposição o sistema de informação e auxilio da marca sueca, Volvo On Call.


Com sistema de fixação Isofix para cadeirinha infantil, um interior tecnológico, sóbrio e muito confortável, o habitáculo do EC40 segue uma tradição Volvo Cars de entregar espaços em que o bem-estar é continuo e as viagens parecem sempre ser curtas demais, já que o prazer proporcionado pelo interior, muito bem resolvido, deixa–nos sem vontade de chegar ao destino.


Para isso contribuem ainda “detalhes” como o carregamento de telemóvel sem fios, o sempre elogiado Premium Sound da Harman Kardon com Subwoofer (mais um aspecto em que a Volvo Cars é garantia de qualidade), finalizando nossa observação, com uma referência ao volante de ótima espessura e com todos os principais controles disponibilizados de forma prática e intuitiva.


Mas não poderíamos deixar o interior sem falar da bagageira, que tem porta de abertura  elétrica através do movimento ou de comando na chave, piso de carga rebatível com divisória de carga adicional, e como acabamento de boas-vindas ao compartimento de carga e aos 407 L de volume de espaço disponibilizados, a chamada embaladeira da porta em aço inoxidável, lembrando que não é tudo em relação a espaço de carga, já que os produtos da Volvo em suas versões 100% elétricas ainda reservam mais espaço na chamada bagageira dianteira, lugar onde habitualmente ficava o motor a combustão e onde a marca reserva agora mais 31 L de volume de espaço, ótimo para guardar cabos, por exemplo.


“Ansiedade elétrica” fica no passado com o eficiente e atraente Crossover EC40 da Volvo

A ansiedade elétrica ficou para trás

Prontos para dar início a nossa viagem, sabemos que temos a disposição diversos ajustes para que a posição nos bancos seja a melhor possível.


Banco elétrico do condutor com memória e apoio lombar de 4 posições, sendo que o banco do passageiro dianteiro também tem ajustes elétricos. Já atrás, as três posições da segunda fila contam, além de muito espaço, com encostos de cabeça rebatíveis eletricamente.


E um dos maiores questionamentos que nos fazem quando falamos de carro elétrico é em relação à sua autonomia e a chamada “ansiedade elétrica”, que ainda é motivo de desconforto na hora de optar pela compra de um veículo 100% elétrico. Em sua grande maioria, os veículos 100% elétricos das mais novas gerações já entregam uma autonomia estimativa bem real, e muito próxima, por vezes até superior, ao que é anunciado pelas marcas nos testes de referência da WLTP, por exemplo.


E se tem uma marca onde podemo-nos sentir 100% confortáveis em relação às previsões de consumo em relação ao destino escolhido, ela é, com toda a certeza, a Volvo (incluímos Polestar pela tecnologia idêntica), e em países como Portugal, onde dificilmente uma viagem vai superar os 400 km de distância, sendo assim, chegamos a qualquer destino com a sobra de muita autonomia. Pura tranquilidade!


“Ansiedade elétrica” fica no passado com o eficiente e atraente Crossover EC40 da Volvo

E se as viagens forem maiores? - Basta o planejamento, e hoje em dia é muito fácil, já que são diversas aplicações (só para citar algumas que temos funcionando em nosso telemóvel) que servem como opção para diversos percursos e avaliação de preços, EDP Charge, Evio, Miio ou ViaVerde.


Com elas, pontos de carregamento rápido são muito fáceis de encontrar, e até mesmo em nossa cidade, com pouco mais de 14 mil habitantes no interior do Alentejo,  disponibiliza atualmente pelo menos 3 carregadores com velocidade superior a 150 KW/h (CCS2), pelo menos outros 3 com velocidade de 100 KW/h, e mais alguns com velocidades superiores a 50 KW/h, além de opções de carregamento com velocidades inferiores a 50 KW/h do tipo CHAdeMO, mas principalmente, diversas opções de carregamento do Tipo2.


Em todos os veículos 100% elétricos testados por nós ao longo de 2024 nunca tivemos necessidade de parar entre Lisboa e a nossa cidade, Portalegre, percorrendo cerca de 230 km neste percurso, e no caso particular do Volvo EC40, alvo de nossa atenção neste teste, com a segurança de chegar ao nosso destino e ainda ter mais de 250 km de autonomia.


Importante referir que quando necessário, não encontramos qualquer problema para carregar nossos veículos, a qualquer hora do dia, lembrando que sempre abastecemos em pontos públicos (supermercados ou postos de combustíveis) e que até por isso mesmo, optamos por carregar em horários noturnos em que o preço da energia é mais barato e nos permite carregamentos mais econômicos.


“Ansiedade elétrica” fica no passado com o eficiente e atraente Crossover EC40 da Volvo

Este pequeno parêntesis antes de falar de nossa experiência dinâmica com o Volvo EC40 serve para tentar antecipar para vocês a tranquilidade que é hoje conduzir propostas elétricas a bateria com esta qualidade e já com uma ampla autonomia.


Nesta versão de apenas um motor, mas com a opção “Long Range”, de maior autonomia, o Crossover ao estilo coupé de tração traseira entrega um motor de 185 KW (252 CV) que recebe energia de uma bateria de 82 KW/h, juntos permitem uma autonomia superior a 570 Km em condução combinada (urbana e estrada) e superior a 700 km se nossa condução for exclusivamente em cidade. Em nosso caso, e após quilometragem idêntica nos dois tipos de circuito, cenário que sempre tentamos reproduzir em nossos testes, terminou com um consumo de cerca de 16,6 kW/h por cada 100 km percorrido, o que é totalmente fiel ao divulgado pela marca.  


Em estrada, o Volvo EC40 reflete um comportamento bem ao estilo dos modelos compactos da marca, onde o correto posicionamento das baterias, distribuídas sobre um chassis de muita qualidade e onde a eletrônica monitora permanente as reações do veículo, realizando correções e ajustes, assim permitindo um carro de comportamento muito honesto e equilibrado, entregando uma sensação de robustez, inerente aos carros Premium, e onde o veículo é previsível em todas as circunstancias, com reações que transmitem muita confiança ao condutor.


Nosso Volvo EC40 é equipado com um sistema de suspensão do tipo McPherson na dianteira e Multi-link na traseira, absorvendo bem as irregularidades do terreno e garantindo muita estabilidade nas curvas. A Volvo é reconhecida por produzir veículos extremamente seguros, e o EC40 não esconde o ADN da marca.


“Ansiedade elétrica” fica no passado com o eficiente e atraente Crossover EC40 da Volvo

Mais segurança é garantida pelo sistema de travões de disco ventilado nas quatro rodas, sempre muito eficaz para ‘segurar” os 2 095 kg desta versão, no entanto, cabe aqui uma ressalva para o facto de que habitualmente conduzimos com o sistema de freio motor em seu nível mais elevado (um pedal apenas), auxiliando muito no aproveitamento da energia das travagens e desacelerações para assim ampliar a autonomia do nosso Volvo, conceito técnico  que permite nos carros elétricos economia de energia, e ganho na carteira a longo prazo com um desgaste bem menor de todo o sistema de travões.


Também a direção elétrica progressiva é de qualidade irretocável, muito precisa, sendo suave e rápida na cidade e consistente em alta velocidade, aproveitando para referir que o diâmetro de viragem total é de 11m.


Finalizamos com as jantes opcionais de 20 polegadas onde são instalados pneus de medida 255/40 R20 da marca Pirelli, responsáveis para entregar todo o excepcional comportamento dinâmico do veículo para o asfalto e fazendo parte de um elogiável conjunto de soluções e opções que visam o desempenho e a performance com total segurança.


“Ansiedade elétrica” fica no passado com o eficiente e atraente Crossover EC40 da Volvo

Conclusão do Editor

O Crossover EC40 da Volvo nesta versão Single Motor, Long Range, é uma proposta que inova na gama Volvo, trazendo um veículo compacto, mas com um design ao estilo coupé, e entregando a mesma versatilidade, qualidade, desempenho e conforto que fazem dos produtos da marca sueca uma espécie de desfile de soluções do que a indústria automóvel tem de melhor. O habitáculo é minimalista e sóbrio, mas com uma irretocável qualidade, tanto em relação aos materiais utilizados como na solidez de todo o conjunto no interior. O desempenho e agilidade são também uma marca das propostas 100% elétricas da Volvo e os 7,3s de 0 aos 100 km/h antecipam no papel toda a diversão que é conduzir o Volvo EC40 no dia a dia.


O modelo é também responsável por deixar para trás a chamada “ansiedade elétrica”, já que a segurança de ter um veículo fiel ao consumo previsto, onde muitas vezes até podemos abusar do pedal direito sem grandes efeitos no consumo, essa tolerância a momentos de entusiasmo e a sua previsibilidade nos deixa completamente tranquilos para apenas disfrutar do prazer enorme que é conduzir um Volvo 100% elétrico e neste caso com uma proposta de carroceria distinta que não deixa ninguém indiferente a sua presença.  


“Ansiedade elétrica” fica no passado com o eficiente e atraente Crossover EC40 da Volvo
“Ansiedade elétrica” fica no passado com o eficiente e atraente Crossover EC40 da Volvo

Próximo teste - Opel Astra GSe ST


Próximo teste - Opel Astra GSe ST
Opel Astra GSe ST


2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Dec 23, 2024
Rated 5 out of 5 stars.

Quero muito em 2025 conseguir comprar o meu EC40. Vai ser meu segundo carro elétrico e esta autonomia é realmente muito boa.


Parabéns pela matéria


Bruno Tavares

Porto

Like

Guest
Dec 23, 2024
Rated 5 out of 5 stars.

A melhor matéria que li em Portugal sobre este carro


Alfredo Linhares

Like
bottom of page