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Cadeias Cinemáticas e Eficiência: o nível seguinte rumo ao futuro elétrico na visão da Mercedes-Benz

Cadeias Cinemáticas e Eficiência: o nível seguinte rumo ao futuro elétrico na visão da Mercedes-Benz

Cadeia cinemática elétrica: A nova cadeia cinemática incorpora muitos anos de excelência da engenharia Mercedes-Benz. A unidade de propulsão elétrica (Electric Drive Unit - EDU 2.0) dos próximos modelos MMA (Mercedes-Benz Modular Architecture) totalmente elétricos representa a primeira manifestação de uma nova geração de veículos elétricos da Mercedes-Benz.


Para além da nova arquitetura MMA, a nova geração, irá também incorporar a tecnologia da cadeia cinemática do VISION EQXX, com sistema de 800 V e inversor de carboneto de silício (SiC). A nova viatura elétrica compacta, desenvolvida inteiramente pelos engenheiros da Mercedes-Benz, tem uma potência de 272cv e está equipada com um motor síncrono de excitação permanente (PSM) no eixo traseiro e com um inversor SiC para uma utilização eficiente da energia. Relativamente aos modelos 4MATIC, estes dispõem adicionalmente de um motor no eixo dianteiro, com 109cv de potência, que está equipado igualmente com um inversor SiC.


O resultado é que a cadeia cinemática elétrica, tal como demonstrado no Concept CLA, visa uma autonomia WLTP superior a 750 quilómetros. Com uma eficiência de 93 %, em viagens mais longas, também oferece uma autonomia excecional no dia a dia. A caixa de duas velocidades na transmissão principal no eixo traseiro não só aumenta a eficiência, como também permite um desempenho de condução extremamente dinâmico.


A Mercedes-Benz utiliza pela primeira vez uma arquitetura de um sistema elétrico de 800 V. Em conjunto com a versão da bateria de maior capacidade, esta configuração permite um carregamento DC de alta potência de até 320 kW. No Concept CLA, isto corresponderia a uma autonomia de até 300 quilómetros.


Os clientes podem escolher entre duas químicas de células diferentes para os modelos MMA. As células da bateria com uma maior capacidade de armazenamento de energia útil, de 85 kWh, possuem ânodos em que o óxido de silício é adicionado à grafite. Em comparação com a bateria com ânodos de grafite convencionais, a energia específica é até 20 % superior. Ao nível da célula, a densidade volumétrica de energia da química da célula é de 680 Wh/l. A utilização de matérias-primas foi ainda mais otimizada.


Cadeias Cinemáticas e Eficiência: o nível seguinte rumo ao futuro elétrico na visão da Mercedes-Benz

Já o alojamento da bateria faz parte da estrutura do veículo e está integrado no conceito de proteção contra a colisão. Ainda de acordo com a marca, a bateria, os cabos de alta tensão e outros componentes de alta tensão foram projetados e protegidos de forma a cumprir os rigorosos requisitos de segurança da Mercedes-Benz em caso de acidente. A Mercedes-Benz tomou precauções abrangentes contra a fuga térmica com soluções técnicas para a nova geração de baterias.


O seu foco na eficiência do tempo já valeu a um protótipo de produção próximo do CLA um recorde de condução bem-sucedido: um modelo de pré-série percorreu exatamente 3717 quilómetros em 24 horas em Nardò, no sul de Itália.


Pouco depois do lançamento dos modelos totalmente elétricos, o CLA estará disponível como híbrido com sistema elétrico de 48 V e um motor elétrico com uma potência de até 27 cv.1. Graças à recuperação de energia e à capacidade de condução em modo totalmente elétrico a velocidades urbanas, esta cadeia cinemática é particularmente eficiente. Esta eficiência é reforçada a velocidades até cerca de 100 km/h. O motor elétrico e o inversor estão integrados numa nova caixa de oito velocidades de dupla embraiagem eletrificada (8F-eDCT). O motor de combustão é um novo motor a gasolina de quatro cilindros FAME (Family of Modular Engines). O híbrido está inicialmente disponível em três níveis de potência: 136, 163 ou 190 cv.

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