A CAF e o Metro Madrid assinaram um contrato para fornecimento do primeiro de dos dois lotes que compõem o investimento que a operadora madrilena vai realizar na renovação e expansão da sua frota de material rodante. O acordo, com volume próximo a 400 milhões de euros, cobre a concepção e fornecimento de 40 comboios de bitola larga monotensão que será destinada ao atendimento das linhas 6 e 8 da rede metropolitana, bem como do desenvolvimento e implementação de um programa de otimização do ciclo de vida da frota, contemplando adicionalmente a possibilidade de aumentar o número de unidades a serem fornecidas.
Com esta compra, que será financiada com empréstimos do Banco Europeu de Investimento (BEI), a rede metropolitana da cidade espera fortalecer a qualidade do serviço e alcançar maior capacidade no transporte público da capital espanhola. O aumento da procura de passageiros e expectativas de crescimento, juntando tudo isso as políticas ambientais implementadas e em marcha pela Comunidade de Madrid, motivaram a aquisição destes novos comboios, mais eficientes do ponto de vista energético.
Cada uma das unidades que a CAF fornecerá será composta por seis vagões, dos quais quatro serão motores e os outros dois serão reboques, entregando uma maior capacidade de transporte de passageiros graças ao layout contínuo com corredor único em toda a unidade.
É preciso ressaltar a alta exigência da concorrência em termos de requisitos e aspectos técnicos, tendo neles um grande peso o consumo de energia, LCC (custo total do produto ao longo do seu ciclo de vida) e o desempenho técnico das unidades, entre as quais se destaca a possibilidade de poder operar tanto de forma semiautomática quanto de forma totalmente automática.
Deve-se destacar que a colaboração da CAF com o Metrô de Madrid tem sido muito intensa ao longo da história de ambas as empresas. Atualmente a grande maioria da frota de comboios que circulam na rede suburbana da capital são fornecidos pela CAF, que projetou e fabricou mais de 600 unidades de metrô local, através das séries 2000, 3000, 5000, 6000, 8000 e 8400, de todas elas, a mais recente e com unidades entregues entre 2010 e 2011 e que atualmente operam na linha 6.
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