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CAF fecha dois novos contratos na Itália para fornecimento e manutenção de eléctricos nas cidades de Bolonha e Roma

CAF fecha dois novos contratos na Itália para fornecimento e manutenção de eléctricos nas cidades de Bolonha e Roma

A CAF continua a consolidar a sua presença em Itália, graças a dois novos acordos celebrados com as cidades de Bolonha e Roma. Por um lado, fechou um contrato para o fornecimento e manutenção de eléctricos para Bolonha e, chegando também a acordo com a operadora romana ATAC S.p.A. para prolongar o contrato actualmente em vigor na capital italiana.


O volume total de ambos os contratos ronda os 200 milhões de euros.

Estes contratos juntam-se a outros de grande relevância recentemente obtida pela CAF no país transalpino, entre as quais podemos destacar o fornecimento de elétricos para Palermo, as unidades de metro para Nápoles ou o mais de 360 ​​autocarros elétricos e a hidrogénio contratados para cidades como Veneza, Cagliari, Milão e Catânia.


Eléctricos para a cidade de Bolonha

A Câmara Municipal de Bolonha (Comune di Bolonia) adjudicou à CAF o Contrato-Quadro para o fornecimento de até 60 unidades de eléctricos, o que inclui a manutenção das unidades por 4 anos, bem como a entrega de peças de parque e ferramentas especiais para a frota.


 Inicialmente será assinado um primeiro contrato para entrega de 33 unidades por um montante superior a 130 milhões de euros, prorrogável no prazo máximo de 6 anos e que pode chegar a 60 unidades, ou mesmo até 72  (20% previsão adicional prevista na lei), o que mais do que duplicaria o valor da operação em se efetivadas todas as opções contempladas.


As unidades projetadas pela CAF pertencem à plataforma do elétrico Urbos, modelo que conta já com uma frota de mais de 1.000 veículos ao serviço em mais de 20 países em cinco continentes. Neste caso, o eléctrico será composto por vagões e terá uma capacidade para mais de 200 passageiros ao longo dos seus 35 metros de comprimento. Além disso será equipado com o sistema OESS (On Board Energy Storage Systems) que possibilita que a unidade preste serviço sem necessidade de catenária, oferecendo assim um menor impacto visual nas cidades onde é implantado e maior eficiência energética no serviço. É uma tecnologia comprovada e desenvolvida pela CAF num grande número de projetos, o que colocou a empresa como destaque na utilização desta solução ferroviária.


Este contrato está relacionado com o projecto de desenvolvimento de uma nova rede de eléctricos na capital histórica da região de Emilia-Romagna. Esta rede de eléctricos terá quatro linhas (vermelha, amarela, verde e azul) e será operado pela empresa TPB, detida pela TPER (Transporto Passeggeri Emilia Romagna), operador que no ano passado já premiou o Grupo CAF com o fornecimento de 127 autocarros Solaris movidos a hidrogénio.


O projeto, financiado com fundos dos Planos de Recuperação e Resiliência da UniãoUnião Europeia, faz parte do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável que está a ser executado pela cidade, um plano ambicioso que visa devolver a cidade aos habitantes e visitantes, com um ambiente menos poluído, onde é possível circular de forma sustentável e segura através da implementação de um sistema único e integrado de transportes metropolitanos, sendo o eléctrico um dos pilares deste novo modelo de mobilidade sustentável.


CAF fecha dois novos contratos na Itália para fornecimento e manutenção de eléctricos nas cidades de Bolonha e Roma

Prorrogação do contrato de elétrico para Roma

Por outro lado, a operadora italiana ATAC S.p.A., empresa que gere o transporte público da área metropolitana de Roma, exerceu uma primeira opção de expansão previamente contemplada no Acordo-Quadro para o projecto de fornecimento de eléctricos que foi adjudicado à CAF no  final do ano passado. O referido acordo-quadro incluía um primeiro contrato que abrangia a concepção e fabrico de um número inicial de 40 eléctricos, com possibilidade de aumentar a número de unidades do projeto em mais 81 veículos, até 121 no total.


Com a assinatura deste segundo contrato, o operador romano decidiu alargar a oferta com uma primeira extensão de 20 unidades adicionais, veículos que também serão equipados com o sistema OESS (On Board Energy Storage Systems), incluindo a sua manutenção por um período de 5 anos. Esta decisão enquadra-se nos objetivos da ATAC S.p.A. para substituir as antigas unidades da frota que se encontram atualmente em funcionamento nas seis linhas existentes na rede, para além de adquirir unidades que serão utilizadas no serviço das novas linhas que estão previstas ser construídas em breve na capital italiana.

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