A edição de 2024 da Rampa Histórica Michelin, prova integrada no Caramulo Motorfestival que decorre entre os próximos dias 6 e 8 de Setembro, conta mais uma vez com um número recorde de participantes, divididos entre as categorias Speedmasters e Chronomasters.
Nesta edição da prova estreada em 1979, assinalamos a presença de automóveis verdadeiramente magistrais, que vão desde o Bizarrini 5300 GT e do Ford GT40 (ambos de 1965), ao McLaren 720 S de 2019, passando ainda por exemplares que são em si mesmos um autêntico património histórico rolante, como é o caso do mítico Van Diemen RF81 que é, apenas e só, o automóvel em que Ayrton Senna fez a sua estreia oficial em monolugares na Inglaterra em 1981, e com o qual alcançaria os títulos de campeão da Fórmula Ford 1600, e que terá ao volante Jean Alesi, o antigo piloto da Scuderia Ferrari na F1.
Vindos directamente do mundo da competição, em destaque – e entre muitos outros – estarão o BMW 318i Super Touring pilotado por Steve Soper no BTCC (Campeonato Britânico de Automóveis de Turismo) em 1993, o Lancia Delta HF Integrale oficial inscrito pela equipa Astra Racing na edição de 1992 do Rali Vinho Madeira, com as italianas Claudia Peroni e Liliana Armand ao volante, e ainda o BMW 635 CSI Grupo A (1986), com que o piloto Manuel Fernandes competiu, um exemplar nacional repleto de significado histórico.
Num ano repleto de celebrações, encontramos o Hispano-Suiza H6B de 1924, em representação da marca espanhola que cumpre 120 anos em 2024, e também o Mercedes-Benz 300 SL, que no seu 70º aniversário abre as asas de gaivota junto da presença de exemplares tão exóticos e exclusivos como o Pagani Huayra Codalunga, o Lamborghini Huracán STO, o Jaguar XJ220 e o Ferrari SF90 Stradale, num amplo desfile de preciosidades a motor.
Já no campo das duas rodas, o leque encontra-se repleto de exemplares memoráveis, com especial relevo para a Yamaha TZ350G de 1980 e para a Norton International 30M, uma unidade que foi pilotada pelo saudoso Jaime Campos, e que entre muitas outras farão as delícias dos aficionados ao longo do evento.
A Rampa Histórica Michelin é direccionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição, apresentando ao público um conjunto de automóveis e motos divididos pelas mais diversas categorias, dos pré-guerra aos supercarros, passando pelos ralis e pelas lendas de competição, numa escolha que é o resultado de uma curadoria apurada continuamente pela organização.
Para aceder aos horários, mapas de parques e informações resumidas, faça o download da app Sportity, utilizando o código CMF para acesso ao evento. Fique ainda a conhecer todo o programa aqui, nesta que promete ser já a maior edição de sempre do Caramulo Motorfestival.
O Caramulo Motorfestival é organizado pelo Museu do Caramulo, em parceria com o Automóvel Club de Portugal, e conta com o apoio da Aston Martin, Maserati, Porsche, Castrol, Alfa Romeo, Kia, Michelin, Strong Charon, Fidelidade, Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro, Antena 1, RTP, Speedflag, Jornal dos Clássicos e banco BPI | Fundação la Caixa.
Fique a saber tudo sobre o Caramulo Motorfestival através do site e das redes sociais do evento, no Facebook, no TikTok e no Instagram.
Mais informação em www.motorfestival.pt
Comments