top of page
Foto do escritorRedação Europa

Chega o verão e com ele a nova Volkswagen California

Chega o verão e com ele a nova Volkswagen California

Depois de ter fabricado mais de 280.000 unidades deste modelo campeão de vendas, a Volkswagen Veículos Comerciais apresenta agora uma nova geração da California. Baseia-se na versão longa do moderno Multivan. A marca redesenhou todas as áreas da carrinha de campismo, tornando-a mais espaçosa, mais inteligente, mais sofisticada, mais versátil e mais sustentável.


E, no entanto, continua a seguir as pegadas de design dos seus icónicos antecessores, dando assim continuidade a uma das grandes histórias de sucesso automóvel. Foram mantidos, naturalmente, os principais pormenores da California, como o tejadilho elevatório e um interior cuidadosamente planeado até ao mais ínfimo pormenor. E, claro, a nova California é também ideal para uso no dia a dia e – de um momento para o outro – uma carrinha de campismo apta para as viagens da vida.


Tudo isto é agora conseguido com ainda mais sucesso com os mais recentes sistemas de propulsão, assistência e infotainment e uma nova arquitetura de autocaravana. Pela primeira vez, todos os veículos California serão equipados com duas portas deslizantes de série, abrindo opções de utilização ainda mais versáteis. Outra estreia na nova California é um sistema híbrido plug-in de tração integral, fazendo com que a carrinha de campismo se transforme temporariamente num veículo elétrico, o que, ao mesmo tempo, permite autonomia alargada. As pré-vendas da nova California e do futuro da carrinha de campismo mais bem-sucedida de todos os tempos terão início em junho.


A carrinha de campismo ideal para todas as situações

A Volkswagen Veículos Comerciais irá propor a nova California nas versões Beach, Beach Tour, Beach Camper (com minicozinha na traseira), bem como Coast e Ocean (cada uma com uma kitchenette completa do lado do condutor). Isto significa que, mais uma vez, está disponível uma família completa de autocaravanas para satisfazer as mais variadas necessidades e situações de vida. A nova California é também um dos três pilares da maior gama de autocaravanas de qualquer fabricante alemão de veículos; está posicionada entre a mais pequena Caddy California e a maior Grand California. Dentro desta gama global, a nova California é perfeita relativamente à polivalência e combina as funções de um versátil mini-bus da Volkswagen para uso diário com as de uma carrinha de campismo multifuncional.


Sempre com teto de abrir, sempre com duas portas de correr

Todas as versões da nova California partilham o teto de abrir com uma janela frontal e uma grande abertura frontal, bem como duas janelas laterais adicionais no fole (todas com rede mosquiteira). Outra característica comum são as portas deslizantes dos lados esquerdo e direito – anteriormente esta característica só estava disponível no lado do passageiro da frente nos pacotes de equipamento Coast e Ocean. No dia a dia, a nova California pode assim ser carregada e descarregada de ambos os lados. Nas viagens, os dois lados do veículo podem também ser utilizados, pela primeira vez, como um terraço ao ar livre. Um toldo opcional pode agora ser encomendado para o lado esquerdo ou direito para proteger da chuva ou de demasiado sol.


Chega o verão e com ele a nova Volkswagen California

Outra novidade: bancos individuais em vez de um banco traseiro na parte de trás. Por outras palavras, as bicicletas podem agora viajar também no interior e os bancos podem ser posicionados individualmente de acordo com as preferências pessoais. Por último, mas não menos importante, todos os veículos da nova California, a partir da versão Beach Tour, estão também equipados com uma novíssima unidade de controlo da carrinha de campismo no pilar C, do lado do passageiro. Todas as funções podem ser controladas e verificadas através do visor. Em alternativa, as funções também podem ser operadas através de uma aplicação para automóvel correspondente no sistema de infotainment e da aplicação California num smartphone. Um pequeno pormenor técnico demonstra como a nova California está bem pensada em todas as áreas: todas as luzes LED e de fundo no interior podem ser desligadas ao mesmo tempo com um breve toque duplo num dos numerosos interruptores de luz – uma característica que muitas vezes nem sequer se encontra em hotéis de luxo.


O Multivan é a base de última geração da nova California

Em termos técnicos, todos os veículos da nova California têm por base a inovadora plataforma modular de matriz transversal (MQB) e, por conseguinte, a atual versão de distância entre eixos longa do Multivan. A carrinha de campismo tem 5.173 mm de comprimento (antecessor: 4.904 mm); a largura sem espelhos exteriores é de 1.941 mm (antecessor: 1.904 mm). Com 1.990 mm, incluindo o tejadilho rebaixado, a altura é idêntica à do antecessor, o que significa que é novamente adequado para parques de estacionamento de vários andares. A longa distância entre eixos, de 3.124 mm, garante ainda mais espaço a bordo do que no antecessor. Quando o tejadilho está fechado, a altura interior é de 1.297 mm; quando o tejadilho elevatório está aberto, esta altura aumenta para 2.108 mm. Graças à plataforma MQB, uma vasta gama de sistemas de assistência ao condutor está disponível para a nova California, proporcionando segurança e conforto adicionais, desde a função de travagem do veículo em sentido contrário em cruzamentos até ao Travel Assist, que oferece assistência de condução semi-automatizada, aumentando assim o conforto de condução em longas distâncias.


A primeira California com propulsão híbrida plug-in e 4MOTION

A nova California conta com três sistemas de propulsão distintos, que podem ser combinados com todos os pacotes de equipamento e estão todos acoplados a uma caixa de velocidades automática. A Volkswagen Veículos Comerciais utiliza uma unidade de quatro cilindros com uma potência de 110 kW (150 cv) como eficiente motor turbodiesel de injeção direta (TDI). O motor turbo a gasolina de injeção direta (TSI) da nova California, igualmente de binário elevado, produz 150 kW (204 cv). Tanto o TDI como o TSI acionam o eixo dianteiro. Uma novidade para o California é a nova motorização híbrida plug-in (eHybrid) com uma potência de 180 kW (245 cv).


A nova California é o primeiro modelo MQB do Grupo Volkswagen a combinar uma propulsão híbrida plug-in com o sistema de tração integral 4MOTION. A versão híbrida plug-in permite que a nova California se transforme num veículo elétrico para utilização diária. A eficiência combinada de um motor elétrico e de um motor TSI  (1.5 TSI evo) também permite largas autonomias e uma capacidade máxima de reboque de até 2.000 kg, fazendo da nova California eHybrid 4MOTION o companheiro ideal para todos os viajantes do mundo, campistas de inverno e campistas com barcos ou bicicletas num atrelado.


Pintura em dois tons – uma característica icónica da California

Não existe nenhum outro veículo no mundo em que a pintura em dois tons seja tão icónica como no ‘Pão de Forma’, pelo que é lógico que também esteja disponível para esta atualização da California. Como alternativa aos onze acabamentos de pintura de tom único, as seguintes variantes de dois tons estarão disponíveis para a nova California (em cima e em baixo, respetivamente): Mono Silver/Energetic Orange metalizado, Deep Black Pearl/Fontana Red metalizado e – exclusivamente para a nova California – a nova combinação de cores Candy White sólido/Starlight Blue metalizado. O fole de três camadas do teto de abrir pode ser configurado em três cores: Toffee Brown, Glacier Blue e Basalt Grey. Além disso, estão disponíveis sete jantes de liga leve de 16, 17, 18 e 19 polegadas para a nova California.


A gama da nova California tem versões ideais para todos

As cinco versões da nova California foram concebidas para responder ao maior número possível de cenários de estilo de vida e de viagem. Em comparação com o antecessor, os novos modelos estão equipados com bancos individuais amovíveis na traseira (cada um pesando 24 kg) em vez de um banco traseiro. Sob todos os bancos individuais, bem como nos bancos do condutor e do passageiro dianteiro, encontram-se gavetas práticas. Um grande número de portas USB-C de 45 watts também garante que os dispositivos móveis nunca fiquem sem energia.


Chega o verão e com ele a nova Volkswagen California

Eis as cinco versões em pormenor:


- California Beach. A California Beach, com homologação de veículo de passageiros, é o nível de entrada, tratando-se, essencialmente, de um Multivan com um teto de abrir manual. A California Beach oferece seis lugares (2+2 lugares individuais na segunda e terceira filas) e espaço para duas pessoas dormirem sob o teto de abrir, que pode ser aberto e fechado manualmente com um novo mecanismo fácil de operar. A cama de teto mede 2.054 x 1.137 mm em todos os modelos da nova California e está equipada com um confortável colchão e molas parabólicas de alta qualidade.


- California Beach Tour. O segundo nível de especificação é a California Beach Tour. Tal como as versões Beach Camper, Coast e Ocean, esta versão está equipada de série com bancos do condutor e do passageiro dianteiros rotativos e reguláveis em altura, as duas cadeiras dobráveis ergonómicas na tampa da bagageira, iluminação no tejadilho rebatível (incluindo candeeiro dobrável e portas USB de 45 watts), janelas de correr nas portas deslizantes esquerda e direita e a novíssima unidade de controlo da autocaravana (ecrã) no pilar C do lado do passageiro dianteiro.


A Beach Tour também tem uma bateria de campismo adicional a bordo (LiFePo de 40 Ah). A nova California Beach Tour de cinco lugares está equipada com três bancos individuais na traseira; os encostos dos dois bancos traseiros exteriores podem ser completamente rebatidos – ao contrário da Beach e da Multivan. Desta forma, criam-se as condições necessárias para dar lugar a dois espaços adicionais para dormir na zona de estar. Para este efeito, a California Beach Tour dispõe de um colchão adicional rebatível (1.980 x 1.330 mm) a bordo, que assenta nos bancos individuais rebatidos e que, quando não está a ser utilizado, pode ser totalmente rebatido para uma prateleira na bagageira. O Beach Tour também está homologado como veículo de passageiros. A partir do pacote de equipamento Beach Tour, todos os veículos da nova California estão igualmente equipados com uma mesa rebatível (fixa à bagageira enquanto o veículo se desloca).


- California Beach Camper. O nome diz tudo – a homologação da California Beach Camper para uma carrinha de campismo clássica. Tal como a Beach Tour, é uma carrinha de cinco lugares, mas também está equipada com uma minicozinha extremamente compacta e uma ligação à rede elétrica de 230 volts. A cozinha com fogão a gás, gaveta para talheres e espaço de arrumação adicional está localizada num módulo instalado permanentemente no compartimento de carga. Para ser utilizada, a unidade de cozinha é puxada para trás quando a tampa da bagageira está aberta (o que também proporciona proteção contra a chuva).


- California Coast. A California Coast de quatro lugares está equipada com dois bancos individuais na traseira, uma kitchenette completa do lado do condutor e uma segunda bateria de autocaravana (um total de 2 x 40 Ah LiFePo). O mesmo se aplica à Ocean. A kitchenette foi completamente redesenhada. Uma das diferenças em relação ao modelo antecessor é que a kitchenette com armários, lava-loiça e fogão a gás oferece um espaço semelhante ao do antecessor, mas não se projeta tanto para a frente graças ao maior comprimento exterior da nova California. Este conjunto traz muitas vantagens: continua a haver espaço para entrar e sair da porta deslizante à esquerda, os condutores maiores têm consideravelmente mais espaço para um ajuste ótimo do banco, o banco do condutor ajustável em altura pode agora também rodar completamente em 180 graus; e é criado espaço para o frigorífico, que abre para a frente como uma gaveta, como na Grand California.


Assim, este último pode não só ser utilizado de forma mais eficaz, como também pode ser operado a partir do exterior do veículo para carregar e descarregar o pequeno-almoço ou bebidas frescas. A cama rebatível na zona de estar mede 1.980 x 1.060 mm. Quando rebatida, é extremamente estável, apoiando-se num dos bancos rebatidos à direita e num degrau integrado na kitchenette à esquerda. Escusado será dizer que a California Coast também tem homologação de autocaravana.


- California Ocean. O Ocean já era o modelo de referência da anterior linha de produtos. O mesmo se aplica, sem reservas, à Nova California. Em comparação com a versão Coast, a Ocean de quatro lugares está equipada com numerosos pormenores de série adicionais. Entre eles, o tecido exclusivo dos bancos Mélange Raven, fabricado a partir de material reciclado (as letras California são bordadas nos encostos dos bancos dianteiros), aquecimento dos bancos do condutor e do passageiro dianteiro, aquecedor de ar auxiliar, ar condicionado automático (Climatronic), uma grande caixa de arrumação no tejadilho por cima do compartimento de carga e iluminação de fundo na kitchenette. O depósito de água doce de 28 litros nos modelos Coast e Ocean é agora cinco litros maior. Ambas as versões dispõem ainda de uma prática mesa exterior rebatível (que também pode ser utilizada no interior e como extensão da bancada de trabalho) e de uma tomada adicional de 230 volts com ligação à rede elétrica no exterior para uma placa de fogão elétrica.


A nova arquitetura interior nas versões Beach

Beach, Beach Tour e Beach Camper. A California Beach partilha o conceito de interior com o Multivan, em que os encostos dos bancos individuais na traseira podem ser rebatidos para a frente e não para trás, como é habitual num min bus da Volkswagen. No entanto, a partir da California Beach Tour, os encostos dos bancos exteriores também podem ser rebatidos para trás, de modo a criar uma superfície de cama plana por cima deles. O confortável colchão rebatível é simplesmente colocado sobre os bancos rebatidos. O sistema de escurecimento em todos os modelos a partir da Beach Tour também foi melhorado.


A Volkswagen Veículos Comerciais desenvolveu bolsas de arrumação California amovíveis para os vidros laterais traseiros; estas são simplesmente penduradas na parte superior da janela e cobrem toda a janela. Uma aba com fecho de correr permite abrir compartimentos de arrumação para roupa e todo o tipo de utensílios. Práticos estores de enrolar estão integrados nos caixilhos das portas de correr e na tampa da bagageira. Para os vidros laterais dianteiros, são novamente utilizados estores opacos que são fixados à moldura da porta através de ímanes; nas versões Coast e Ocean, os estores são térmicos de novo design. O para-brisas é agora coberto com um estore opaco que é fixado através de hastes integradas no recorte da janela – nas versões California Coast e California Ocean, este estore é concebido como um novo estore isolante.


Beach Camper com cozinha traseira extensível. A California Beach Camper está equipada com uma minicozinha permanente na parte traseira. Esta tem duas gavetas: o fogão a gás e uma pequena área de arrumação estão integrados na gaveta superior, enquanto a gaveta inferior tem uma caixa para talheres e grandes áreas de arrumação para loiça. À esquerda, ao lado do módulo da cozinha, encontra-se uma caixa tecnológica, equipada, entre outras coisas, com uma tomada de 230 volts (alimentada por um inversor de 300 watts) e o desbloqueio elétrico do engate do reboque.


A nova arquitetura interior nas versões Coast e Ocean

Cost e Ocean com kitchenette instalada ao lado. A kitchenette da California Coast e da California Ocean é extremamente versátil. Na Coast, a cozinha é concebida com os dois acabamentos decorativos Platinum Sandwick (parte superior clara) e Raven Brushed (parte inferior escura); ao contrário da Coast, a parte superior da Ocean é fornecida com o acabamento decorativo claro Frizo Sandwick. Com o seu design icónico e a leveza do alumínio, os armários são semelhantes aos do antecessor, mas oferecem uma disposição ainda mais prática. Visto da tampa da bagageira, existe novamente um armário com áreas de arrumação à esquerda. Os fusíveis da zona de estar também se encontram aqui. No entanto, este armário já não é utilizado para retirar a botija de gás - agora é muito mais fácil aceder-lhe através de uma pequena porta no compartimento de carga.


Para este efeito, o gargalo de enchimento do depósito de água doce está agora localizado por baixo do armário para maior segurança. A ligação para o duche exterior está integrada mesmo ao lado. No que diz respeito à arquitetura da cozinha, o Coast e o Ocean também seguem o conceito engenhosamente prático do seu antecessor. E, apesar disso, tudo é novo e ainda mais perfeitamente pensado. À esquerda, em vez de um roupeiro profundo, existe agora um armário com uma porta de correr, que oferece espaço para os utensílios de cozinha, por exemplo. À direita, começa o tampo de trabalho, que cobre o fogão e o lava-loiça. Por baixo, encontra-se outro armário com zonas de arrumação. O frigorífico, que abria para cima no modelo anterior, é agora substituído por um frigorífico extraível muito mais prático, ao estilo do Grand California. Uma vez que a kitchenette já não se estende até ao banco do condutor, foi criado um espaço adicional. Este pode ser utilizado, por exemplo, para a mesa exterior rebatível variável, que pode não só ser bloqueada para fora como uma prática prateleira na kitchenette, mas também para dentro como uma pequena mesa de jantar ou como uma extensão da bancada da cozinha em direção ao banco do condutor.


Conceito de três zonas

Com a nova California, a Volkswagen Veículos Comerciais apresenta um novo conceito de três zonas para os parques de campismo, graças às duas portas de correr. O interior amplo e os espaços à direita e à esquerda das portas de correr fundem-se para criar um espaço rodeado pela natureza no verão.


Zona um – a zona de estar na nova California. Atrás dos bancos dianteiros reguláveis em altura – que podem rodar 180 graus (a partir do Beach Tour e acima) – todo o interior do veículo é um compartimento de passageiros ideal para a condução quotidiana, oferecendo o nível de flexibilidade familiar. Graças a estes bancos ajustáveis, as pranchas e as bicicletas podem agora ser facilmente transportadas a bordo do veículo. Quando utilizada como carrinha de campismo, a área dos bancos da nova California pode ser rapidamente convertida numa área plana de chill-out ou em lugares frente a frente para refeições ou jogos partilhados. O banco traseiro único do antecessor dá assim lugar a bancos individuais variáveis que pesam apenas 24 kg na nova California. Graças ao teto elevatório, o veículo oferece uma impressionante altura livre máxima de 2.108 mm.


Zonas dois e três – os terraços da nova California. A porta deslizante do lado direito do veículo oferece um ponto de entrada e de saída seguro do lado do passeio, tal como no seu antecessor. Carregar e descarregar o veículo é, portanto, também fácil e seguro. No parque de campismo, esta área realça a sensação de vida ao ar livre, tal como no antigo California 6.1. No entanto, o destaque é que o novo California também tem uma porta deslizante no lado do condutor, que se abre para criar um espaço exterior adicional. Uma vez que a cozinha e o frigorífico – que também podem ser acedidos do exterior – estão localizados deste lado, esta área provavelmente será usada para refeições ou para passar as horas da noite, quase como um terraço. Para maximizar a versatilidade, o toldo pode ser encomendado para o lado direito ou esquerdo do veículo. Se o lado da cozinha for usado para o toldo, por exemplo, pode ser montado um pano de sol à direita para abrir esta área para jogar ou ler à sombra. Não há dúvida de que a opção de utilizar o veículo como um mini-bus para o dia-a-dia ou como uma versátil autocaravana para lazer foi agora ainda mais melhorada graças às duas portas deslizantes.


Controlo através da unidade central da autocaravana, smartphone ou sistema de infotainment

Controlo digital das funções da autocaravana. Todas as funcionalidades relevantes para o campismo são operadas através do ecrã tátil de 5 polegadas na nova unidade de controlo da autocaravana, localizada no pilar C do lado do passageiro da frente. Inclui informações sobre os níveis de água limpa e residual, as funções de iluminação interior, incluindo iluminação de fundo, estado da alimentação elétrica, frigorífico e aquecedor auxiliar. Além disso, a nova California pode ser alternada para o modo de Campismo no ecrã para desativar automaticamente as funções Coming Home e Leaving Home quando o veículo é aberto e fechado no parque de campismo, por exemplo. Ao mesmo tempo, a maioria dessas funções também pode ser controlada com um smartphone usando a aplicação California e por meio da aplicação no sistema de infotainment do veículo. O sistema de infotainment também pode ser usado para aceder a um mostrador de inclinação que permite nivelar a autocaravana.


Pré-vendas

As pré-vendas da nova California terão início em junho de 2024 e as primeiras entregas ocorrerão no segundo semestre do ano.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page