A Citroën aproveita o Salão Automóvel de Paris para fazer a estreia mundial dos seus novos C4 e C4 X, renovando por completo a sua gama de berlinas do segmento C.
Lançado no final de 2020, o C4 ocupava, no primeiro semestre de 2024, o 2.º lugar no mercado europeu das berlinas compactas do segmento C, todas as energias combinadas, ocupando ainda o 3º lugar no mercado dos motores térmicos, e sendo precursor do mercado dos automóveis elétricos do segmento C, e continua hoje integrado no top-5. Por seu turno, lançado em 2023, o C4 X teve um arranque muito forte no Médio Oriente e, em particular, na Turquia. O seu desenvolvimento irá acelerar a implantação do modelo e, mais do que nunca, representará uma oportunidade na Europa.
Atualmente, os modelos C4 e C4 X estão a passar por mudanças significativas. A dianteira foi alterada em ambos os modelos, incorporando o novo logótipo e a nova identidade da Marca. No caso do C4, a secção traseira também evoluiu, enquanto o C4 X mantém o seu já muito atrativo estilo fastback.
Esta mudança de design é acompanhada por um maior conforto a bordo, com a adoção de novos bancos Citroën Advanced Comfort redesenhados e de um novo painel de instrumentos digital de 7“, em complemento ao ecrã tátil de 10”. Estas caraterísticas são complementadas pela suspensão Citroën Advanced Comfort, pelo espaço generoso em todos os bancos e por cerca de 20 tecnologias de assistência à condução.
Na Europa, esta mudança é acompanhada por uma gama de motores que promove a eletrificação, permitindo aos consumidores reduzir as emissões de CO2 e otimizar os seus orçamentos. Para além das versões elétricas de 100 e 115 kW, já com provas dadas, os clientes poderão optar entre as novas versões Híbrido 100 e Híbrido 136. Consoante os mercados, o 1.2l PureTech 130 EAT8 também estará disponível posteriormente para dar uma resposta mais ampla a todas as necessidades.
Duas novas cores na gama
Esta evolução do C4 e do C4 X é acompanhada por uma mudança de visual. Duas novas cores foram acrescentadas à gama. O Verde Manhattan e o Cinzento Mercury e que estarão disponíveis ao lado do recém-lançado Azul Eclipse, do Vermelho Elixir, do Branco Okenite e do Preto Perla Nera (nacarado).
Além disso, continua disponível a opção em dois tons com tejadilho preto, que confere um toque de distinção e exclusividade. Este acabamento realça as linhas dinâmicas destes modelos e oferece um aspeto mais prestigiante.
“Os novos Citroën C4 e C4 X representam uma evolução significativa da nossa linguagem de estilo. Não só exibem uma elegância refinada, como também exprimem um carácter mais robusto, uma presença musculada que testemunha a nossa determinação em continuar a sobressair da multidão. Os faróis dianteiros, com o seu design vincado e tecnologia LED, não são apenas uma garantia de visibilidade, mas uma afirmação de dinamismo e qualidade. Na traseira, a simplicidade é acompanhada pela solidez visual, com todos os elementos a contribuírem para uma impressão de robustez. As luzes traseiras, com o seu design escultural, não são meros ornamentos; refletem a força intrínseca do novo C4, uma força que repercute o espírito pioneiro do ‘concept’ OLI.” – Pierre Leclerc, Diretor de Design da Citroën.
Não falta o Citroën Advanced Comfort,que combina os bancos de interior, com as suspensões que utilizam Batentes Hidráulicos Progressivos, e que absorvem melhor as imperfeições da estrada, proporcionando uma sensação de, como diz a marca “tapete voador”. Desenvolvido pela marca em relação aos sistemas de suspensão tradicionais, proporciona uma experiência de condução mais calma e suave.
Sistema de infoentretenimento de última geração e novo painel de instrumentos digital de 7''
O painel de instrumentos não foi deixado para trás, com a introdução de um novo painel de alta-definição de 7” posicionado atrás do volante. Está ligado à navegação 3D conectada, em opção no nível PLUS e de série no MAX. Esta novidade melhora a perceção de qualidade a bordo do C4 e C4 X, com uma interface gráfica moderna que complementa o ecrã tátil de 10”. Este painel de instrumentos digital foi concebido para uma clareza ideal e uma visualização intuitiva das informações. É completado por um head-up display a cores que mostra as informações essenciais, reduzindo o cansaço visual e aumentando a segurança. O volante apresenta o novo logótipo da marca.
O C4 e o C4 X oferecem um sistema de infoentretenimento de última geração com navegação 3D, fluido, rápido e ergonómico. Esta interface utiliza um ecrã HD de 10” e pode ser totalmente personalizada pelo cliente graças ao seu sistema de widgets. Estes permitem a rápida consulta de aplicações e de conteúdos no ecrã tátil do veículo. A interface dispõe ainda de reconhecimento de voz natural, um assistente digital que pode ser ativado pelos ocupantes do veículo com o comando vocal “Hello Citroën”. O assistente entende o que é dito, respondendo às perguntas e executando os seus comandos de voz.
Por fim, não há mais cabos espalhados pelo habitáculo graças à reprodução sem fios do smartphone no tablet HD de 10”. Este sistema pode ser aprimorado com atualizações ‘over the air’.
O C4 e o C4 X oferecem também ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, diretamente integrado no sistema de infoentretenimento graças ao sistema de reconhecimento de voz e de áudio SoundHound, e disponível através do Pack Connect Plus.
Tecnologia a serviço da segurança
Os novos C4 e C4X incluem até 20 sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), que utilizam tecnologias automatizadas, como sensores e câmaras, para aumentar a segurança rodoviária:
• Travão de Segurança Ativo (Active Safety Brake): este sistema intervém quando é detetado um risco de colisão, travando automaticamente o veículo para evitar um acidente. Funciona de dia e de noite e reconhece vários obstáculos, incluindo peões e ciclistas;
• Alerta de risco de colisão: a partir de 30 km/h, esta função alerta o condutor para o perigo potencial de colisão com o veículo da frente, permitindo reagir com rapidez;
• Cruise Control Adaptativo com Stop & Go: este dispositivo ajusta a velocidade de acordo com o veículo da frente, mantendo uma distância de segurança e até mesmo parando e reiniciando o veículo sem a intervenção do condutor.
• Assistência ao Condutor em Autoestrada (Highway Driver Assist): combinando o cruise control adaptativo e o aviso de saída da faixa de rodagem, este sistema de condução semi-autónoma de Nível 2 permite a delegação parcial da condução, mantendo a vigilância e o controlo do condutor.
Os novos C4 e C4 X também integram as funções de monitorização do ângulo morto, alerta de transposição involuntária de faixa de rodagem, alerta de deteção de fadiga, alerta de atenção do condutor, comutação automática das luzes de estrada, reconhecimento alargado de sinais de velocidade e recomendações de velocidade, etc.
Ver melhor é também uma fonte de conforto, e os modelos apresentam-se com:
• Head-up Display a cores: projeção dos principais dados de condução a cores diretamente no campo de visão do condutor para uma atenção ininterrupta na estrada.
• Câmara de visão traseira com Top Rear Vision: ativada quando se faz marcha-atrás para apresentar uma vista traseira de 180 graus no ecrã tátil, com indicadores coloridos para avisar dos obstáculos próximos.
• Visão 360: visão panorâmica de 360 graus em redor do veículo, atualizada em tempo real, para ajudar o condutor durante as manobras a baixa velocidade.
Espaço a bordo no C4
• Uma distância entre eixos de 2.670 mm, proporcionando 198 mm de espaço atrás para os joelhos, classificado como o melhor da classe;
• Largura exterior de 1.800 mm, acomodando confortavelmente três passageiros na retaguarda, com largura de ombros de 1.380 mm e largura de cotovelos de 1.440 mm;
• Porta-bagagens com 380 litros de capacidade e soleira de carga rebaixada e plana (715 mm) e laterais retas para uma utilização melhor;
• Piso da bagageira em duas posições para um volume máximo de 1.250 litros com o banco traseiro rebatido;
• Ganchos laterais para pendurar sacos e escotilha de esqui para transportar objetos mais compridos.
O espaço do C4 X
• Espaço para os joelhos na segunda fila de 198 mm, oferecendo um conforto superior na sua classe;
• Inclinação do encosto a 27 graus, para uma postura descontraída;
• Largura exterior de 1.800 mm, permitindo sentar três pessoas lado a lado;
• Largura dos ombros na traseira de 1.366 mm e largura dos cotovelos de 1.440 mm, para um amplo espaço pessoal;
Volume da bagageira de 510 litros, respondendo às necessidades dos clientes profissionais e dos serviços de aluguer;
Largura máxima no interior da bagageira de 1.010 mm entre as cavas das rodas, para facilitar o carregamento.
Motorização
As alterações de estilo dos novos C4 e do C4 X permitirão lançar plenamente as versões Híbrido 136 e Híbrido 100 destes modelos, que acabam de ser introduzidas em 2024. Estas versões oferecem aos clientes uma solução acessível, simples e versátil;
A gama será completada pelas versões elétricas de 115 kW e 100 kW, que oferecem até 415 e 355 km de autonomia, respetivamente, no C4, e 425 km e 360 km no C4 X, e que, ao optarem por uma bateria menor combinada com um carregamento rápido, reduzem os custos, os pesos e os consumos, facilitando a realização de longas distâncias.
Em complemento e dependendo dos mercados, estará disponível uma versão térmica com motor turbo 130 EAT8 de 1,2 litros com 130 cv
Tecnologia híbrida de 48v: simplicidade, versatilidade e baixos consumos
A Citroën apresenta dois níveis de potência distintos: o Híbrido 136 nos novos C4 e C4 X e o Híbrido 100 no novo C4. Esta tecnologia permite gerar poupanças graças a reduções significativas dos consumos de combustível e das emissões de CO2 de cerca de 20%. É particularmente vantajosa para os condutores em meios urbanos, onde se estima que até 50% da condução possa ser feita em modo elétrico, reduzindo a pegada de carbono e os custos de operação.
Sem necessidade de recarregar, esta tecnologia é particularmente fácil e cómoda de utilizar. O conforto de condução é reforçado pela gestão suave e automática dos motores elétricos e de combustão interna, que se adaptam às condições de condução sem intervenção do condutor. Esta facilidade de utilização, associada à capacidade de carregamento da bateria durante a desaceleração, torna estes veículos particularmente adaptados ao quotidiano citadino.
Na versão Híbrido 136, o motor de três cilindros, de 1.199 cc, debita 136 cv (100 kW) às 5.500 rpm e 230 Nm de binário às 1.750 rpm. O seu design inclui um turbocompressor de geometria variável e uma corrente de distribuição, melhorando o seu desempenho e fiabilidade. Em conformidade com a norma Euro 6.4 e funcionando no ciclo Miller, beneficia de uma eficiência térmica otimizada, reduzindo as emissões de CO2. Simultaneamente, o motor elétrico síncrono de ímanes permanentes debita 21 kW (28 cv) e 55 Nm de binário, gerindo as necessidades energéticas registadas a baixo binário e a baixa velocidade. Também ajuda a arrancar o motor de combustão e recarrega a bateria durante a travagem, minimizando o desgaste dos travões. O sistema é complementado por um motor de 48V para um arranque rápido do motor de combustão interna, uma caixa de velocidades de dupla embraiagem eletrificada ë-DCS6 de seis velocidades e uma bateria de iões de lítio de 48V e 432 Wh colocada sob o banco dianteiro esquerdo, preservando o espaço interior e o volume da bagageira.
A versão Híbrido 100 foi concebida com a mesma base técnica, mas exibindo uma potência de 100 cv (74 kW) às 5.500 rpm e um binário de 205 Nm às 1.750 rpm. Este motor a gasolina sobrealimentado de 1,2 litros de nova geração foi desenvolvido para a hibridação e incorpora 40% de novos componentes.
Uma oferta 100% elétrica
Os novos ë-C4 e ë-C4 X são uma extensão do espaço pessoal, um casulo que transforma cada viagem num momento de relaxamento e de prazer. A promessa ë-Comfort é poder conduzir em modo elétrico, com zero emissões de CO2 durante a condução do veículo, zero ruídos e zero odores, fluidez com zero vibrações, zero solavancos, zero mudanças de velocidade, facilidade com um binário imediatamente disponível para estimular as sensações de condução e serviços programáveis à distância para uma tranquilidade quotidiana,
A distinção entre as duas ofertas elétricas dos novos modelos reside, principalmente, na sua autonomia e na sua adaptabilidade a diferentes tipos de deslocações:
• A versão com uma autonomia de até 415 km no C4 e 425 km no C4 X está particularmente adaptada às deslocações extraurbanas, oferecendo uma maior flexibilidade para viagens mais longas sem necessidade de recargas frequentes. Esta versão está equipada com uma bateria de 54 kWh e um motor de 115 kW, o que lhe confere uma maior capacidade para responder às necessidades dos utilizadores que percorrem regularmente distâncias mais longas;
• A segunda versão, com uma autonomia de até 355 km no C4 e 360 km no C4 X*, uma bateria de 50 kWh e 100 kW de potência, é uma solução económica para as deslocações quotidianas em meio urbano e suburbano, sendo ainda adequada para viagens longas graças ao seu sistema de carregamento rápido.
* dados provisórios WLTP, atualmente em homologação
O carregamento rápido em viagens longas é um requisito essencial, e os novos ë-C4 e ë-C4 X respondem a esta necessidade com a opção de utilizar carregadores rápidos DC de 100 kW. O veículo recupera cerca de 10 km de autonomia por minuto e pode recuperar 80% da sua carga em menos de 30 minutos.
Citroën e-ROUTES: Planear viagens sem constrangimentos
A aplicação Citroën e-ROUTES oferece uma gestão dinâmica e sem stress dos percursos e transforma a forma como os condutores interagem com os seus veículos elétricos. Trata-se de um verdadeiro assistente pessoal, conectado ao veículo e que se adapta em tempo real para otimizar a viagem. Conectado em tempo real aos dados do veículo, às condições de tráfego e ao estado das estações de carregamento, o Citroën e-ROUTES promete um controlo ótimo de cada viagem.
Adapta-se às condições dinâmicas e sugere rotas alternativas, se necessário, assegurando que os condutores chegam ao seu destino com a máxima eficiência. A aplicação não só garante tempos de viagem otimizados, como também fornece informações fiáveis e atualizadas sobre a rede de carregamento, permitindo aos condutores planear as suas paragens de carregamento com confiança.
Em 2025, as funções do planeador de viagens e-ROUTES serão oferecidas diretamente no sistema de infoentretenimento a bordo do automóvel.
V2L: otimizar a utilização da energia
A tecnologia V2L (Vehicle-to-Load) permite que um veículo elétrico forneça eletricidade a dispositivos externos, transformando o automóvel numa fonte de energia móvel e flexível. A Citroën vai integrar esta função nos novos ë-C4 e ë-C4 X. Para a utilizar, basta ligar o dispositivo pretendido à tomada dedicada do veículo, que estará disponível como acessório a partir do primeiro semestre de 2025.
A V2L é particularmente útil em situações em que o acesso a uma fonte de energia é limitado, como em viagens ou atividades ao ar livre. É possível ligar o computador portátil, carregar a bicicleta elétrica ou mesmo alimentar um pequeno frigorífico diretamente do automóvel durante um piquenique, ou um corte de energia em casa. A capacidade da bateria do veículo determinará a quantidade de energia disponível para os dispositivos externos, e os utilizadores devem estar conscientes da gestão da energia para garantir que retêm carga suficiente para as suas necessidades de condução.
Comments