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Clássicos: Speed Six Continuation Series completa com sucesso o exigente programa de testes

Clássicos: Speed Six Continuation Series completa com sucesso o exigente programa de testes

O Festival de Velocidade de Goodwood deste ano testemunhou a estreia dinâmica do Speed Six Continuation Series da Mulliner. Enfrentando várias condições meteorológicas, o carro “Factory Works” Bedford Grey de 205 cv – a segundo de duas unidades de desenvolvimento – completou oito subidas da famosa colina de Goodwood sem qualquer hesitação ou problema. Este feito marcou a última atividade para afinação e desenvolvimento da mais recente obra-prima da Mulliner.


O Carro Zero, o principal protótipo de desenvolvimento de engenharia do Speed Six Continuation Series, passou por uma série extenuante de testes em laboratório e em pista, ambos com resultados excelentes. O trabalho agora começa nos doze carros destinados a clientes, sendo que cada um será equipado e finalizado de acordo com as especificações do proprietário, a partir de uma seleção de acabamentos e materiais existentes na época.


Traçados alpinos e estradas não pavimentadas

Após uma verificação inicial de 1.000 quilómetros nas proximidades da sede da Mulliner, em Crewe, o Carro Zero enfrentou o próximo desafio: 8.000 km de testes intensivos no Millbrook Proving Ground. A agenda de testes incluiu um sinuoso percurso alpino e múltiplas situações de circulação em velocidade máxima, bem como passagem por superfícies não pavimentadas, semelhantes às que eram familiares aos condutores da Bentley nos anos 1920. No final do programa de testes, o Carro Zero tinha percorrido intensos 11.700 km de teste, o suficiente para dez viagens de ida e volta de Crewe a Le Mans, e o equivalente a 30.000 km em condução normal.


Clássicos: Speed Six Continuation Series completa com sucesso o exigente programa de testes

Seis corridas numa só sessão

Com a quilometragem concluída, o Carro Zero foi então entregue a uma equipa de pilotos profissionais. Percorrendo o Circuito de Goodwood a velocidades de corrida, o Carro Zero cobriu 500 km e 130 voltas numa única sessão – o equivalente a seis corridas Vintage consecutivas no Goodwood Revival. Durante toda a sessão de testes, o Carro Zero teve uma performance impecável, igualando consistentemente os tempos de volta recentes dos Bentley originais pré-guerra em Goodwood. Tal como o Carro Zero, todos os Speed Six dos clientes serão inspecionados pela Motorsport UK de acordo com os regulamentos do Apêndice K da FIA, confirmando que foram produzidos de forma autêntica e são elegíveis para participar nas competições relevantes.


Motor em teste contínuo de 20 horas - duas vezes

O motor de seis cilindros em linha de 6.597 cc do Speed Six foi projetado por W.O. Bentley e impulsionou o Bentley de competição mais bem-sucedido da era Cricklewood (1921-31). Na época, desenvolvia cerca de 200 cavalos de potência, e a equipa da Mulliner fez questão de seguir exatamente as especificações e desenhos originais, criando o primeiro motor Speed Six novo em quase 100 anos a partir de mais de 600 novos componentes, incluindo o bloco do motor. A equipa Mulliner Classic teve acesso aos dinamómetros de última geração de Crewe e, trabalhando com a equipa de engenharia responsável pelo novo propulsor híbrido de ultra performance de 782 cv do Continental GT, elaborou um programa de testes de laboratório contínuo de 20 horas, cobrindo uma variedade de velocidades e cargas do motor. Mesmo após dois ciclos de teste e 40 horas de funcionamento, o novo motor Speed Six atingiu os objetivos de potência e de binário definidos com total fiabilidade.

 

Clássicos: Speed Six Continuation Series completa com sucesso o exigente programa de testes

A produção continua

O trabalho nas primeiras unidades do Speed Six Continuation Series para clientes está agora em andamento na Mulliner Classic, com a primeira entrega prevista para o outono. Embora fiel ao design original, o Speed Six Continuation Series desfruta de algumas vantagens, como explica Ben Linde, Líder de Projetos Especiais da Mulliner:

“As ferramentas de hoje são mais precisas do que as que a fábrica de Cricklewood poderia ter alcançado, e também temos o benefício dos lubrificantes modernos. Durante os testes, o consumo de óleo foi insignificante, mesmo em velocidades de corrida. Todos os carros Speed Six Continuation Series funcionarão bem com combustível sem chumbo comum, e novos pneus com piso da época estão prontamente disponíveis.”

Ecos do passado

A 22 de junho de 1930, o Presidente da Bentley, Woolf Barnato, cruzou a linha de chegada em Le Mans ao volante de um Team Bentley Speed Six. Juntamente com o co-piloto Glen Kidston, Barnato alcançou um então recorde de 2.930 km a 122.111 km/h. Segundo Ben Linde, cada um dos 12 Speed Six Continuation Series atualmente nas oficinas da Mulliner Classic será mais do que capaz de rivalizar esse feito. “O Speed Six foi o auge da engenharia de competição da Bentley nos anos 1920. Podia-se conduzi-lo até Le Mans, correr por 24 horas e depois voltar para casa com o troféu de vencedor no banco traseiro. O Speed Six Continuation Series captura esse espírito de uma forma fiel às ferramentas, técnicas e desenhos de engenharia da época.”

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