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Foto do escritorKeller Carvalho

Comboio Histórico do Vouga veste-se de Natal com viagens aos sábados repletas de nostalgia

Comboio Histórico do Vouga veste-se de Natal com viagens aos sábados repletas de nostalgia

Previstas sete viagens entre 23 de novembro de 2024 e 4 janeiro de 2025


 

Milhares de luzes cintilantes adornam, este ano, o Comboio Histórico do Vouga, cuja edição de Natal promete proporcionar uma viagem ainda mais inesquecível a miúdos e graúdos, naquela que é a única linha de via estreita em funcionamento em Portugal.


A bordo de um comboio repleto de história, os passageiros vão poder visitar o Museu Ferroviário – Núcleo de Macinhata do Vouga e a cidade de Águeda, com as suas famosas decorações e animação de rua, incluindo o Maior e o Menor Pai Natal do Mundo.


A experiência vai juntar o simbolismo do Natal a uma viagem de nostalgia, a bordo de carruagens únicas. Este é o primeiro ano em que o comboio circula decorado com iluminação exterior alusiva à quadra festiva.


No dia em que se acenderam as luzes de Natal na cidade de Águeda, foi realizada uma viagem de apresentação, onde o Pai Natal e as renas marcaram presença, sendo que os olhos das crianças que embarcaram neste verdadeiro comboio natalício brilharam de alegria.


Comboio Histórico do Vouga veste-se de Natal com viagens aos sábados repletas de nostalgia
Comboio Histórico do Vouga veste-se de Natal com viagens aos sábados repletas de nostalgia
“Acredito que temos todos os ingredientes para uma experiência de turismo única, fantástica e inesquecível”,

afirmou o Presidente da CP – Comboios de Portugal. Pedro Moreira explicou que a reformulação dos programas turísticos da empresa tem permitido aliar o turismo ferroviário aos eventos e iniciativas das comunidades locais, num trabalho de proximidade e parceria.

“É uma forma de a CP valorizar não só o turismo ferroviário, mas também a região, dando um contributo para a coesão territorial. Neste caso cria-se uma experiência única, com um comboio decorado de espírito natalício e com animação a bordo, que se une ao Natal de Águeda, um dos mais carismáticos de Portugal”, destacou.

Comboio Histórico do Vouga veste-se de Natal com viagens aos sábados repletas de nostalgia

O Comboio Histórico do Vouga, composto por uma locomotiva e carruagens históricas e vestido de luzes e enfeites de Natal, parte de Aveiro e realiza uma paragem em Macinhata do Vouga, para visita ao Museu Ferroviário local, com direito a uma feirinha de Natal e animação da época. Segue depois para Águeda, onde os passageiros terão cerca de três horas para visitar as múltiplas iniciativas de Natal espalhadas pela cidade, desde o Maior ao Menor Pai Natal do Mundo até às instalações e iluminações que evocam a magia do Natal.

Estão previstas sete circulações, aos sábados, entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, sendo que a primeira viagem foi realizada a 23 de novembro.


O Comboio Histórico do Vouga é realizado pela CP em colaboração estreita com a Câmara Municipal de Águeda e com a Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga.

Comboio Histórico do Vouga veste-se de Natal com viagens aos sábados repletas de nostalgia

Comboio Histórico do Vouga – Edição de Natal de 2024 em resumo

Lotação: 206 lugares;

Datas: 23 de novembro de 2023 a 4 de janeiro de 2024 (sábados);

Horários: Ida – Partida de Aveiro às 13h35 (com paragem comercial em Águeda pelas 14h30 para embarque de clientes que pretendam fazer a viagem apenas a partir desta estação); paragem em Macinhata do Vouga para visita ao Museu Ferroviário local; Chegada a Águeda pelas 16h22; Volta - Partida de Águeda pelas 19h20 com chegada prevista a Aveiro às 20h06.


Preços: 39 euros por adulto e 24 euros por criança; há preços especiais para grupos.


Onde adquirir: Nas bilheteiras ou online em www.cp.pt;


Composição: O Comboio Histórico do Vouga será tracionado pela locomotiva diesel CP 9004, uma peça histórica construída no final da década de 50 do século passado, que marcou o fim da era dos comboios de via estreita na Linha de Guimarães. O comboio é composto por cinco carruagens que são verdadeiras joias da história dos caminhos de ferro: três carruagens de varandim (uma de origem belga de 1908, uma fabricada na Alemanha em 1925 e uma outra construída pelos então Caminhos de Ferro do Estado, nas oficinas do Porto, em 1913); uma carruagem portuguesa, construída no Barreiro em 1908 e que circulou na Linha do Corgo, entre Régua e Chaves; e uma carruagem mista de fabrico italiano.

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