
Arranque de época perfeito para a TGR Caetano Portugal, com o triunfo da dupla Kris Meeke / Stuart Loudon em GR Yaris Rally2 no Rallye Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto. A prova de arranque Campeonato de Portugal de Ralis 2025 terminou com outro GR Yaris Rally2 no Top5 (da Teodósio Motorsport).
Primeiro rali do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) com as cores da TGR Caetano Portugal, primeiro triunfo para a dupla Kris Meeke e Stuart Loudon que levaram o GR Yaris Rally2 ao primeiro lugar do pódio no Rallye Serras de Fafe Felgueiras Boticas e Cabeceiras de Basto.
Uma prestação sem mácula do piloto britânico que foi constantemente o mais rápido, vencendo 6 das 11 classificativas, num rali muito duro, em que a meteorologia complicou sobremaneira a tarefa das equipas, da organização e de todos os envolvidos. Com os troços a sofrerem com a chuva que se abateu sobre o norte do país, a aderência em certas zonas era praticamente inexistente. Apesar das dificuldades, Meeke venceu sem margem para dúvida.
Resumo da Prova
No primeiro dia de prova Kris Meeke iniciou ao ataque e venceu as duas primeiras especiais. Nos troços Boticas / Vale do Tâmega e Boticas / Senhor do Monte, Kris Meeke conseguiu cavar um fosso considerável para a grande maioria da concorrência, com somente dois adversários capazes de igualar a performance do piloto britânico. No terceiro e último troço do dia, antes da City Stage, (Montim 1), Kris Meeke foi terceiro, mas conseguiu terminar o dia na liderança da prova, com 4,8 segundos de vantagem para o adversário mais próximo. O terceiro classificado estava já a mais de 21 segundos e o resto dos concorrentes estavam já a um minuto do carro #1, mostrando bem o andamento imposto por Meeke.

O segundo dia começou com uma luta intensa com alguém que nada tinha a ver com o campeonato, mas que estava a preparar o Rali de Portugal, o rapidíssimo Martins Sesks, que apenas durou duas classificativas. A desistência do piloto da Ford abriu as portas a uma vitória tranquila já que Sordo nunca mostrou estar no mesmo andamento do britânico da Toyota. Após ter ficado a poucos segundos do primeiro lugar nas primárias passagens em Luílhas e Cabeceiras de Basto, Meeke venceu em Luílhas 2. Apenas um susto no final da manhã, com a quebra de um batente de compressão, permitiu que a concorrência se aproximasse do GR Yaris Rally2.
No entanto, qualquer ilusão de uma luta mais renhida seria deitada por terra nas duas passagens por Seixoso e na primeira passagem em Lameirinha, com Meeke a ganhar tempos nos três primeiros troços da tarde. Na entrada para a Power Stage, Meeke tinha 50 segundos de avanço para o concorrente mais próximo.
A vitória acabou por ser confirmada no último troço, com um segundo lugar na Power Stage (onde jogou pelo seguro), e um triunfo com mais de 30 segundos de vantagem para o segundo classificado. Se o potencial do GR Yaris Rally2 era já bem conhecido, ficou confirmado com esta vitória incontestável da dupla da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal.
No final da prova, Kris Meeke estava satisfeito com o resultado e com a performance do seu novo carro:
“Tive a primeira oportunidade de conduzir o carro na segunda-feira, com condições muito diferentes e piso seco. Sinceramente, fiquei imediatamente impressionado. Apenas um dia não é suficiente para conhecer um carro por completo, mas sim, tivemos de ir assim para o rali."

"A primeira tarde não foi má. Fiquei realmente surpreendido com o meu tempo na primeira etapa, mas isso mostrou que me senti imediatamente à vontade. Depois as condições tornaram-se muito complicadas no sábado. Mas o Yaris, honestamente, tenho de dizer que é um dos melhores chassis que alguma vez conduzi."
"Senti-me imediatamente em casa e, nestas condições, funcionou excecionalmente bem. Foi muito complicado ser o primeiro na estrada e, nas segundas passagens, os sulcos que se formaram encheram-se de água muito rapidamente, o que provocava aquaplaning. Das condições mais complicadas que já enfrentei em toda a minha carreira”
Meeke elogiou o trabalho de desenvolvimento da Toyota no GR Yaris. Além da qualidade do chassis, os detalhes fizeram a diferença, especialmente num rali com condições tão adversas:
“Devo dizer que a quantidade de pormenores que a Toyota Gazoo Racing trabalhou para desenvolver este carro é impressionante. Mesmo as pequenas coisas, como os limpa-para-brisas, o ventilador do para-brisas, permitiram-me honestamente estar o mais confortável possível naquelas condições. Fiquei muito feliz por ter conseguido a vitória para a equipa no primeiro evento.”

TGR Customer Racing: - Ricardo Teodósio e José Teixeira no top 5
Foi uma estreia muito positiva da dupla Ricardo Teodósio e José Teixeira, aos comandos do GR Yaris Rally2. Num rali que serviu de adaptação, Ricardo Teodósio cedo entendeu que tinha nas mãos uma máquina muito capaz. Apenas a falta de conhecimento e experiência ao volante do Yaris impediu um resultado mais expressivo. Ainda assim, Teodósio ficou em quarto da geral, garantindo um top5 à Toyota Gazoo Customer Racing. Destaque para as PEC6 e 7, onde Teodósio foi o segundo mais rápido, mostrando já o que poderá conseguir com esta nova máquina. Teodósio elogiou a capacidade de tração do GR Yaris Rally2 afirmando aos meios de comunicação que
“o carro permite muito, mas estamos numa fase de aprendizagem e estamos cada vez mais confiantes no carro.”
A próxima jornada do Campeonato de Portugal de Ralis decorre nos dias 27 e 28 de março, no Rallye Casinos do Algarve.
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