top of page
Foto do escritorRedação Europa

Dacia Sandrider faz sua estreia desportiva no Rali de Marrocos

Dacia Sandrider faz sua estreia desportiva no Rali de Marrocos

Os Dacia Sandrider vão passar para o modo de competição, pela primeira vez, no final desta semana, quando as duplas Nasser Al-Attiyah/Édouard Boulanger, Cristina Gutiérrez/Pablo Moreno e Sébastien Loeb/Fabian Lurquin disputarem o Rali de Marrocos (6 a 11 de outubro), a prova que fecha a temporada de 2024 do Campeonato do Mundo de Rally-Raid FIA, o treino perfeito para o Dakar que se disputa em janeiro.


Tendo testado extensivamente o Sandrider, da categoria Ultimate, no Reino Unido, em França e em Marrocos durante o verão, os Dacia Sandriders vão tentar pôr em prática toda essa aprendizagem, num evento descrito como um Dakar em miniatura, o derradeiro teste para pilotos e máquinas.


Dacia Sandrider faz sua estreia desportiva no Rali de Marrocos

Embora o Rali de Marrocos, que cobre uma distância total de 2468 quilómetros, represente uma estreia competitiva para os Dacia Sandriders, o pessoal da equipa e os pilotos têm a experiência das últimas épocas na prova africana de rally-raid. Este facto dá à equipa uma importante base a partir da qual pode progredir. De facto, Al-Attiyah, cinco vezes vencedor do Dakar, foi vitorioso no Rali de Marrocos, ainda em 2021.


Em menos de três meses estaremos na Arábia Saudita, para o Dakar, o que será um desafio humano extraordinário”, disse Tiphanie Isnard, Chefe de Equipa da Dacia Sandriders. "Mas não se pode correr sem antes testar  e é por isso que vamos participar na última ronda do Campeonato do Mundo de Rally-Raid FIA 2024, para obter dados importantes e confirmar tudo o que temos vindo a aprender e a desenvolver durante os testes.


Com cinco sessões de testes concluídas, esta será a nossa primeira corrida e estamos prontos para este ensaio real antes de embarcarmos na nossa missão de conquistar o Dakar.

Chegar a este ponto exigiu um esforço enorme e um trabalho árduo. A dedicação de todos os membros da nossa equipa foi incrível e estou muito orgulhoso de cada um deles pelo que fizeram.


A prova que inaugurou o Campeonato do Mundo de Rally-Raid da FIA, em 2022, o Rali de Marrocos é a etapa que encerra a temporada de 2024. Iniciado com um prólogo, em Marraquexe, a oeste de Marrocos, a 6 de outubro, e terminando em Mengoub Bouârfa, no nordeste do país, a 11 de outubro, o evento é composto por dunas de areia, troços com pedras, secções de gravilha e um calor abrasador. Dos 2468 quilómetros de distância total, 1512 quilómetros são em especiais de classificação.


Dacia Sandrider faz sua estreia desportiva no Rali de Marrocos
Dacia Sandrider faz sua estreia desportiva no Rali de Marrocos

NASSER AL-ATTIYAH (CATAR)

“O Rali de Marrocos não é apenas muito importante para o campeonato, é também muito importante para as equipas, porque todos vêm preparar-se para o Dakar. Neste momento, estamos a liderar o campeonato e, da minha parte, temos de ser inteligentes, temos de gerir com um bom ritmo e não fazer nenhuma loucura, porque o Sandrider é um carro novo e temos de tentar trabalhar dia após dia. Espero ganhar o título mundial e ser campeão do mundo, seria bom para mim e também para o meu copiloto Edouard.”

CRISTINA GUTIÉRREZ (ESPANHA)

“Será a nossa primeira corrida com o Sandrider após uma longa série de testes e estou muito entusiasmada. Será também a minha primeira corrida numa nova categoria, uma vez que passo dos Challenger para a classe Ultimate. Há muitas coisas novas a chegar, pois é um carro novo, uma nova categoria e uma nova equipa, mas já me sinto muito confortável com o carro e espero que possamos confirmar todo o trabalho feito durante os testes neste Rali de Marrocos. Sinto alguma pressão, mas é uma pressão positiva, daquelas que nos fazem dar o melhor de nós próprios. Claro que será uma prova de preparação para o Dakar, mas espero que possamos alcançar um bom resultado e divertirmo-nos.”

SÉBASTIEN LOEB (FRANÇA)

“Depois de todo o trabalho árduo nos testes, podemos finalmente comparar-nos com a concorrência e ver em que ponto estamos em termos de desempenho, mas também porque estamos a começar uma nova aventura com esta equipa de topo. Será um teste à escala real, um ensaio ao vivo, por isso o objetivo é, acima de tudo, verificar se tudo está no lugar e a funcionar corretamente. Se não estiver, esta é a oportunidade para identificar os problemas e resolvê-los antes do Dakar. Mas se conseguirmos um bom resultado, isso será melhor ainda.
Dacia Sandrider faz sua estreia desportiva no Rali de Marrocos

Muito mais que preparar o Dakar

Ainda que os preparativos para o Dakar sejam o foco da Dacia no Ralde Marrocos, Nasser Al-Attiyah começa o evento na luta pelo sexto título, no que é agora o Campeonato Mundial de Rally-Raid da FIA, após a mudança de designação da disciplina em 2022. Após quatro rondas a competir com outras equipas, Al-Attiyah e o copiloto Edouard Boulanger lideram os respetivos campeonatos, com 25 e 20 pontos.


O ALINHAMENTO DA EQUIPA DACIA NO RALI DE MARROCOS

#200: Nasser Al-Attiyah (QAT)/Edouard Boulanger (FRA)

#212: Cristina Gutiérrez (ESP)/Pablo Moreno (ESP)

#219: Sébastien Loeb (FRA)/Fabian Lurquin (BEL)

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page