Os Dacia Sandrider vão passar para o modo de competição, pela primeira vez, no final desta semana, quando as duplas Nasser Al-Attiyah/Édouard Boulanger, Cristina Gutiérrez/Pablo Moreno e Sébastien Loeb/Fabian Lurquin disputarem o Rali de Marrocos (6 a 11 de outubro), a prova que fecha a temporada de 2024 do Campeonato do Mundo de Rally-Raid FIA, o treino perfeito para o Dakar que se disputa em janeiro.
Tendo testado extensivamente o Sandrider, da categoria Ultimate, no Reino Unido, em França e em Marrocos durante o verão, os Dacia Sandriders vão tentar pôr em prática toda essa aprendizagem, num evento descrito como um Dakar em miniatura, o derradeiro teste para pilotos e máquinas.
Embora o Rali de Marrocos, que cobre uma distância total de 2468 quilómetros, represente uma estreia competitiva para os Dacia Sandriders, o pessoal da equipa e os pilotos têm a experiência das últimas épocas na prova africana de rally-raid. Este facto dá à equipa uma importante base a partir da qual pode progredir. De facto, Al-Attiyah, cinco vezes vencedor do Dakar, foi vitorioso no Rali de Marrocos, ainda em 2021.
Em menos de três meses estaremos na Arábia Saudita, para o Dakar, o que será um desafio humano extraordinário”, disse Tiphanie Isnard, Chefe de Equipa da Dacia Sandriders. "Mas não se pode correr sem antes testar e é por isso que vamos participar na última ronda do Campeonato do Mundo de Rally-Raid FIA 2024, para obter dados importantes e confirmar tudo o que temos vindo a aprender e a desenvolver durante os testes.
Com cinco sessões de testes concluídas, esta será a nossa primeira corrida e estamos prontos para este ensaio real antes de embarcarmos na nossa missão de conquistar o Dakar.
Chegar a este ponto exigiu um esforço enorme e um trabalho árduo. A dedicação de todos os membros da nossa equipa foi incrível e estou muito orgulhoso de cada um deles pelo que fizeram.
A prova que inaugurou o Campeonato do Mundo de Rally-Raid da FIA, em 2022, o Rali de Marrocos é a etapa que encerra a temporada de 2024. Iniciado com um prólogo, em Marraquexe, a oeste de Marrocos, a 6 de outubro, e terminando em Mengoub Bouârfa, no nordeste do país, a 11 de outubro, o evento é composto por dunas de areia, troços com pedras, secções de gravilha e um calor abrasador. Dos 2468 quilómetros de distância total, 1512 quilómetros são em especiais de classificação.
NASSER AL-ATTIYAH (CATAR)
“O Rali de Marrocos não é apenas muito importante para o campeonato, é também muito importante para as equipas, porque todos vêm preparar-se para o Dakar. Neste momento, estamos a liderar o campeonato e, da minha parte, temos de ser inteligentes, temos de gerir com um bom ritmo e não fazer nenhuma loucura, porque o Sandrider é um carro novo e temos de tentar trabalhar dia após dia. Espero ganhar o título mundial e ser campeão do mundo, seria bom para mim e também para o meu copiloto Edouard.”
CRISTINA GUTIÉRREZ (ESPANHA)
“Será a nossa primeira corrida com o Sandrider após uma longa série de testes e estou muito entusiasmada. Será também a minha primeira corrida numa nova categoria, uma vez que passo dos Challenger para a classe Ultimate. Há muitas coisas novas a chegar, pois é um carro novo, uma nova categoria e uma nova equipa, mas já me sinto muito confortável com o carro e espero que possamos confirmar todo o trabalho feito durante os testes neste Rali de Marrocos. Sinto alguma pressão, mas é uma pressão positiva, daquelas que nos fazem dar o melhor de nós próprios. Claro que será uma prova de preparação para o Dakar, mas espero que possamos alcançar um bom resultado e divertirmo-nos.”
SÉBASTIEN LOEB (FRANÇA)
“Depois de todo o trabalho árduo nos testes, podemos finalmente comparar-nos com a concorrência e ver em que ponto estamos em termos de desempenho, mas também porque estamos a começar uma nova aventura com esta equipa de topo. Será um teste à escala real, um ensaio ao vivo, por isso o objetivo é, acima de tudo, verificar se tudo está no lugar e a funcionar corretamente. Se não estiver, esta é a oportunidade para identificar os problemas e resolvê-los antes do Dakar. Mas se conseguirmos um bom resultado, isso será melhor ainda.
Muito mais que preparar o Dakar
Ainda que os preparativos para o Dakar sejam o foco da Dacia no Ralde Marrocos, Nasser Al-Attiyah começa o evento na luta pelo sexto título, no que é agora o Campeonato Mundial de Rally-Raid da FIA, após a mudança de designação da disciplina em 2022. Após quatro rondas a competir com outras equipas, Al-Attiyah e o copiloto Edouard Boulanger lideram os respetivos campeonatos, com 25 e 20 pontos.
O ALINHAMENTO DA EQUIPA DACIA NO RALI DE MARROCOS
#200: Nasser Al-Attiyah (QAT)/Edouard Boulanger (FRA)
#212: Cristina Gutiérrez (ESP)/Pablo Moreno (ESP)
#219: Sébastien Loeb (FRA)/Fabian Lurquin (BEL)
Comentarios