A Toyota Gazoo Racing (TGR) está preparada para enfrentar o próximo Rali Dakar com uma forte equipa de seis DKR Hilux Evo, combinando a experiência e o talento da TG Racing e da TG Racing África do Sul (TGRSA).
A Toyota Gazoo Racing (TGR)
Com uma mistura de veteranos experientes e estrelas em ascensão, a entrada da TGR em 2025 é reforçada por uma parceria mais estreita com a Repsol, que traz para a equipa a estratégia em relação às energias renováveis.
Com base no seu sucesso no Campeonato Mundial de Rally-Raid de 2024 (W2RC), onde Lucas Moraes e Seth Quintero contribuíram para a vitória da Toyota no Campeonato de Construtores, a equipa vai para o Dakar com a determinação de levar o momento do W2RC para o novo ano. Sendo a ronda de abertura da temporada 2025 do W2RC, o Rali Dakar é fundamental para definir o tom do campeonato, tornando um forte resultado vital para as aspirações da equipa ao título.
A equipa TGR para o Dakar 2025 tem uma abordagem dupla, composta por dois componentes distintos. Em representação da Toyota Motor Europe, apresenta as estrelas em ascensão Lucas Moraes, o brasileiro que dispensa apresentações e que irá alinhar com o co-piloto Armand Monleon, e Seth Quintero com o co-piloto Dennis Zenz. Esta dupla de jovens incorpora a filosofia da TGR de escolher jovens talentos, proporcionando-lhes uma experiência inigualável e oportunidades para se desenvolverem no mundo do rally-raid.
O Rali Dakar 2025 marca também uma parceria reforçada com a Repsol, que continua a ser um patrocinador chave da TGR. Esta parceria reflete a dedicação da TGR à inovação sustentável; a Repsol demonstra a sua experiência em combustíveis renováveis, desempenhando um papel fundamental na estratégia Toyota do caminho com multi-tecnologias. Apoiando um futuro de neutralidade carbónica no desporto motorizado. A marca Repsol será orgulhosamente exibida nos carros da TGR e no vestuário da equipa, simbolizando uma visão partilhada para o desporto motorizado sustentável que impulsiona a procura de soluções de energia renovável.
Toyota Gazoo Racing África do Sul (TGRSA)
Juntamente com a TGR, a TOYOTA GAZOO Racing África do Sul (TGRSA) terá uma equipa de quatro DKR Hilux Evo, incluindo Giniel de Villiers em parceria com Dirk von Zitzewitz, Henk Lategan com o co-piloto Brett Cummings, Guy Botterill com o co-piloto Dennis Murphy e Saood Variawa com o co-piloto François Cazalet. Juntos, este alinhamento abrangente de seis DKR Hilux Evo forma uma das equipas mais versáteis e equilibradas na lista de inscritos do Dakar, combinando uma nova mentalidade e energia com décadas de experiência numa única equipa oficial Toyota.
O Rali Dakar 2025 promete uma rota que abrange as variadas paisagens da Arábia Saudita, levando as equipas através de dunas do deserto, trilhos rochosos e secções de alta velocidade em vastas planícies abertas. O rali irá mais uma vez testar os limites da resistência, da navegação e do desempenho dos veículos ao longo de 14 etapas extenuantes, com desafios concebidos para levar até as equipas mais experientes aos seus limites.
Citações
Lucas Moraes: “Estou incrivelmente entusiasmado por participar no Rali Dakar mais uma vez, especialmente como parte de uma equipa tão forte. A GR DKR Hilux Evo é uma máquina incrível e, com as últimas melhorias, sinto-me confiante de que temos tudo o que precisamos para competir ao mais alto nível. É uma honra representar a Toyota e trabalhar com parceiros como a Repsol, à medida que avançamos para um futuro mais sustentável no desporto automóvel.”
Seth Quintero: “Fazer parte da Toyota Gazoo Racing para o Dakar 2025 é um sonho tornado realidade. Todos os anos, aprendo e cresço mais como piloto, e o Dakar é o teste final. Com a Repsol a bordo como patrocinador, é emocionante saber que estamos a contribuir para algo maior do que apenas as corridas - somos pioneiros em tecnologias renováveis e provamos o que é possível com energia sustentável no automobilismo.”
Andrea Carlucci, Chefe de Equipa: “O Rali Dakar 2025 representa o compromisso da Toyota Gazoo Racing com a excelência e a inovação. Com a Repsol a juntar-se a nós como um parceiro chave, estamos a dar passos significativos em direção a um futuro sustentável. A nossa equipa deste ano é uma mistura de juventude e experiência, que acreditamos ser essencial para enfrentar os desafios do Dakar. A GR DKR Hilux Evo foi meticulosamente refinada e estou confiante de que estamos a apresentar um dos alinhamentos mais fortes do evento deste ano.”
203 - Lucas Moraes / Armand Monleon
204 - Seth Quintero / Dennis Zenz
ESPECIFICAÇÕES: GR DKR HILUX EVO (2025)
Motor - Motor de Produção V35A
De origem Toyota - Land Cruiser 300
Tipo de motor – Bi-Turbo, Gasolina
Regulação de Controlo – Boost do turbo-compressor limitado pela Curva de Potência de Referência FIA
Potência - 264 kW a 5.300 rpm
Binário - 620 Nm
Gestão do motor - Motec
Transmissão - Sadev de 6 velocidades, Mudanças sequenciais
Diferenciais - Todos de deslizamento limitado (dianteiro, central, traseiro)
Embraiagem - Placa dupla em cerâmica, 215 mm
Construção - Estrutura tubular
Distância Entre-eixos - 3.140 mm
Via - 2.025 mm
Comprimento total - 4,810 mm
Largura total - 2.300 mm
Altura Total - 1,890 mm
Peso Total - 2.010 kg, Mínimo Regulamentado pela FIA (peso seco)
Carroçaria - Toyota Hilux Pick-Up Cabine Dupla, Material compósito
Suspensão dianteira - Double Wishbone, 350 mm de curso
Suspensão Traseira - Double Wishbone, 350 mm de curso
Jantes - Evo Course, 17 polegadas
Pneus - BF Goodrich, 37 polegadas
Depósito de combustível - FT3 Safety Cell, 540 litros
Comments