A Drukair - A Royal Bhutan Airlines, a companhia aérea nacional do Reino do Butão, uma subsidiária integral da holding estatal Druk Holding and Investments Limited (DHI) assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Airbus para três aviões A320neo e duas unidades do A321XLR para expandir a sua rede internacional.
A entrega das novas aeronaves está prevista começar em 2030. A companhia aérea planeia voar estas aeronaves a partir do Aeroporto Internacional de Paro e do novo aeroporto em Gelephu Mindfulness City (GMC), planeado para se tornar o centro económico futurista do Butão. A partir daqui, a Drukair irá expandir a sua conectividade para a Europa, Sudeste Asiático e Austrália.
A Drukair já opera quatro aviões da família Airbus A320, três A319 e um A320.
Com base na visão de Sua Majestade Jigme Khesar Namgyel Wangchuck, a GMC, localizada nas planícies do sul do Butão, está a emergir como um novo motor económico para o Reino. Como transportadora nacional, a Drukair desempenha um papel fundamental na viabilização da prosperidade da GMC e do Butão, atendendo de forma eficiente e fiável às crescentes necessidades de transporte e logística.
Tandi Wangchuk, CEO da Drukair, afirmou:
“Estamos entusiasmados por embarcar neste novo capítulo da história da Drukair, que se encaixa perfeitamente com o desenvolvimento da Gelephu Mindfulness City e com o trabalho para expandir o aeroporto de Gelephu. O nosso investimento nestas aeronaves de última geração sublinha a nossa dedicação em apoiar a visão do Butão de um desenvolvimento holístico e consciente.”
O vice-presidente executivo de vendas do negócio de aviões comerciais da Airbus, Benoît de Saint-Exupéry, afirmou:
“Estamos gratos à Drukair por reafirmar a sua confiança na Airbus para impulsionar a sua próxima fase de crescimento. A Airbus é um parceiro de longa data do Butão e estamos extremamente orgulhosos por as nossas aeronaves de última geração fazerem parte do próximo capítulo de desenvolvimento do Reino, ligando a cidade de Gelephu Mindfulness ao resto do mundo.”
A Drukair está sediada em Paro, no Butão, e opera voos regulares para 10 destinos internacionais, incluindo cinco países na região do Sul da Ásia. A Drukair opera também para três destinos domésticos.
Até à data, mais de 6.400 unidades do A321neos foram encomendados por mais de 90 clientes em todo o mundo e o A321XLR é o próximo passo evolutivo do A320neo que responde às necessidades do mercado de ainda mais alcance e carga útil, criando mais valor para as companhias aéreas. Proporcionará um alcance Xtra Longo de até 4.700 nm – 15% mais alcance do que o A321LR e com um consumo de combustível 30% inferior por assento em comparação com as aeronaves concorrentes da geração anterior. Até ao momento, a Airbus garantiu mais de 500 encomendas da aeronave.
Tal como acontece com todas as aeronaves Airbus, a família A320 já é capaz de operar com até 50% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF). O fabricante pretende ter as suas aeronaves com até 100% de capacidade SAF até 2030.
Comments