O concept de demonstração Renault Emblème reflecte a visão da Renault de um automóvel que responde ao desafio da mobilidade com baixas emissões de carbono.
Respondendo a um grande desafio de engenharia e de inovação, este concept mostra como a produção de automóveis pode permitir a uma empresa, como o Grupo Renault, atingir o objetivo de carbono zero até 2040 na Europa e até 2050 em todo o mundo.
O Renault Emblème foi desenvolvido para maximizar a descarbonização ao longo do seu ciclo de vida. Trata-se de um automóvel familiar concebido para reduzir, em 90%, as emissões de CO2 ao longo da vida, da produção até a sua reciclagem, tudo isso em relação a um automóvel equivalente atual.
Este concept de linhas elegantes e fluidas simboliza um design destinado a otimizar a aerodinâmica e a maximizar a eficácia.
O Renault Emblème é movido por um grupo propulsor totalmente elétrico, concebido para reduzir as emissões de carbono sem comprometer a versatilidade, sendo alimentado por duas energias: uma bateria de 40 kWh para o dia a dia e uma pilha de hidrogénio para as deslocações mais longas.
O Emblème tem 4,80 metros de comprimento, e vai estar no stand da Renault, no Salão Automóvel de Paris de 2024. Num futuro próximo, a Ampere apresentará este concept na íntegra, mostrando os avanços tecnológicos que tornam possível este nível de descarbonização.
O principal desafio deste projeto de referência reside no facto de a descarbonização ter sido maximizada ao longo de todo o ciclo de vida do automóvel, do berço ao fim de vida. Na sequência do conceito Scenic Vision H2-Tech de 2022, o Renault Emblème vai mais longe, reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa (CO2 eq.) em 90%, em relação a um automóvel equivalente construído atualmente; para produzir apenas 5 toneladas de CO2 eq. do berço ao fim de vida.
Para tal, o projeto explorou uma multiplicidade de combinações inteligentes, credíveis e viáveis: materiais reciclados com uma pegada de carbono reduzida, materiais naturais, processos de produção inteiramente baseados em energias renováveis, implementação geral de peças reutilizadas e circularidade, etc... O mesmo se aplica às escolhas técnicas, incluindo o grupo propulsor.
Eficiência no centro da nova linguagem de design da Renault
O Renault Emblème simboliza uma nova abordagem holística do design automóvel. O seu design exterior combina desportivismo, elegância e emoção, através de curvas sensuais e linhas gráficas de carácter técnico, criando um objeto ultra-desejável. O design é também o resultado de uma otimização meticulosa da aerodinâmica, concebida para ser eficaz através de uma abordagem mais sustentável, sem comprometer a estética. No Renault Emblème, por exemplo, o espelho retrovisor exterior é substituído por duas câmaras integradas nas cavas das rodas, os limpa para-brisas são ocultos sob o capot e os puxadores das portas são elétricos e embutidos na carroçaria. Duas aletas no capot e duas saídas de ar no para-choques canalizam o fluxo de ar para o para-brisas e para trás das rodas, respetivamente. As jantes são de disco completo, de modo a conduzir o fluxo de ar ao longo da carroçaria. O design de fundo plano inspirado na F1 é reforçado por um difusor ativo, que se inclina para baixo e para trás, para equilibrar o fluxo de ar e minimizar a resistência aerodinâmica.
O design foi aperfeiçoado graças à tecnologia dos gémeos digitais e aos equipamentos de simulação digital, de última geração, fornecidos pela BWT Alpine F1 Team, no âmbito de uma colaboração frutuosa entre a Renault e a Ampere. A conjugação dos seus conhecimentos permitiu otimizar a aerodinâmica passiva e ativa para uma penetração eficaz do ar. O Renault Emblème tem um Cx muito bom de 0,25.
O automóvel é uma combinação elegante de uma Station Wagon, com uma ampla distância entre eixos de 2,90 metros, e um coupé com uma altura moderada de 1,52 metros e uma linha de tejadilho fluida.
O peso de um automóvel, que está parcialmente ligado ao seu tamanho, tem impacto nas suas emissões de CO2 eq. a vários níveis: quando os materiais são extraídos, durante a produção e o transporte, durante a utilização (impacto no consumo de energia) e quando o automóvel é reciclado. No âmbito da sua conceção ecológica, os designers e engenheiros procuraram eliminar todos os quilogramas supérfluos, com o objetivo de atingir um peso de 1750 kg, incluindo as baterias. O Renault Emblème pesa, assim, menos que a maioria dos SUV híbridos ou automóveis elétricos de dimensões semelhantes.
O Renault Emblème dispõe de um grupo propulsor elétrico de dupla energia, alimentado por uma bateria recarregável "clássica", suficiente para a utilização quotidiana, e por uma pilha de combustível a hidrogénio, para as deslocações mais longas. Baseada na plataforma AmpR Medium, a arquitetura de tração traseira acolhe os diferentes componentes do grupo propulsor (motor elétrico, bateria, pilha de combustível e depósito de hidrogénio), mantendo um centro de gravidade baixo e uma repartição de peso ideal para favorecer o desempenho e o rendimento.
Um método de trabalho inovador
Tendo em conta os ambiciosos objectivos de descarbonização, o automóvel de demonstração Emblème exigiu novos métodos de trabalho. Mais de 20 parceiros, todos especialistas nas suas áreas, trabalharam no projeto com a Renault e a Ampere. Cada um contribuiu com a sua própria tecnologia ou experiência para reduzir as emissões de CO2 eq. em 90% durante todo o ciclo de vida do automóvel.
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