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Fastback 100% elétrico de 210 cv: chega o Peugeot E-408

Fastback 100% elétrico de 210 cv: chega o Peugeot E-408

A Peugeot acaba de completar a sua gama de veículos elétricos com a versão 100% elétrica do 408, dois anos após o lançamento da versão híbrida plug-in em 2022.


O novo modelo combina a atração da silhueta fastback com a eficácia das zero emissões, a emoção de um potente motor de 157 kW/210 cv e autonomia até 453 km.


Com a apresentação internacional para a imprensa a marca abre hoje as encomendas para o novo E-408 com as as primeiras unidades a chegarem a Portugal em janeiro do próximo ano.

Dois grupos motopropulsores eletrificados – PLUG-IN HYBRID 180 e-EAT8 e PLUG-IN HYBRID 225 e-EAT8 – marcaram um primeiro passo na eletrificação do modelo 408, juntando-se à gama, no início deste ano, o bloco HYBRID 136 e-DCS6 com tecnologia 48V.

O novo E-408 completa esta estratégia elétrica, através de um grupo motopropulsor de zero emissões, com 157 kW/210 cv, associado a uma bateria NMC de 58,2 kWh (úteis).


Com o lançamento do E-408, ficam abertas as encomendas do modelo que será construído na fábrica de Mulhouse e beneficia do programa Allure Care, contando com uma garantia até 8 anos / 160.000 km.


Por fora, o design da marca é evidente

Com um comprimento total de 4,69 m e uma largura de 1,85 m (com os retrovisores rebatidos), o E-408 assenta na plataforma multienergética E-EMP2 (Efficient Modular Platform), que se distingue pela sua distância entre eixos de 2,79 m. Esta dimensão generosa permite que a bateria seja instalada na parte inferior da carroçaria, sob o piso entre as rodas, preservando-se, assim, o espaço do habitáculo, ao mesmo tempo que se baixa o centro de gravidade, para um melhor comportamento dinâmico.


Fastback 100% elétrico de 210 cv: chega o Peugeot E-408

Uma postura felina

Com as suas vias largas - 1,59 m à frente e 1,60 m atrás - o E-408 está firmemente ancorado à estrada. Apesar de elevado, este modelo oferece um perfil elegante e desportivo graças a uma altura limitada de 1,49 m, que melhora a aerodinâmica.


As proteções laterais da carroçaria e dos arcos das rodas prolongam-se até um para-choques traseiro robusto, em preto, que, cortando a cor da carroçaria na diagonal, acentua o dinamismo da traseira. As grandes jantes Graphite de 19 polegadas com design inovador recebem pneus 225-50 R19 de muito baixa resistência ao rolamento (classe A+).


Uma identidade moderna

A identidade da marca é mais visível do que nunca através do sofisticado trabalho de iluminação. Na frente, a tecnologia LED permite obter faróis muito finos - e muito eficazes - que formam o visual do E-408: um visual decididamente Peugeot. A assinatura luminosa prolonga-se para baixo, com duas faixas de LED em forma de presas que mergulham no para-choques. Na traseira, a identidade da Peugeot assume a forma das icónicas três garras LED, inclinadas para um maior dinamismo.


Cinco cores estão disponíveis para o novo Peugeot E-408: Branco Okénite, Azul Obsession, Cinzento Selenium, Vermelho Elixir e Preto Perla Nera.


Uma experiência de condução

O já tradicional i-Cockpit da Peugeot mantém suas agradáveis características, com o volante compacto aumentando o prazer de condução, permitindo uma agilidade e precisão de movimentos únicos. Posicionado ao nível dos olhos, logo acima do volante, o painel de instrumentos inclui um painel digital 3D de 10 polegadas totalmente personalizável e configurável.


Fastback 100% elétrico de 210 cv: chega o Peugeot E-408

Desempenho contribui para o prazer de condução

Com um raio de viragem de 11,18 m, o novo E-408 está equipado com um motor elétrico síncrono de ímanes permanentes que desenvolve 157 kW (210 cv) e um binário generoso de 345 Nm. Este motor é produzido em França, em Trémery, pela joint venture Stellantis-NIDEC. O redutor a que está associado é fabricado pelo grupo em Valenciennes (França).

O ecrã central de alta-definição de 10 polegadas permite-lhe controlar o sistema i-Connect Advanced, equipamento de série no E-408, e oferece uma navegação conectada TomTom eficiente e eficaz. Para uma ótima legibilidade, a visualização do mapa cobre todo o ecrã tátil de 10 polegadas. As atualizações do sistema são efetuadas "over the air", ou seja, diretamente através da transmissão de dados via rede de telecomunicações.


Navegação eficiente com um planeador de viagens e soluções otimizadas

O sistema de navegação inclui uma função de "planeador de viagem" que planeia de forma otimizada as rotas para maximizar a autonomia do automóvel e facilitar o recarregamento. Para calcular o trajeto ideal, o sistema tem em conta várias informações, incluindo a distância a percorrer, o nível de carga da bateria no início, o nível de carga da bateria desejado no destino, a velocidade, o consumo de energia, o tráfego, o tipo de estrada, a elevação e, claro, as estações de carregamento disponíveis perto do destino.


A aplicação e-Routes by Free2move Charge está igualmente acessível no automóvel, através da ligação de um smartphone ao sistema  i-Connect. Esta aplicação otimiza todas as deslocações, calculando a melhor rota em função das necessidades de autonomia do automóvel, da localização dos postos de carregamento, das condições de trânsito, da distância a percorrer, etc.


A função de espelho, que liga o smartphone ao sistema de infotainment do automóvel, faz-se sem fios (Apple CarPlay/Android Auto), sendo possível ligar dois telemóveis em simultâneo via Bluetooth. Quatro portas USB-C completam a configuração de ligações do E-408.


Os i-toggles totalmente configuráveis, dispostos sob o ecrã central como um livro aberto, proporcionam um nível estético e tecnológico único no segmento. Cada um dos 5 i-toggles personalizáveis oferece um atalho sensível ao toque para as definições de climatização, contactos telefónicos, estações de rádio, lançamento de uma aplicação, etc., configurados à escolha do utilizador. Este pode ser personalizado para cada condutor, até a um máximo de 8 perfis personalizáveis.


Aliado do quotidiano para mais segurança e facilidade, o comando de reconhecimento de voz em linguagem natural "OK Peugeot" permite aceder a todas as funções de infotainment e ao ChatGPT. Como acontece em todos os modelos da marca de última geração, o novo E-408 integra a inteligência artificial generativa ChatGPT, que responde, por comando de voz, a todos os pedidos, como informações turísticas ou a criação de um quiz para manter as crianças ocupadas durante uma viagem, etc.


Fastback 100% elétrico de 210 cv: chega o Peugeot E-408

Um ambiente acolhedor no interior do habitáculo

No interior do novo E-408, a iluminação ambiente LED (há 8 cores à escolha do utilizador) por detrás do ecrã central, difunde uma luz suave e contribui para o ambiente sofisticado do habitáculo. A mesma luz estende-se aos painéis das portas, almofadados e revestidos com tecido, Alcantara (RHD) ou peças de alumínio estampado verdadeiro (LHD), consoante o nível de acabamento.


O conforto térmico e acústico do novo PEUGEOT E-408 é otimizado pelas tecnologias implementadas na conceção e fabrico dos seus vidros:


•             À frente e atrás, os vidros têm uma espessura (3,85 mm) acima da média.

•             À frente, os vidros laterais são laminados (3,96 mm no GT) para um melhor isolamento acústico e maior segurança.


Também o ar condicionado contribui para o conforto térmico dos ocupantes. As saídas de ar que trazem ar fresco para o habitáculo estão posicionadas ao alto, na frente, enquanto os passageiros traseiros beneficiam de duas saídas de ar colocadas na parte de trás da consola central.


Para garantir uma atmosfera interior saudável, o E-408 GT pode ser equipado com o sistema opcional AQS (Air Quality System), que monitoriza continuamente a qualidade do ar que entra no habitáculo, podendo ativar automaticamente a recirculação do ar. Esta serenidade é complementada ao nível do GT pelo Clean Cabin, um sistema de tratamento do ar com filtragem de gases poluentes e partículas, apresentando-se a qualidade do ar no ecrã tátil central.


Já no que se refere ao sistema Hi-Fi Premium FOCAL do novo E-408, é resultado de mais de três anos de design colaborativo com a empresa especialista em sistemas de áudio topo de gama. Complementado pelo processamento digital de som ARKAMYS, o sistema Hi-Fi Premium FOCAL é composto por 10 altifalantes com tecnologias patenteadas exclusivas:


•             4 tweeters TNF com cúpulas de alumínio invertidas,

•             4 altifalantes de woofers/midrange com membranas de Polyglass e suspensão TMD (Tuned Mass Damper) de 165 mm,

•             1 Canal central em poliviscose,

•             1 subwoofer oval de bobina tripla Power Flower™.

•             Emparelhamento com um novo amplificador de 12 canais de 690 W (tecnologia de classe D melhorada).


Particularmente envolventes, os bancos dianteiros obtiveram a certificação AGR (Aktion für Gesunder Rücken) atribuída por uma associação alemã independente, composta por especialistas em ergonomia e saúde das costas. Este rótulo premeia tanto a ergonomia como a gama de regulações dos bancos dianteiros. Estes podem também ter regulações elétricas de dez vias, com duas memórias possíveis para o condutor, de seis vias para o passageiro, bem como massagem pneumática através de oito bolsas, com oito programas diferentes e bancos aquecidos.


O design dos bancos foi pensado para realçar a qualidade dos materiais utilizados: tecido mosqueado, malhas técnicas, Alcantara, couro em relevo e couro nappa (para mercados selecionados). Nas versões GT, são adornados com um fio de assinatura em cor Adamite, que também reveste o painel de bordo, os painéis das portas e as almofadas da consola.


Entre os bancos dianteiros, o arco da consola central estende-se até um espaço dedicado ao carregamento de telemóveis sem fios. Assim, o resto da consola é inteiramente dedicado à arrumação e à praticidade, com um apoio de braço, duas portas USB C (carga/dados), dois porta-copos de grande diâmetro e até 33 litros de arrumação diversa.


O espaço traseiro é amplo, graças à longa distância entre eixos, de 2,79 m, o que faz com que os passageiros traseiros tenham 183 mm de espaço para as pernas. O espaço dedicado aos pés dos passageiros traseiros por baixo dos bancos da primeira fila, foi concebida para maximizar a liberdade de movimentos; o design dos bancos e o ângulo de inclinação do assento permitem que os passageiros possam tirar o máximo partido do seu espaço, para um conforto ampliado durante as viagens.


A conectividade não é deixada para trás com a presença, a partir do nível Allure, de duas portas de carregamento USB C na parte de trás da consola central.



O novo modelo conta, de série, com um banco corrido de duas secções (60/40) com abertura para esquis. Na versão GT, o banco beneficia de um sistema de rebatimento imediato das suas duas partes através de dois comandos facilmente acessíveis a partir dos lados da bagageira.


O volume da bagageira do novo E-408 entrega 471 dm³ de capacidade de carga. Com os bancos traseiros rebatidos, o espaço disponível aumenta ainda mais para 1.545 dm3. Com o banco traseiro rebatido é possível carregar um objeto até 1,89 m de comprimento.


Para ser ainda mais prática no dia a dia, a zona da bagageira está equipada com uma tomada de 12V situada no revestimento direito da bagageira, iluminação LED, rede e elástico de arrumação e ganchos para sacos.


Concebido para uma transição energética suave

A aerodinâmica do novo E-408 (SCx: 0,66) foi objeto de uma atenção especial. Para-choques, entradas de ar dianteiras, grelha de proteção da parte inferior da carroçaria e proteções traseiras inferiores para as rodas dianteiras. O novo E-408 recebe também uma parte inferior da carroçaria específica, formando um piso plano aerodinâmico. O resultado é um baixo consumo de eletricidade de 15,2 kWh / 100 km e uma autonomia combinada de até 453 km, segundo o ciclo WLTP.


O E-408 está equipado com uma bateria de alta tensão de 58,2 kWh úteis. Com tecnologia NMC 811 (80% Níquel, 10% Manganésio, 10% Cobalto) beneficia de uma maior densidade energética com 18 módulos integrados. O novo E-408 oferece uma autonomia de 453 km no ciclo combinado WLTP, satisfazendo as necessidades da maioria dos clientes do segmento C, cuja quilometragem diária típica é inferior a 45 km (Dados da Indústria, Ano 2023 – 1ºS 2024).


A travagem regenerativa permite uma experiência de condução mais suave. Utilizando as patilhas atrás do volante compacto, o condutor pode facilmente ativar a travagem regenerativa em 3 níveis, a patilha esquerda aumenta a regeneração e a direita diminui. Conta com três níveis de regeneração: Baixo (-0,6 m/s²), para sensações próximas de um veículo térmico; Moderado (-1,3 m/s²), para uma maior desaceleração ao soltar o pedal do acelerador; e Aumentado (-2,0 m/s²), para uma desaceleração máxima ao soltar o pedal do acelerador, alcançando-se, assim, uma regeneração máxima. Os dois últimos níveis acendem automaticamente as luzes de travagem traseiras.


Fastback 100% elétrico de 210 cv: chega o Peugeot E-408

O condutor pode, também, escolher entre três Modos de Condução, consoante as suas prioridades. O modo Normal é o predefinido, com uma potência de 140 kW (190 cv) e um binário de 300 Nm, oferecendo um equilíbrio ideal entre dinamismo e autonomia.


O modo Sport (157 kW/210 cv e 345 Nm) está disponível para obter o máximo desempenho e ativa-se automática e temporariamente nas fases de arranque. O modo ECO (125 kW/170 cv, 270 Nm) privilegia a autonomia, preservando o prazer de condução.


O novo E-408 está equipado de série com uma bomba de calor, bem como com volante e bancos aquecidos, otimizando o conforto térmico dos passageiros e preservando a energia da bateria. Para o carregamento em corrente alternada, o novo E-408 está equipado de série com um carregador trifásico de 11 kW. Para o carregamento em corrente contínua através de supercarregadores, o E-408 aceita potências até 120 kW, permitindo carregar de 20% a 80% da bateria em pouco mais de 30 minutos (em condições nominais de temperatura da bateria) e recuperar 100 km de autonomia em pouco mais de 10 minutos. Para otimizar o carregamento, o condutor pode programar os limites inferior e superior a partir do ecrã central do E-408. Por exemplo, de 20% de carga mínima a 80% de carga máxima. A bordo do novo E-408, um vasto conjunto de ajudas à condução de última geração, alimentadas por informações recolhidas por cinco câmaras e três radares, asseguram e facilitam a condução, as manobras e as deslocações.


•             Controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go e regulação ajustável da distância entre veículos.

•             Travagem automática de emergência com alerta de risco de colisão: deteta peões e ciclistas, de dia e de noite, entre 7 km/h e 140 km/h, consoante a versão.

•             Aviso ativo de saída da faixa de rodagem com correção da trajetória.

•             Alerta de atenção do condutor, detetando problemas de vigilância durante viagens longas e a velocidades superiores a 65 km/h, utilizando a análise dos micromovimentos do volante.

•             Reconhecimento e visualização alargados no painel digital dos sinais de trânsito: stop, sentido proibido, proibição de ultrapassar, fim de proibição de ultrapassar, para além da habitual sinalização relacionada com a velocidade.

•             Monitorização do ângulo morto de longo alcance (75 metros).

•             Alerta de trânsito à retaguarda: em manobras de marcha-atrás, alerta para o perigo que se aproxima.


Uma gama simples e direta

O novo E-408 está disponível em duas versões de equipamento: Allure e GT.


O E-408 Allure conta de série com a seguinte dotação: Faróis LED, jantes de liga leve de 19'', PEUGEOT i-Cockpit com painel de instrumentos digital de 10'' personalizável, navegação conectada com planeador de viagens, comando de voz “OK Peugeot”, espelho sem fios Apple CarPlay/Android Auto, sistema áudio com seis altifalantes, banco do condutor e volante aquecidos, climatização automática bi-zona, câmara e sensores de estacionamento traseiro, bomba de calor, etc.


O E-408 GT conta de série, para além do equipamento da versão Allure, com: Faróis Matrix LED, sensores de estacionamento dianteiros, acabamentos interiores em alumínio e iluminação ambiente personalizável em oito cores, soleiras das portas em alumínio, portão traseiro motorizado e operável em modo mãos-livres, pack Drive Assist Plus (condução semi-autónoma de nível 2), além de outros detalhes.


Os preços do novo Peugeot E-408 em Portugal


Assente nos dois níveis de equipamento mencionados acima, o novo E-408 é proposto em Portugal com os seguintes preços de venda a público recomendados:


•             Novo E-408 Elétrico 157 kW/210 cv ALLURE:       45 395€               

•             Novo E-408 Elétrico 157 kW/210 cv GT:                48 205€               


Para os clientes particulares, os preços promocionais de lançamento, válidos até ao final do mês de novembro, são os seguintes:


•             Novo E-408 Elétrico 157 kW/210 cv ALLURE:       43 395€               

•             Novo E-408 Elétrico 157 kW/210 cv GT:                45 205€         

      

Tal como em todos os seus modelos 100% elétricos, a Peugeot irá oferecer o seu programa Peugeot Allure Care no novo E-408, garantia que cobre o motor elétrico, o carregador, a transmissão e os principais componentes elétricos e mecânicos até 8 anos ou 160.000 km. O Allure Care complementa a garantia específica da marca, que já se aplica à bateria de alta tensão e que é válida durante 8 anos/160.000 km, para proporcionar uma cobertura completa do veículo. O Allure Care é ativado de forma automática e gratuita a cada 2 anos ou 25.000 km após cada manutenção efetuada na rede Peugeot.


Os proprietários do novo E-408 irão beneficiar de operações de manutenção reduzida, com um programa de manutenção a cada 2 anos ou 25.000 quilómetros.


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