A Ford anunciou hoje o lançamento do Focus mais completo de sempre, desenvolvido pela divisão Ford Performance, com a introdução da versão ST Edition, preparado para as estradas e para as pistas.
Desenvolvido para satisfazer os condutores entusiastas, dotado de uma capacidade de resposta digno de um modelo de competição, mas proporcionando, ao mesmo tempo, o conforto de um automóvel familiar preparado para as deslocações diárias, de casa para a escola ou para o trabalho.
Disponível para encomenda em mercados específicos, o Focus ST Edition obtém o seu distintivo Sports Technologies fruto de características avançadas tais como:
• Um sistema de suspensão do tipo coilover, com regulação, preparado pela Ford Performance, que permite aos proprietários entusiastas aperfeiçoar a dinâmica de condução de acordo com as suas preferências pessoais
• Jantes de liga leve fabricadas através de um processo de formação de fluxo, também utilizado para fabricar componentes aeroespaciais
• Travões dianteiros Brembo que asseguram uma travagem potente e consistente, a cada volta
• Motor Ford EcoBoost de 2,3 litros e 280 cv, para uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos e 420 Nm de binário para uma potente aceleração, qualquer que seja a mudança engrenada.
O Focus ST Edition promete ser tão confortável para os proprietários a caminho de um track day, como eficiente quando lá chega, integrando de série os packs de opcionais mais populares da gama Focus ST, e trazendo de série um sistema de som premium para de desfrutar da melhor banda sonora em viagem.
A pintura exterior exclusiva Azura Blue, com apontamentos em Preto Brilhante, bem como osinteriores Motion Blue, conferem-lhe uma exclusividade inconfundível.
“O novo Focus ST Edition representa o melhor da Ford Performance num formato utilizável no dia a dia”, afirmou Stefan Muenzinger, Diretor da Ford Performance, Europa. “As tecnologias desportivas significam que os condutores não necessitam de comprometer a versatilidade, podendo continuar a desfrutar das emoções geradas num qualquer ‘track day’.”
Controlo e confiança
A suspensão regulável do Focus ST Edition é fornecida com uma configuração desenvolvida pela Ford Performance, testada exaustivamente por toda a Europa, nomeadamente no Nürburgring Nordschleife, na Alemanha.
O sistema de suspensão coilover regulável em duas vias, produzido pelos especialistas em desportos motorizados da KW Automotive, inclui carcaças de amortecedor de tubo duplo em aço inoxidável e molas com revestimento a pó. Rebaixado 10 mm à frente e atrás, em comparação com o Focus ST convencional, para maior equilíbrio e controlo, o cliente tem à sua disposição um ajuste adicional de 20 mm. As taragens das molas foram aumentadas em mais de 50 por cento em comparação com o Focus ST standard.
Doze regulações de compressão - o grau de movimento ascendente do amortecedor permitido quando a roda entra em contacto com um solavanco na estrada - e 16 regulações de recuperação - a velocidade a que o amortecedor regressa à posição após um movimento ascendente - proporcionam aos condutores do Focus ST Edition um nível de controlo ainda maior sobre a resposta em curva.
O Focus ST Edition é também fornecido com uma documentação técnica que fornece as regulações recomendadas para a suspensão para uma variedade de condições de condução -incluindo regulações específicas para o Nordschleife - de forma a ajudar os entusiastas da condução desportiva a aperfeiçoarem as suas experiências de condução.
As jantes de liga leve de 19 polegadas reduzem a massa não suspensa em 10 por cento em cada extremidade do veículo. São construídas utilizando um processo de formação de fluxo,que compacta a liga de alumínio para manter a resistência à tensão e aumentar a resistência ao impacto, utilizando menos material. O peso reduzido das jantes significa que podem mudar de direção mais rapidamente para se adaptarem ao perfil da superfície da estrada ou da pista, reforçando a aderência dos pneus Pirelli P Zero Corsa de elevado desempenho em aceleração, travagem e em curva.
Disponível exclusivamente na configuração hatchback de cinco portas e com caixa manual de seis velocidades, o Focus ST Edition está dotado de um motor EcoBoost de 2,3 litros com um turbocompressor twin-scroll (dupla admissão) de baixa inércia, para uma potência máxima de 280 cv às 5.500 rpm e 420 Nm de binário a partir das 3.000 rpm, o que possibilita uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h.
Pronto para a estrada
O facto de se ser um condutor entusiasta não deverá implicar qualquer falta de conforto no dia a dia. O Focus ST Edition inclui, de série, os packs opcionais mais frequentemente escolhidos pelos clientes do Focus ST, incluindo os sofisticados sistemas de assistência ao condutor.
O Pack de Assistência ao Condutor inclui o Cruise Control Adaptativo com Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa de Rodagem, concebido para tornar a condução em autoestrada menos exigente, e o Sistema de Informação de Ângulo Morto com Alerta de Tráfego Cruzado, para apoio ao condutor nas manobras.
O Focus ST Edition também inclui um sistema de som Premium B&O de 675 W, com dez altifalantes e um subwoofer, enquanto o Pack inverno, igualmente de série, inclui volante aquecido e para-brisas aquecido Quickclear, para um rápido descongelamento em condições de gelo.
Todos os Focus ST Edition contam com uma pintura de carroçaria Azura Blue - exclusiva desta versão, dentro da gama Focus ST - complementada com jantes de liga leve, tejadilho, spoiler e difusor traseiro, espelhos retrovisores exteriores e contornos do emblema ST em High Gloss Black (Preto de Alto Brilho). No interior, os bancos Ford Performance, o volante, o punho do comando da caixa de velocidades, os painéis inferiores da consola central e os tapetes são revestidos a Motion Blue.
O Focus ST Edition junta-se à atual gama Focus ST em comercialização, dividida por carroçarias de cinco portas e station wagon, havendo, em opção, uma transmissão automática de sete velocidades.
Comments