Londres acolheu as duas últimas corridas da temporada 2024 do Mundial de Fórmula E. António Félix da Costa não foi feliz neste último embate, mas teve um papel fundamental no apoio ao seu colega de equipa Pascal Wherlein, que se sagrou Campeão. O piloto Português terminou a época no 6º lugar, sendo o piloto que mais vitórias alcançou durante o ano, num total de quatro triunfos.
As contas ainda permitiam António Félix da Costa sonhar com o título mundial, mas logo no sábado a sorte não quis nada com o piloto Português, que foi literalmente empurrado contra o muro na entrada da reta da meta, numa altura em que ascendia ao 5º lugar. O piloto que empurrou Félix da Costa acabou por ser penalizado, mas isso em nada alterava a corrida do piloto da TAG Heuer Porsche, que viria a terminar prematuramente a corrida, obrigado a desistir com a suspensão do seu monolugar danificada.
Já no domingo teve lugar nova corrida, a derradeira da temporada 2024, com o piloto luso a largar do 10º lugar, mas fruto de muita determinação, rapidamente se instalou no 4º lugar, seguindo bem de perto e protegendo o seu colega de equipa - Pascal Werhlein, que ocupada nessa fase a 3ª posição. No final AFC acabaria por terminar no 5º lugar, permitindo que Werlein se sagrasse Campeão do Mundo e apoiando com esse resultado a Porsche a vencer o título de construtores., no entanto, uma reviravolta, mais uma, na secretaria, 3 horas após o final da prova onde os comissários decidiram penalizar AFC com 5 segundos, devido a uma manobra na batalha com Nick Cassidy, que resultou num furo para o seu rival, no entanto o próprio Cassidy confirmou no final tratar-se de um incidente de corrida.
A verdade é que Félix da Costa foi mesmo penalizado em 5 segundos, caindo para o 13º lugar, perdendo os seus 10 pontos e com isso a Porsche perdeu o título Mundial de construtores para a Jaguar. Um momento estranho, que em nada faz juz à verdade desportiva e que uma vez mais mostra que há algo a reflectir na FIA e na análise dos incidentes, se pretendem que a paixão do público prevaleça e que os pilotos lutem em pista com respeito, mas simultaneamente com garra e agressividade.
António Félix da Costa: "Em primeiro lugar quero dar os parabéns ao Pascal pelo título Mundial. Sei bem o sentimento que ele deve estar a sentir, já venci um título e é de facto um grande marco para ele e para toda a nossa equipa Porsche. Sinto-me contente nesse aspecto por ter ajudado em várias corridas durante o ano onde o protegi e apoiei para que chegasse a Londres nesta posição. Do meu lado pessoal foi um fim-de-semana difícil, onde nada saiu bem, com um toque no Sábado a destruir a minha corrida e no Domingo uma penalização que não se entende bem, acabou por me tirar o 5º lugar e mais que isso, retirar o título de construtores à Porsche. Enfim, é o final de uma época muito desafiante, provavelmente a mais intensa da minha carreira a nível psicológico, onde viemos de um inicio muito difícil, para grandes momentos. Fui o piloto com mais vitórias e acredito que trago desta época muita aprendizagem, que me vai ser muito útil para o futuro. Voltamos em Dezembro para o inicio da próxima temporada, até lá focar bem no trabalho de preparação técnico com a equipa, mas também na minha preparação física e mental, quero voltar mais forte e completo para reconquistar e lutar pelo título Mundial. Quero ainda agradecer a todos os Portugueses que me apoiam sempre, sinto esse apoio em pista e acredito que juntos poderemos voltar a sentir a emoção da conquista de um título Mundial. É para isso que vou trabalhar!"
Como já referido Pascal Wehrlein sagrou-se o novo Campeão do Mundo de Fórmula E, com 198 pontos, seguido de Mitch Evans, com 192 e Nick Cassidy com 176. Com a perda do 5º lugar de ontem e da vitória de Misano (desclassificação devido a uma mola com homolagção antiga), AFC perdeu as chances de vencer este título, terminando no 6º lugar final, com 134 pontos, obtendo quatro vitórias. A equipa TAG heuer Porsche sagra-se ainda vice campeã de equipas, com 332 pontos, sendo batida pela Jaguar, com 368.
É o final da 10ª temporada do Mundial de Fórmula E, com novo campeão, num quadro de honra onde António Félix da Costa tem o seu nome bem vincado como Campeão da 2020. Os outros pilotos que já venceram o campeonato são Nelson Piquet Jr, Sebastien Buemi, Lucas di Grassi, Jean Eric Vergne, Nick de Vries, Stoffel Vandoorne, Jake Dennis e agora Pascal Wehrlein. A próxima época de Fórmula E incia-se a 7 de Dezmebro, em São Paulo, Brasil.
Classificação Mundial de Fórmula E:
Pascal Wehrlein - 198 pontos
Mitch Evans - 192 pontos
Nick Cassidy - 176 pontos
Olivier Rowland - 156 pontos
Jean Eric Vergne - 139 pontos
António Félix da Costa - 134 pontos
Jake Dennis - 122 pontos
Max Gunther - 73 pontos
Robin Frijns - 66 pontos
Stoffel Vandoorne - 61 pontos
24 pilotos classificados...
Comments