Desde a sua introdução em 2017, a Honda X-ADV captou a essência da liberdade em duas rodas, conquistando um público fiel em toda a Europa graças à sua mistura inovadora de moto de aventura de altas capacidades e a utilidade e o caráter prático de uma scooter grande.
Os últimos avanços começam no chassis da moto, que foi redesenhada para dar um aspeto mais agressivo à frente da X-ADV, graças às novas carenagens, com vários ângulos fortes e arestas definidas, que criam um aspeto quase de origami para esta renovação de 2025. A assinatura luminosa frontal premium sai também reforçada pelos faróis duplos de LEDs redesenhados, que incluem agora luzes DRL diurnas de condução; isto é altamente eficaz e, pela primeira vez no mundo das motos, também integram subtilmente os piscas de direção.
A X-ADV de 2025 tem equipamento de série ainda mais rico, com o objetivo de aumentar o caráter prático e o conforto, começando pelo painel TFT a cores de cinco polegadas revisto, com gráficos, menus e funcionalidades renovadas, tudo a responder aos comandos de um novo comutador retro iluminado de quatro vias. O painel TFT foi concebido para dar a melhor legibilidade em dias claros e também inclui a conectividade Honda RoadSync para smartphones, oferecendo uma integração perfeita. O sistema de controlo da velocidade de cruzeiro é outra adição útil ao equipamento da versão de 2025 para viagens mais longas em vias rápidas; as outras atualizações visam aumentar o caráter prático e o conforto e relevam-se num banco mais espesso - remodelado para facilitar o acesso ao solo - e um para-brisas revisto com maior facilidade de ajuste.
A X-ADV na versão de 2025 tem 25 peças de chassis feitas de materiais sustentáveis, por exemplo, plásticos reciclados e plásticos de biomassa - uma utilização extensiva de tais materiais sem precedentes em qualquer outra moto Honda anterior. Esta utilização do material Durabio sustentável e de outros plásticos e materiais de borracha reciclados faz parte do objetivo a longo prazo da empresa de conseguir "uma utilização de materiais 100% sustentáveis" até 2050.
Tal como antes, o motor de dois cilindros paralelos combina performances fortes, a baixa e média rotação, com grande facilidade de utilização e excelente eficiência de combustível; a potência de pico mantém-se nos 43,1 kW com um binário de 69 Nm, consumos até 3,6 L/100 km. Para 2025, os engenheiros da Honda aperfeiçoaram ainda mais a transmissão de dupla embraiagem (DCT), para oferecer uma tração mais suave logo a partir de parada e um maior controlo a velocidades inferiores a 10 km/h; isto aumenta consideravelmente as capacidades da X-ADV em ambientes urbanos.
A base de tudo isto é um quadro robusto em tubos em aço, com uma forquilha dianteira invertida, de 41 mm de diâmetro por coluna, e um monoamortecedor atrás com sistema Pro-Link montado num braço oscilante em alumínio. A moto assenta em rodas de raios, 17 polegadas à frente e 15 polegadas atrás; a travagem fica a cargo de duas pinças de montagem radial de quatro êmbolos que trabalham em discos flutuantes de 296 mm. Atrás, temos uma pinça de um êmbolo e um só disco de 240 mm.
A atualização para 2025 inclui também uma nova paleta de cores, com a X-ADV proposta em três novas cores: Preto Graphite, Branco Pérola Glare e Cinzento Mate Deep Mud.
Adicionalmente, a X-ADV vai estar disponível numa edição especial única (Special Edition), Amarelo Dourado Mate Finch, um esquema cromático arrojado estilo "cyberpunk”, com um conjunto exclusivo de gráficos de duas tonalidades.
Curiosidades sobre a X-ADV
Até à data, foram vendidas mais de 76 000 unidades da X-ADVs em toda a Europa, sendo a Itália, a França e a Espanha os maiores mercados para o modelo, com mais de 60 000 unidades dessas vendas.
Atrás apenas da CB750 Hornet, a X-ADV foi a segunda moto mais vendida da Honda na Europa em 2023 e foi também a quarta moto de aventura mais vendida na Europa em 2023.
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