Foi um primeiro dia de grandes lutas, com drama à mistura, nas competições da Peugeot, tanto na Rally Cup Portugal bem como na competição Ibérica que têm como palco comum os deslumbrantes e exigentes troços do Rali Vinho Madeira. Esta é a penúltima jornada destas competições com a chancela Peugeot de Portugal e Espanha, com a logística assegurada pela estrutura da Sports & You.
Numa prova que conta com um fator de multiplicação de 1,2 pontos, este rali de dupla valência torna-se assim fundamental para as contas das competições que contemplam os vencedores nos respetivos confrontos: em Portugal, um rali do CPR 2025, com uma viatura Rally2; no campeonato ibérico, uma época no Europeu de Ralis 2025, com um Rally4, ou num campeonato (português ou espanhol), com um Rally2, estando sempre na equação o uso de viaturas do universo Stellantis Motorsport.
Com 15 inscritos para a competição Portuguesa e 10 para a Cup Ibérica, os pilotos e navegadores dos Peugeot 208 Rally4 enfrentaram os primeiros 95,52 km de rali ao cronómetro da primeira etapa, com sete PEC´s. Duas passagens pelos troços de Campo de Golfe (10,47 km), Palheiro Ferreiro (22,06 km) e Santana (14,14 km) compuseram o segundo dia deste rali, que começou na quinta-feira com o Treino Livre, o Qualifying e a PEC 1, Cidade do Funchal (2,18 km), uma Especial – Espetáculo, marcada pela grande afluência de público para ver os seus heróis.
Nas contas do final da primeira etapa, a dupla Hugo Lopes / Valter Cardoso terminou o dia na liderança das duas competições. Mas a história não é simples de contar e, em ambos os troféus, assistimos a momentos inesperados, que mudaram o rumo dos acontecimentos.
Dia dramático dá a liderança à dupla Hugo Lopes / Valter Cardoso
Após se ter destacado no Qualifying e no Shakedown, a dupla Hugo Lopes / Valter Cardoso, líder da classificação geral da Cup Portugal, encontrou forte concorrência desde o arranque oficial da prova. Terminando o primeiro dia (quinta-feira) no topo da tabela de classificativa, a dupla fez o mesmo tempo (1:45.6) do duo espanhol Miguel Garcia Gutiérrez / Osel Román Ruiz, na Super Especial Cidade do Funchal. Distanciada apenas 0,1 seg. da referência, a dupla lusa Luís Morais / Alexandre Rodrigues completou o top 3. Os 15 inscritos da Cup Portugal cabiam em menos de 10 segundos, numa primeira especial onde ninguém comprometeu as aspirações para esta prova.
A sexta-feira iniciou-se com a dupla Vítor Sá / Ricardo Ventura ao ataque, com a vitória na primeira passagem pelo Campo de Golfe, à frente de Hugo Lopes e Miguel Garcia Gutiérrez, assumindo a liderança da tabela classificativa. Miguel Garcia Gutiérrez respondeu em Palheiro Ferreiro 1 com a vitória nessa Especial Classificativa, assumindo temporariamente a liderança tabela. O espanhol viria a ser destronado por Vítor Sá, que voltou a vencer uma PEC, desta feita a PEC4, Santana 1.
Chegávamos ao fim da manhã com Vítor Sá na liderança do rali, com 4,5 segundos de vantagem para Miguel Garcia Gutiérrez, e Hugo Lopes a 7,9 segundos da referência. Unai De La Dehesa / Daniel Sosa eram os quartos classificados, a 18 segundos do líder e a fechar o top 5 tínhamos Pedro Pereira / João Aguiar, já a mais de 50 segundos do primeiro lugar. Para a dupla Luís Morais / Alexandre Rodrigues a PEC 4 ditou o fim da sua participação neste dia, com um acidente a ditar o abandono prematuro.
Vítor Sá manteve a toada logo no arranque da secção da tarde, voltando a ser o mais rápido na segunda passagem pelo Campo de Golfe (PEC 5), dilatando a vantagem para Miguel Garcia Gutiérrez, que era agora de 9,8 segundos. Também Hugo Lopes perdeu algum terreno para o primeiro posto, conseguindo, ainda assim, aproximar-se do segundo lugar.
O primeiro Golpe de Teatro deu-se na PEC 6 (Palheiro Ferreiro 2), em que o experiente Vítor Sá acabou o rali mais cedo, com um incidente que levou ao fim da sua participação neste dia de prova. Um final amargo para um dos pilotos da casa, que estava a ter uma excelente prestação e que liderava o rali à entrada para esta especial. Também a dupla Diogo Marujo / Jorge Carvalho teve um incidente nesta especial, ditando a terceira desistência nesta competição, terceira por acidente.
A PEC 6 foi interrompida e nem todos os participantes da Peugeot Cup Portugal conseguiram fazer um tempo (seguiram em ligação para a PEC 7), sendo-lhes atribuído um tempo nominal.
À entrada para a PEC 7 (Palheiro Ferreiro 2), a última do dia, Miguel Garcia Gutiérrez liderava, com 1,2 segundos de vantagem sobre Hugo Lopes, com Unai De La Dehesa em terceiro, a mais de 29,2 segundos do novo líder. Mas as contas alteraram-se mais uma vez, com Miguel Garcia Gutiérrez a ter uma saída de estrada, encerrando da pior maneira um dia que estava a ser positivo. Com mais este incidente, elevou-se para quatro o número de 208 Rally4 desistentes, todos por acidente. Hugo Lopes foi o mais rápido da última Especial do dia, seguido de Unai De La Dehesa, com o resto dos pilotos do top 5 a receber tempos nominais por parte da direção de corrida.
No somatório dos tempos no final desta primeira etapa, Hugo Lopes tem 33,4 segundos de vantagem para Unai De La Dehesa, com João Sousa / Filipe Fernandes em terceiro a 1min e 26 seg. Pedro Mendes Gomes / Bruno Fernandes e Rafael Rêgo / Ana Gonçalves completam o top 5, com mais de minuto e meio de desvantagem para o primeiro lugar. Hugo Lopes tem assim uma vantagem confortável para gerir amanhã, sábado, 2ª etapa do Rali Vinho Madeira.
Mais 94,18 Km contra o cronómetro para amanhã
O rali completa-se neste sábado (dia 3) com uma 2ª Etapa a começar às 08h30, integrando uma dupla passagem pelas classificativas de Câmara de Lobos (10,32 km; 09h28 e às 14h29), Ponta do Sol (10,95 km; 10h19 e 15h20), Calheta (14,45 km; 11h03 e 16h04) e Rosário (11,37 km; 12h27 e 17h28). A segunda ronda servirá de Power Stage. O dia terá dois Reagrupamentos (13h06 e 18h07) e três visitas ao Parque de Assistência (08h40, 13h26 e 18h17), a última das quais antes da Cerimónia Final do Pódio, montado na Avenida do Mar (18h30), seguindo-se a entrada em Parque Fechado (18h40).
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