A primeira corrida da ronda do Autódromo do Estoril do Iberian Supercars e Campeonato de Portugal de Velocidade foi disputadíssima até à bandeira de xadrez, tendo Bernardo Sousa e Carlos Vieira vencido o duelo que travaram com Miguel Lobo e Francisco Mora.
Foi com muito público na histórica pista portuguesa que se realizou a primeira prova de quarenta e cinco minutos do fim-de-semana, que foi brindado com muita emoção e lutas em pista.
César Machado arrancou bem da pole-position, mantendo o comando seguido de Bernardo Sousa, ao passo que Miguel Lobo foi o grande ganhador dos primeiros metros de prova, subindo de oitavo para terceiro, o que foi determinante para que o Porsche Cayman RS CS pudesse lutar pelos lugares do pódio e, inclusivamente, pelo triunfo.
O ritmo imposto foi avassalador, tendo o piloto do Toyota da Speedy Motorsport tentado destacar-se no comando, uma vez que tinham um handicap de dez segundos para cumprir. No entanto, o recruta do carro nipónico da Toyota Gazoo Racing Salvador Portugal não desarmou e manteve o líder sempre no seu horizonte, levando consigo o piloto da Veloso Motorsport.
Apesar do ritmo elevado, as posições ficaram assim até às paragens nas boxes, momento em que os lugares se alteraram significativamente, passando o Toyota oficial para primeiro, agora pilotado por Carlos Vieira, que beneficiou do bom ‘stint’ do seu companheiro de equipa e dos handicaps dos seus adversários para subir ao comando da corrida, seguido de Francisco Mora.
Com os dois separados por cerca de três segundos, o piloto do Porsche começou a aproximar-se paulatinamente do carro japonês, dando a ideia de que poderia haver uma luta intensa pela vitória no final da corrida.
A aproximação acabou por ser precipitada por uma situação de ‘Full Course Yellow’ causada pelo despiste de um Ginetta G40, dado que, no recomeço, Carlos Vieira teve dificuldades em desactivar o limitador de velocidade do seu carro, ficando com o Porsche da Veloso Motorsport no seu escape.
Na última volta, Francisco Mora ainda tentou lançar um ataque à liderança, mas o piloto da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal manteve o primeiro lugar para vencer a primeira corrida do fim-de-semana com uma vantagem de oito décimos de segundo para o seu perseguidor.
O pior para Miguel Lobo e Francisco Mora viria depois da corrida, dado que sofreram uma penalização de cinquenta e seis segundos por não terem cumprido o tempo mínimo de paragem nas boxes, o que os atirou para o décimo sexto posto final.
César Machado e Jan Durán, depois de liderarem na primeira parte da corrida, recuperaram bem do handicap de dez segundos, terminando em pista no terceiro posto para serem promovidos a segundos com a penalização do Porsche da Veloso Motorsport.
Guillermo Aso e Filip Vava realizaram uma boa corrida, confirmando o bom andamento que vinham mostrando, e garantiram o degrau mais baixo do pódio com o Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team.
Jorge Rodrigues e Patrick Cunha assinaram uma excelente prestação para vencer a corrida na GT4 Bronze, apesar de um handicap de dez segundos.
Os pilotos do Audi R8 LMS GT4 da Veloso Motorsport tiveram em Stepan Suslov o seu principal opositor, mas conseguiram suplantar o jovem piloto do Aston Martin Vantage GT4 da Mirage Racing, que no final foi também penalizado por não ter cumprido o tempo mínimo de paragem nas boxes, caindo para vigésimo.
Alberto de Martín e Nil Montserrat, em Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team, e Francisco Carvalho, também em Mercedes AMG da Veloso Motorsport, ficaram nas posições seguintes da divisão.
Keith Gatehouse e Igor Sorokin assinaram uma boa prestação na sua estreia no Autódromo do Estoril e venceram a divisão GT4 Am, assegurando um bom vigésimo primeiro lugar na geral aos comandos de um Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team.
Rafael Muncharaz, em McLaren 570S GT4 da SMC Motorsport, e Rúben Vaquinhas e Pedro Bastos Rezende completaram o pódio da divisão.
Daniel Teixeira, em Hyundai Elan N TCR da JT59 Racing Team, realizou uma prova ao ataque, vendo a bandeira de xadrez no décimo nono posto, conseguindo com o seu carro da divisão TCR imiscuir-se na luta com alguns GT4.
Rui Miritta e Tiago Gonçalves foram os mais fortes na Cup, levando o Porsche 911 da Monteiros Competições ao triunfo face ao carro semelhante da Tockwith Motorsports dividido por Marcus Fothergill e Dave Benett.
Henrique Oliveira e Aubrey Hall estiveram envolvidos numa acirrada luta com o Álvaro Vela e Sebastién Villadary, mas um pião do duo do Ligier JS2R da Chefo Motorsport já na segunda metade da corrida facilitou a vida à dupla do Ginetta G55 da Tockwith Motorsports, que triunfaram na GTX.
Entre os pilotos da FPAK Júnior Team, foram Rodrigo Ferreira e Henrique Ventura Oliveira os melhores na primeira prova do dia, mas verificou-se um andamento muito semelhante entres as três duplas e uma progressão assinalável de todas as jovens esperanças.
Daniel Teixeira foi a surpresa da segunda corrida
O numeroso público que se deslocou ao Autódromo do Estoril pôde assistir a uma surpresa na segunda corrida deste fim-de-semana do Iberian Supercars e Campeonato de Portugal de Velocidade, com Daniel Teixeira, em Hyundai Elantra N TCR, a garantir o triunfo.
O piloto da JT59 Racing Team arrancou do vigésimo segundo posto da grelha de partida, vendo-se envolvido nas intensas lutas do meio do pelotão de quase quarenta carros, não imaginando sequer que no final da prova poderia subir ao degrau mais alto do pódio.
No entanto, pouco antes de abrir a janela para os ‘pit-stops’ obrigatórios, houve incidente entre o Porsche Cayman RS CS GT4 dos irmãos Nabais e o Ginetta G50 de Simon Moore e Tomás Pinto Abreu.
Daniel Teixeira, pressentindo que o Safety-Car poderia ser chamado, foi lesto a dirigir-se às boxes para realizar a sua paragem antes que o ‘pit-lane’ fosse fechado. Esta mostrou ser uma decisão estratégica certeira, uma vez que o imaginado pelo piloto da JT59 Racing Team concretizou-se, o que deixou numa situação privilegiada.
Quando a corrida foi novamente retomada e todos os pilotos realizaram os respectivos ‘pit-stops’, Daniel Teixeira estava no comando com uma vantagem muito confortável para os seus perseguidores, tendo conquistado um triunfo oportunista, assente num ritmo forte aos comandos do seu Hyundai Elantra N TCR.
Rui Miritta e Tiago Gonçalves, em Porsche 911 da Monteiros Competições, e Ruben Vaquinhas e Pedro Bastos Rezende pararam no mesmo momento do piloto da JT59 Racing Team, o que lhes deu uma vantagem valiosa para a segunda metade da corrida.
O duo lusófono do carro alemão cruzou a linha de meta em segundo, vencendo a divisão Cup, ao passo que a dupla do Aston Martin Vantage AMR GT4 nº777 da Racar Motorsport terminou em terceiro, como os melhores carros da categoria GT4, vencendo a divisão GT4 Am, onde Igor Sorokin e Keith Gatehouse, Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team, e Rafael Muncharaz, McLaren 570S GT4 da SMC Motorsport, completaram o pódio.
Numa corrida bastante animada, com várias lutas em pista, os pilotos que normalmente lutam pelo triunfo à geral, os da GT4 Pro, acabaram por ter de ficar com as “migalhas”, com Manuel Gião e Mathieu Martins, em Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport, a ficaram com o quarto posto.
Bernardo Sousa e Carlos Vieira, depois do triunfo matinal, levaram o Toyota Supra GR GT4 da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal ao segundo posto da divisão, batendo o BMW M4 GT4 da BMW Motorsport España pilotado por Nerea Martí e José de los Milagros.
Depois do desapontamento da manhã, quando uma penalização lhe tirou na secretaria o segundo lugar da divisão GT4 Bronze, na segunda corrida da jornada, Stepan Suslov venceu a GT4 Bronze numa excelente prestação do jovem piloto do Aston Martin Vantage GT4 da Mirage Racing.
Nil Montserrat e Alberto de Martín arrancaram da pole-position da divisão, mas tiveram de se vergar perante o bom andamento do jovem da Mirage Racing, tendo Borja Hormigos e Héctor Hernández ficado com o degrau mais baixo do pódio no BMW M4 GT4 (F82) da Autoworks Motorsport.
Aubrey Hall e Henrique Cruz voltaram a impor-se na GTX, tendo um fim-de-semana a raiar a perfeição, com duas vitórias e uma pole-position, batendo o muito regular Andrius Zemaitis, em Porsche Cayman MR GT4 preparado pela Speedy Motorsport, e Sebastién Villadary e Álvaro Vela, em Ligier JS2R da Chefo Sport, sendo que estes últimos se debateram com problemas de caixa de velocidades no final da contenda.
Entre as jovens esperanças da FPAK Junior Team, todos eles ao volante dos Ginetta G40, foi a dupla Rúben Silva e Rodrigo Santos que levou a melhor, tendo Henrique Moura Oliveira e João Oliveira e Henrique Ventura Oliveira e Rodrigo Ferreira ficado nas posições imediatas.
O Iberian Supercars regressa em Valência nos dias 28 e 29 de Setembro, passando-se agora pelo período estival. Já o Campeonato de Portugal de Velocidade regressa em Outubro, no Autódromo Internacional do Algarve.
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