A Stadler vai mostrar suas novas tecnologias e veículos na InnoTrans 2024, de 24 a 27 de setembro, em Berlim. Na principal feira mundial do setor ferroviário serão apresentados oito conceitos de veículos inovadores e sustentáveis, bem como todas as inovações nas áreas de serviços e tecnologia de sinalização, com as quais a Stadler se torna um fornecedor de soluções holísticas de mobilidade. O foco da apresentação está nas soluções de acionamento alternativas e amigas do ambiente, que estão agora disponíveis para quase todo a linha de produtos da empresa e que permitem viagens ferroviárias locais livres de emissões de CO2.
O ponto alto da feira é o novo RS Zero, com o qual Stadler coloca o futuro do transporte regional nos carris. Pode funcionar inteiramente com bateria e também pode ser equipado com uma fonte de energia de hidrogénio. O Flirt, desta vez visto na versão cliente para o transporte público local na região alemã de Renânia-Palatinado, funciona como uma unidade elétrica múltipla clássica sob fio de contacto e carrega as baterias de tração ao mesmo tempo, podendo depois operar em vias não eletrificadas.
A locomotiva Eurodual Classe 99, por sua vez, pode ser abastecida de energia tanto pela linha aérea como por um gerador a diesel a bordo e faz a ponte entre troços não eletrificados do transporte de carga pesada na Grã-Bretanha.
Além dos veículos que estarão em exposição, a Staler vai apresentar soluções tecnológicas de digitalização e sinalização da operação ferroviária.
RS Zero: Relançamento de um clássico
O Stadler Regio-Shuttle RS é um dos veículos mais populares no transporte ferroviário regional alemão há 25 anos. Cerca de 500 unidades deste modelo de sucesso estão atualmente em utilização na Alemanha. Contribuíram para a criação de ofertas económicas e atractivas em rotas secundárias com baixa densidade de tráfego.
O RS Zero chega agora com uma propulsão completamente descarbonizada a bateria ou a hidrogénio.
Com esta inovação, a Stadler oferece o melhor de dois mundos: as virtudes do comprovado RS1 são mantidas e, ao mesmo tempo, são integradas tecnologias de acionamento mais modernas e ecológicas. Com a transição dos transportes, que visa travar as alterações climáticas, um número significativamente maior de tráfego será transferido para o transporte ferroviário. Para o conseguir, as antigas rotas na Alemanha e na Europa, a maioria das quais não estão eletrificadas, devem ser reativadas.
O RS Zero colmata a falta de eletrificação e oferece as duas tecnologias mais preparadas para o futuro, dependendo das necessidades do cliente, uma versão elétrica a bateria e uma variante com fonte de alimentação a hidrogénio e muito eficazes na operação local de rotas secundárias sem emissões de CO2. Tal como o RS1, o RS Zero está disponível como veículo de uma ou duas unidades, oferece uma capacidade de 70 a 150 lugares com piso rebaixado.
Na InnoTrans, a Stadler vai apresentar o protótipo do RS Zero com uma área multifuncional mobilada para, por exemplo, bicicletas, carrinhos de bebé e bagagens volumosas, zonas de lounge e conforto, assentos standard e de privacidade, espaço para cadeiras de rodas, casa de banho e escritório de comboios.
Primeiro comboio elétrico completo da cooperação “TramTrain – The Project” para a Alemanha, Países Baixos e Áustria.
Seis empresas de transporte da Alemanha e da Áustria - compostas pela VBK - Verkehrsbetriebe Karlsruhe GmbH, AVG - Albtal-Verkehrs-Gesellschaft mbH, Saarbahn Netz GmbH, Schiene Oberösterreich GmbH, Schiene Salzburg GmbH e Zweckverband Regional-Stadtbahn Neckar-Alb - uniram esforços para continuar uma iniciativa conjunta “Ferrovia Regional da Cidade” com a VDV (Associação de Empresas de Transporte Alemãs) entregando para a Stadler a maior encomenda na história da fabricante Suíça até à data. A principal componente é a entrega de até 504 veículos CITYLINK de piso rebaixado, 246 dos quais já foram encomendados. Além do fabrico de veículos, o acordo-quadro inclui também um contrato de manutenção até 32 anos.
Todo o comboio será exibido pela primeira vez na InnoTrans 2024. O veículo apresentado na feira será utilizado pela Saarbahn, que será a primeira operadora a colocar veículos em funcionamento. O eléctrico está equipado com as mais recentes tecnologias em termos de sistema de tracção, sinalização e sistemas de rádio, bem como comunicação e informação aos passageiros.
O Citylink constitui a plataforma comum de veículos para os VLT elétricos que estão a ser construídos para o consórcio. Isto permite que os veículos sejam amplamente padronizados e ao mesmo tempo respondam com flexibilidade às necessidades e condições infraestruturais das seis empresas de transporte. O Citylink é uma família modular e sem barreiras de carris leves de piso rebaixado que oferece um elevado padrão de segurança e conforto de condução.
Todos os veículos são entregues com três partes, e variam consoante o cliente e a localização em termos de número de portas, altura de entrada, engate e, naturalmente, pintura. O design interior é também individual, enquanto, por exemplo, o ar condicionado dos habitáculos e do espaço do operador ou o sistema de iluminação LED são iguais em todos os comboios. Outro elemento presente em todas as unidades é a espaçosa área multifuncional com lugares amplos e sem barreiras.
O Citylink é tanto um elétrico para vias urbanas como permite ligações sem transferências de regiões vizinhas para os centros das cidades. O veículo apresentado para o Saarbahn é um veículo bidirecional com 37 m de comprimento e 2,65 m de largura. O interior tem 100 assentos e 133 lugares em pé e, como todos os CITYLINK, pode viajar a velocidades até 100. km/h.
Classe 99: a locomotiva bimodal Co'Co'
Outro destaque é a nova locomotiva da Classe 99, 30 unidades das quais já foram construídas para a British Beacon Rail e depois operadas pela GB Railfreight. A Classe 99 baseia-se no conceito das locomotivas Eurodual e possui duplo acionamento. Portanto, pode ser operado tanto puramente eletricamente como diesel-eletricamente. Nesta combinação, o bimodal Classe 99 pode ser utilizado tanto em linhas ferroviárias não eletrificadas como eletrificadas. Substituirá as locomotivas com propulsão puramente diesel na operação diária e, assim, ajudará a reduzir significativamente as emissões no transporte ferroviário britânico.
As locomotivas estão adaptadas ao perfil da fronteira britânica e são, por isso, mais estreitas e mais baixas do que as suas irmãs Eurodual continentais. Atingem ainda uma velocidade de 120 km/h e oferecem também o esforço de tração mais forte de uma locomotiva de linha principal europeia, com 500 kN.
A designação Co’Co’ representa o número e a disposição dos eixos motrizes – seis na Classe 99 como em todas as locomotivas Eurodual. A mais recente tecnologia de bogie de 3 eixos garante uma excelente poder de tração.
Como todas as locomotivas Stadler, as duas cabines de condução da Classe 99 foram desenvolvidas com foco no pessoal operacional. Oferecem uma grande visibilidade para o exterior, um assento centralizado e um elevado nível de conforto. Além disso, os sistemas de câmaras permitem uma visão direta dos pantógrafos, da área de manobra e da frente, muito útil, especialmente em dias de más condições meteorológicas. Um avançado sistema de diagnóstico remoto está integrado no sistema de controlo do veículo. O sistema de proteção ferroviária combina os dois sistemas de proteção AWS e TPWS exigidos nas redes ferroviárias britânicas. A locomotiva está a ser preparada para a instalação do sistema ETCS.
Portas abertas no KISS Cityjet
Também em exposição na InnoTrans estará a unidade múltipla de dois andares KISS construída para a ÖBBpersonalverkehr AG, da qual foram encomendados até agora 79 veículos numa encomenda-quadro para 186 unidades múltiplas. São entregues em quatro variantes, com quatro ou seis veículos e foco no transporte local, seis veículos para transporte de longa distância e cinco veículos para o comboio CAT do aeroporto.
Os rápidos urbanos de quatro partes têm aproximadamente 105 m de comprimento e capacidade para 373 pessoas; os conjuntos de seis partes têm aproximadamente 160 m de comprimento e podem acomodar até 593 passageiros. A velocidade máxima das unidades múltiplas de dois pisos é de 160 km/h e a potência nas rodas é de 4.000 kW.
O corpo de bombeiros nos carris
Um novo desenvolvimento de tipo especial será apresentado na InnoTrans com a unidade múltipla de incêndio e salvamento que a Stadler está a construir em nome da Rail Equipment GmbH para a ÖBB Infrastructure AG. O destaque técnico é o acionamento híbrido elétrico trimodal, que pode ser alimentado tanto com energia da rede aérea como de potentes baterias de tração subterrânea ou de gerador a diesel. O veículo é, portanto, completamente autossuficiente em caso de emergência e pode, por exemplo, operar de forma independente em túneis cheios de fumo para trazer as pessoas para um local seguro e extinguir veículos em chamas.
Em caso de emergência, a unidade múltipla de resgate oferece espaço para mais de 300 pessoas, que ficam efetivamente protegidas dos gases de fumo no seu interior, uma vez que todo o comboio é pressurizado (ligeira sobrepressão permanente) e o ar condicionado está equipado com filtros especiais . Para o combate a incêndios, dispõe de 40.000 litros de água e 1.000 litros de agente espumante a bordo, que podem ser implantados através de potentes sistemas de extinção a 10 bar (pressão normal para combate a incêndios clássico) ou a 100 bar (neblina de pulverização para fins de arrefecimento ou prevenção).
O comboio está dividido em duas partes, com 68 m de comprimento, totalmente acessível e pode circular a velocidades até 160 km/h – nos dois sentidos. Na ÖBB é designado por “Servicejet”, o que indica as suas versáteis possibilidades de aplicação. É utilizado não só em emergências, mas também para serviços regulares e trabalhos de manutenção e tem potência suficiente para rebocar comboios danificados com um peso até 2.000 t ou para fornecer energia a um comboio defeituoso - mesmo sem linhas aéreas. Dependendo da aplicação, também pode ser carregado com roll containers montados de forma diferente, disponíveis nos portais do túnel.
Flirt com unidade alternativa
A “Unidade Múltipla Regional Ágil, Leve e Inovadora” – abreviadamente FLIRT, da qual a Stadler já vendeu mais de 2.500 veículos em todo o mundo até à data, estará em exposição na InnoTrans como uma variante elétrica a bateria para o cliente.
É apresentado um dos 44 veículos encomendados pela DB Regio, com os quais no futuro serão implementadas operações de transporte local sem CO2 na rede do Palatinado, no sudoeste da Alemanha, e os veículos a diesel utilizados hoje serão gradualmente substituídos. O principal cliente é a Associação de Transportes Públicos do Sul da Renânia-Palatinado, outras entidades envolvidas são os estados de Baden-Württemberg e Saarland.
Nas rotas eletrificadas, a bateria Flirt funciona como uma unidade elétrica múltipla clássica sob fio de contacto e carrega as baterias de tração ao mesmo tempo. Todo o processo de travagem também retorna energia. Onde o fio de contacto termina, continua a funcionar com bateria. O alcance relatado em funcionamento puro com bateria é de pelo menos 80 km, mais uma reserva operacional. A velocidade máxima é de 140 km/h e um chassis com suspensão pneumática garante um funcionamento suave.
Com 55,5 m, a unidade a bateria Flirt de duas partes do Pfalznetz é ligeiramente mais comprida do que a do Flirt clássico, o que garante a maior capacidade para passageiros possível. Há espaço para um total de 325 pessoas, 172 delas sentadas. A composição é totalmente climatizada, equipada com WiFi e amplos compartimentos multifuncionais em todas as áreas de entrada. Além disso, uma área lounge especial atrás de uma das duas cabines do condutor oferece uma nova experiência de viagem.
Novo conforto na ferrovia Centovalli
A Stadler apresenta uma solução à medida da área “Tailor Made” com o novo comboio elétrico de piso rebaixado para a Ferrovia Centovalli. Quase na hora do seu 100º aniversário, a Stadler está a mostrar uma de um total de oito unidades múltiplas de bitola métrica, que serão entregues em variantes de três e quatro vagões à Ferrovie Autolinee Regionali Ticinesi (FART), a operadora suíça da ferrovia de bitola estreita. Se necessário, os veículos podem ser divididos e utilizados como conjuntos de duas partes.
As novas unidades múltiplas são alimentadas com 1200 V a partir da linha aérea DC e podem suportar gradientes máximos de 6% na ferrovia Centovalli. Têm 63,4 m, 48,9 m e 34,5 m de comprimento nas várias versões disponíveis e podem acomodar, respetivamente, 338 passageiros (128 lugares, 210 de pé) na versão longa, 258 passageiros (95/168) e na versão de três partes pode transportar 174 passageiros (49/125). Equipados com entradas em piso rebaixado, suspensão pneumática, ar condicionado e sistema de informação aos passageiros, oferecem um conforto moderno e estão equipados com espaços para cadeiras de rodas e sanitários adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. O design das unidades múltiplas, que irão moldar a aparência da Ferrovia Centovalli no futuro, é também novo e moderno.
Metro para a transição da mobilidade
Os novos vagões do metro estão também adaptados às necessidades especiais da Berliner Verkehrsbetriebe (BVG). Dois tipos de veículos tiveram de ser desenvolvidos para o sistema de metro historicamente desenvolvido da capital alemã: a série JK com carruagens de 2,40 m de largura para as linhas de perfil pequeno e a série J com uma carruagem de 2,65 m de largura para as novas rotas de grande perfil. Dependendo da frequência do tráfego, podem ser implementados em diferentes comprimentos e configurações de comboios. A série JK consiste em veículos de duas ou quatro partes que podem ser reunidos para formar comboios de seis ou oito carruagens. A série J consiste numa combinação de carros finais e intermédios que podem ser acoplados para formar veículos de dois, quatro e seis carros.
Todos os novos vagões do metro oferecem entradas amplas e sem barreiras para trocas rápidas de passageiros, muito espaço nas passagens e áreas multiusos com espaço para passageiros com mobilidade limitada. Os interiores luminosos e acolhedores transmitem uma boa sensação e é utilizado um moderno sistema de informação de passageiros em tempo real para orientar rapidamente os passageiros.
A BVG e Stadler concordaram em entregar até 1.500 vagões no âmbito do acordo-quadro. Isto faz com que esta seja a maior aquisição de veículos na história do BVG. Estão atualmente encomendadas 376 carruagens. O grande número de comboios idênticos aumenta a compatibilidade dentro da frota e, por conseguinte, a flexibilidade operacional nas operações ferroviárias. Além de entregar os comboios, a Stadler também fornecerá peças de substituição durante um período de 32 anos.
Na feira, a Stadler apresenta um veiculo bipartido do tipo JK com 25,5 m de comprimento, totalmente acessível e com 28 lugares e 114 lugares em pé. A potência de tração é de 540 kW e a velocidade máxima é de 70 km/h.
Além dos veículos ferroviários a Stadler vai apresentar seus desenvolvimentos tecnológicos em produtos da Stadler Signaling, como uma solução modular, fina e de alta qualidade para o controlo de comboios sem maquinista (CBTC) baseado em comunicação e que é compatível com qualquer rede sem fios e pode ser perfeitamente integrado numa infraestrutura existente
O sistema é adequado para comboios ligeiros e elétricos em ramais e também pode ser utilizado em comboios/linhas principais de longo curso (por exemplo, em estações ferroviárias).
Além disso, a empresa leva para a feira o sistema modular de informação de passageiros MOFIS, sistema que consegue interpretar em tempo real toda a operação e passar informações mais corretas para os passageiros.
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