Entre os dias 12 e 20 de março, a região italiana de Balocco - referência internacional no que diz respeito ao desenvolvimento experimental - proporcionou a um grupo de 150 jornalistas europeus a oportunidade exclusiva de testar o novo Avenger e-Hybrid. Balocco é, recorde-se, o berço de vários dos mais recentes lançamentos da marca Jeep, disponibilizando a melhor pista todo-o-terreno da Europa, permitindo todo o tipo de testes de estrada, necessários à avaliação de um veículo.
Eric Laforge, Diretor da marca Jeep na Europa, comentou: “Para a Jeep, o novo Avenger e-Hybrid é extremamente importante, pois reforça ainda mais a 'Liberdade de escolha' que oferecemos ao cliente. Trata-se de uma terceira opção, para além das opções a gasolina e 100% elétrica, que garante um primeiro ponto de acesso à mobilidade elétrica para os que ainda não se sentem preparados para aderir a esta evolução do mercado. O novo Avenger e-Hybrid combina a eletrificação e a transmissão automática que muitos clientes desejam neste momento.”
A experiência “Media Days”, concebida para mostrar as capacidades do Jeep Avenger e-Hybrid permite abraçar a mobilidade elétrica a velocidades mais baixas. Isto é possível graças à integração da transmissão automática de dupla embraiagem e-DCS6, de seis velocidades, com o seu motor elétrico.
O percurso permitiu testar as funcionalidades híbridas (recuperação de energia e condução elétrica a baixa velocidade) e as tecnológicas, como a condução assistida de nível L2; por outro, o percurso fora de estrada demonstrou alguma da versatilidade perante todas as condições meteorológicas, e onde podem ser explorados todos os pontos fortes do modelo: Select Terrain, Hill Descent Control, distância ao solo e ângulos offroad. Os participantes poderam ensaiar o novo Avenger e-Hybrid mediante um teste em cada percurso: conduzir o máximo possível em modo elétrico no percurso em estrada e depois enfrentar, facilmente, o percurso de offroad.
O novo Avenger e-Hybrid foi concebido para ser o primeiro ponto de acesso à eletrificação. Utiliza um grupo propulsor baseado num sistema híbrido de 48V de baixo peso, capaz de proporcionar uma experiência híbrida praticamente completa. Um motor de combustão interna de 100 CV, acoplado a um motor elétrico de 21 kW, está integrado numa transmissão automática de seis velocidades de dupla embraiagem e a um motor de arranque por correia (belt starter) de 48 Volts, conjunto que permite uma transição suave para a propulsão elétrica, bem como uma maior redução de CO2. A bateria de iões de lítio de 0,9 kWh está posicionada sob o banco do condutor, não impactando no espaço interior, que se mantém igual ao do Avenger a gasolina.
Todo o sistema híbrido 48V pesa apenas mais 60 kg do que uma transmissão automática convencional, facto que mantém o peso total do novo Avenger e-Hybrid em apenas 1.280 kg.
O novo Avenger e-Hybrid reduz significativamente o consumo de combustível e, através do Sistema de Tavagem Regenerativa, armazena energia que é libertada, quando necessário, no ciclo do híbrido. Além disso, a transmissão automática eletrificada integrada no sistema híbrido de 48V reduz o consumo de combustível até 20% quando comparada com uma transmissão automática convencional. No total, o consumo do sistema híbrido de 48V é 13% menor em comparação com o motor térmico e, se considerarmos apenas a condução em cidade, a redução pode atingir 28%, no ciclo urbano WLTP.
Isto coloca as emissões do novo Avenger e-Hybrid a um nível de até 111 g/km de CO2 com um consumo líquido decombustível de 4,9 l/100 km (20,4 km/l) no ciclo WLTP.
Além disso, o motor elétrico e o motor térmico podem mover o eixo dianteiro de forma independente. Isto significa que todas as manobras a baixa velocidade podem ser realizadas em modo silencioso e 100% elétrico durante mais de metade da condução citadina, reduzindo consideravelmente o esforço da condução diária. O novo Avenger e- Hybrid oferece um conforto de condução contínuo, desde o estacionamento da viatura com o e-parking, a tornar os engarrafamentos mais suportáveis, graças à facilidade das funcionalidades e-creeping e e-queuing. Para além disso, o novo Avenger e-Hybrid pode funcionar até 1 km com o motor de combustão desligado para uma condução suave em zonas de baixas emissões, como as de circulação a 30 km/h.
O novo Avenger e-Hybrid proporciona um pouco mais de emoção quando o condutor assim o desejar, através da função E-Boost. Neste modo, o binário de 55 Nm do motor elétrico é adicionado ao binário já disponível do motor térmico, melhorando a elasticidade a baixas rotações e no arranque do motor.
Graças a introdução do motor de arranque (belt starter) de 48V, o sistema híbrido assegura também transições suaves e rápidas entre os modos de condução elétrico e de combustão.
Há, contudo, uma outra caraterística do novo Avenger e-Hybrid que torna a condução mais fácil e agradável: a nova transmissão e-DCT6, a partir de agora disponível na gama Avenger e que se mostra ideal para uma condução sem stress em cidade e em autoestrada, operável através de patilhas no volante para aumentar o prazer de condução nesta experiência de paz de espírito.
O novo Avenger e-Hybrid possui uma distância ao solo superior a 200 mm, um ângulo de ataque de 20°, um ângulo de travagem de 20° e um ângulo de saída de 34°, o que significa que as lendárias aptidões da Jeep continuam presentes, apenas se tornou híbrida. De facto, também oferece seis modos de condução, num total de sete assistências: três para condução em cidade e longa distância: Normal-Eco-Sport; três para aventuras off-road: Sand-Mud-Snow; e o Hill Descent Control, que reduz o risco de derrapagem e perda de controlo em declives acentuados e exigentes.
O novo Avenger e-Hybrid está disponível em três versões. De série, todas incluem a interface 100% digital com um painel de 7'': AA/CP sem fios, faróis LED, select terrain, patilhas no volante e um conjunto completo de características de segurança. A partir daqui, cada cliente pode escolher as especificações que melhor se adaptam às suas necessidades.
A versão Longitude, de acesso ao novo Avenger e-Hybrid, apresenta-se elegante e versátil, com jantes de liga leve de 16 polegadas. O cruise control está presente, bem como a segurança e a tecnologia sem compromissos, com a oferta de um conjunto completo de funcionalidades, incluindo travagem de emergência autónoma, reconhecimento de sinais de trânsito, assistência à manutenção na faixa de rodagem e assistência à atenção do condutor.
Mais acima, o patamar Altitude traduz uma jornada Jeep de nivel superior, com estilo e conforto adicionais. O design exterior é realçado por jantes de liga leve de 17 polegadas. No interior, os bancos premium proporcionam outro toque de elegância. Características adicionais, como o painel de instrumentos totalmente digital de 10,25 polegadas e o cruise control adaptativo, elevam ainda mais o estatuto aspiracional do veículo.
Por fim, a versão topo de gama Summit, que representa o pináculo em termos de conteúdo, estilo e características, começando pelo exterior apelativo com jantes de liga leve de 18 polegadas e faróis dianteiros e traseiros 100% LED. No interior, encontramos iluminação ambiente multicolorida e um espelho retrovisor electrocromático sem moldura que acrescenta sofisticação ao conjunto. No que diz respeito à tecnologia, o nível Summit está numa classe à parte, oferecendo acesso e arranque do motor sem chave, monitorização do ângulo morto, uma câmara traseira de 180 graus com visão drone, sensores de estacionamento de 360 graus, máximos automáticos, portão traseiro com abertura mãos-livres e capacidade de condução autónoma de Nível 2.
Os clientes podem personalizar ainda mais o seu veículo através de uma estratégia simplificada de packs de opcionais, com uma seleção de elementos que vai ao encontro de todas as expectativas: isto inclui tecnologia de ponta e conteúdos como o sistema áudio premium JBL, bancos em pele com regulações elétricas e função de massagem no lugar do condutor, bem como a opção de Condução Assistida de Nível 2.
Podem, também, optar por outros elementos exteriores, como o recém-introduzido teto de abrir, que proporciona prazer a céu aberto tanto aos condutores como aos passageiros.
Em termos de preços, a versão Longitude do novo Avenger e-Hybrid começa nos 26.539 € e os clientes podem também optar por uma oferta de financiamento exclusiva por 265 €/mês*.
O novo Avenger e-Hybrid estará disponível nos concessionários Jeep a partir do final de abril.
Comentarios