Os primeiros seis meses de 2024 da Automobili Lamborghini apresentam resultados recorde em termos de entregas, receitas e resultados operacionais, graças ao sucesso comercial dos três modelos atualmente produzidos na fábrica de Sant’Agata Bolognese: Revuelto, Urus e Huracán. Em detalhe, foram entregues 5.558 automóveis, gerando receitas de 1.621 milhões de euros: um aumento de 14,1% face ao período homólogo de 2023, com o lucro operacional a subir para um recorde de 458 milhões de euros.
Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini, comentou: “Estamos extremamente orgulhosos dos resultados que alcançámos no primeiro semestre de 2024. Estamos a atravessar uma fase crucial, apoiada pelo maior investimento da história da empresa, com o principal objetivo de expandir a nossa oferta de produtos. Este processo exige recursos significativos, mas estes esforços são essenciais para sustentar o nosso crescimento e garantir que a Automobili Lamborghini continua a inovar e a liderar no setor dos superdesportivos de luxo.”
A rendibilidade atingiu os 28,2%, demonstrando o sucesso da estratégia da empresa e o melhor equilíbrio entre as entregas e os parâmetros financeiros.
Paolo Poma, Diretor Geral e CFO da Automobili Lamborghini, comentou: “Estamos satisfeitos por o nosso caminho de crescimento ter sido consolidado mais uma vez. A tendência positiva e o forte banco de encomendas reforçam a confiança para que, mesmo num ano marcado pela transição para o híbrido, possamos confirmar o crescimento das principais métricas financeiras e de negócio, refletindo a força da marca no segmento de luxo e superdesportivo.”
Em termos de entregas, a distribuição de automóveis nas três macroáreas continua equilibrada, com a EMEA, Américas e a APAC a registarem 2.498, 1.849 e 1.211 veículos entregues, respetivamente. Relativamente aos mercados individuais, os Estados Unidos mantêm-se na liderança (1.621 automóveis entregues), seguidos pela Alemanha (595), Reino Unido (514), Japão (354), China Continental, Hong Kong e Macau (337), e Itália (268). O banco de encomendas continua sólido, com a Revuelto a projetar uma espera de mais de dois anos. Para o Huracán, as encomendas cobrem todo o ciclo de produção até ao fecho previsto da linha, em dezembro. O Urus SE, apresentado no final de abril no Salão Internacional de Pequim, também obteve uma resposta positiva por parte dos clientes, com encomendas que abrangem cerca de um ano de produção.
Outro marco será alcançado em breve com a inauguração do sucessor do Huracán a 16 de agosto na Monterey Car Week: o mesmo local que no ano passado estreou o concept car Lanzador, uma antevisão do primeiro modelo totalmente elétrico. Este novo superdesportivo HPEV (High Performance Electronic Vehicle) marcará a conclusão do processo de hibridização da gama Lamborghini, apresentando um novo motor V8 biturbo combinado com um sistema híbrido.
Comentarios