top of page
Foto do escritorRedação Europa

Marcas do BMW Group em Portugal registaram queda de 2.5% no volume de veículos vendidos face a 2023


As três marcas do BMW Group – BMW, MINI e BMW Motorrad – registaram um desempenho sólido em 2024. Vendas de modelos eletrificados continuam a crescer acima do mercado, confirmando a aposta bem-sucedida numa mobilidade mais sustentável. Com a queda mais expressiva das marcas de automóveis, sector de motociclos diminui impacto negativo maior para o Grupo com mais um ano recorde de vendas em Portugal.


 

Em 2024, as três marcas do BMW Group – BMW, MINI e BMW Motorrad – registaram um total de 18.004 unidades vendidas em Portugal, o que representa um ligeiro decréscimo de 2,5% face ao ano de 2023.


Os dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP) revelam que, neste último ano, o mercado automóvel de veículos ligeiros de passageiros cresceu 5,1%, o que corresponde a um total de 209.715 veículos.


Em mais um ano desafiante para o setor, a eletrificação continua a dar sinais de crescimento.

Em Portugal, os veículos híbridos e 100% elétricos representam um total de 105.123  unidades, o que corresponde a 50% do total de mercado de ligeiros de passageiros. No caso da BMW, este valor situa-se nos 75%, claramente acima da média nacional. Para a Mini, o destaque vai também para a eletrificação da gama, que já representa 61% do total das vendas da marca. A mobilidade elétrica também está a dar os seus primeiros passos na BMW Motorrad, que este ano cresceu 62% neste segmento.


BMW – Veículos elétricos representam mais de 30% das vendas

Em 2024, a BMW registou 13.423 unidades vendidas, o que corresponde a um decréscimo de 3,9% face ao ano anterior, valor influenciado pela transição da gama de produtos. Ainda assim, a marca conseguiu manter a sua posição de destaque no mercado graças à sua capacidade de inovação e adaptação às novas tendências, resultando num crescimento de 17% das vendas de veículos totalmente elétricos. No total, mais de 30% das vendas BMW já correspondem a veículos com este tipo de motorização, o que contrasta positivamente com a média de apenas 20% do mercado, evidenciando o esforço da marca em oferecer soluções mais sustentáveis aos seus Clientes.


O BMW i4 destacou-se como o modelo mais vendido entre os elétricos, com 1.271 unidades entregues, seguido de perto pelo BMW iX1, com 1.065 unidades comercializadas em Portugal. Com 2.089 unidades vendidas em 2024, o BMW X1 revelou-se o modelo de maior sucesso  da marca em 2024, refletindo a preferência dos clientes por SUVs compactos e versáteis.


Mini – Ano marcado pela renovação completa da gama

Em 2024, a MINI comercializou um total de 1.902unidades no mercado português. Este resultado representa um decréscimo de 7,6% em relação ao ano anterior e é o reflexo, de acordo com o grupo, da renovação total da gama de produtos ao longo do ano.


Ainda assim, neste contexto de transformação, a Mini alcançou um expressivo crescimento de 117% nas vendas de veículos elétricos em comparação a 2023. Neste segmento, o modelo Countryman E destacou-se como o grande impulsionador, com 264 unidades comercializadas. Atualmente, a gama 100% elétrica já representa 46% do total das vendas em Portugal.


BMW Motorrad – Recorde de vendas pelo 8º ano consecutivo

Em 2024, a BMW Motorrad alcançou um expressivo crescimento de 9,4%, consolidando firmemente a sua posição de referência no segmento de motociclos premium.

Com 2.679 unidades vendidas, a BMW Motorrad estabeleceu o oitavo recorde de vendas consecutivo em Portugal.


O modelo mais vendido foi a aclamada BMW R 1300 GS que, juntamente com a sua variante Adventure,  somaram 670 unidades vendidas. Já a renovada gama F registou 625 unidades comercializadas ao longo do ano.


O lançamento da CE02, também veio reforçar a aposta da marca na mobilidade urbana, sendo esta gama já responsável por 10% de vendas da marca em Portugal. 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page