Embora as vendas globais da indústria tenham registado uma quebra nos últimos meses, o forte desempenho da Stellantis em determinados países reforça a opção da marca em acelerar a eletrificação, até para cumprir regras cada vez mais exigentes na Europa em termos de emissões.
Num mercado eletrificado em desaceleração, a Stellantis registou um crescimento significativo graças às suas amplas ofertas de BEV, PHEV e MEV. Os BEV alcançaram uma quota de 12,5% na UE29, em outubro, com um crescimento de 1,2% nas vendas. Em França, os volumes cresceram mais de 10% (mais de 31% no acumulado do ano), com o Peugeot E-208 a ser um dos VE mais vendidos nos primeiros dez meses do ano.
Desde o seu início que o Peugeot E-208 e o Fiat 500e têm estado entre os 5 veiculos totalmente eletricos mais vendidos (VP e VCL).
Graças aos aumentos de produção, o Citroën ë-C3 assumiu, de imediato, a liderança do mercado francês de veículos elétricos em outubro último. As vendas também cresceram em Portugal (+31,4%), Bélgica (+16%) e Polónia (+12%), tendo-se ainda registado um crescimento de três dígitos (+188%) no Reino Unido, onde a Stellantis é o principal fabricante de furgões elétricos, com a Vauxhall a liderar os canais de retalho elétrico e de Motability no acumulado do ano.
Em termos globais, a marca Peugeot teve um desempenho especialmente bom, aumentando as vendas em 12,3% e quase 1 p.p. em quota em relação ao ano passado. A Stellantis é o grupo número 1 em vendas em França, Itália e Portugal em outubro e no acumulado do ano, ocupando o pódio na Alemanha, Espanha e Reino Unido. Após os primeiros dez meses de 2024, a Stellantis reporta uma quota de mercado de 17,5% nos mercados da UE29 até outubro e mantém a sua forte posição como o segundo grupo mais vendido no ranking europeu.
Em Portugal, no final de outubro, a Stellantis detinha 25,3% de quota global, sendo o líder do mercado total nos VP e VCL e no acumulado dos dois. Seis dos seus modelos lideram as vendas nos seus segmentos, no acumulado do ano: os Fiat 500 e Panda são os best sellers do segmento A, o Peugeot 2008 é o SUV mais vendido no país, os 308 e 308 SW são respetivamente o modelo e a carrinha mais vendida do segmento C, e o Peugeot Partner e o Citroën Berlingo são os dois furgões mais comercializados.
A Stellantis detinha 30% de quota em França e mais de 31% em Itália, contando com cinco modelos no top-10 de vendas em ambos os mercados (VP). Em França, os modelos mais vendidos são os Peugeot 208, 308, 2008 e 3008 além do Citroën C3, enquanto em Itália, a lista inclui os modelos Fiat Panda, Lancia Ypsilon, Citroën C3, Peugeot 208 e Jeep Avenger, modelo que também garantiu a posição de SUV mais vendido. Na Alemanha, as vendas aumentaram mais de 7% em outubro, com várias marcas, como a Citroën, Opel, DS Automobiles e Peugeot, a registarem um crescimento significativo em relação a 2023 e a manterem a quota de mercado perto dos 14%. Croácia, República Checa, Estónia, Irlanda, Roménia e Eslovénia também registaram crescimentos significativos das vendas, em termos acumulados do ano.
“Apesar de um mercado desafiante e em evolução, a Stellantis continua a provar a sua resiliência e adaptabilidade na Europa”, afirmou Jean-Philippe Imparato, Chief Operating Officer da Stellantis, Europa Alargada. “O nosso forte crescimento nos principais segmentos elétricos e o desempenho de destaque em vários mercados demonstram o nosso empenho em cumprir a regulamentação da UE, protegendo simultaneamente o seu próprio ecossistema, com o objetivo claro de proporcionar uma mobilidade limpa, segura e acessível aos nossos clientes na Europa e não só”.
A Stellantis Pro One é líder de mercado VCL, com mais de 31% de quota em outubro, registando um aumento em volume de 3,6% em relação a 2023, e assegurando uma quota de 35,7% no segmento BEV.
Na Alemanha, este crescimento foi novamente particularmente notável, com liderança e forte quota de mercado de 23,3%, com +2,3 p.p. em relação ao mesmo período do ano passado. As vendas de outubro também registaram crescimentos na Áustria (+12,6%), onde a divisão assegura a liderança do mercado pela quarta vez consecutiva, com 27,5%; em França as vendas no mês aumentaram +5,2%, sendo a Stellantis Pro One líder em todos os segmentos; as vendas na Holanda registaram um forte crescimento de +110%, levando à liderança com 26,2% de quota no mercado total VCL e 28,9% no mercado de E-VCL.
Em Portugal mantém-se a forte liderança da Stellantis Pro One, com 47,13% de quota de mercado e a Peugeot como marca mais vendida, com perto de 20% de quota.
Já no Reino Unido a divisão mantém-se no pódio, tendo registado um aumento de vendas de +22,6% em outubro de 2024 face a igual mês de 2023, e 27,9% de quota no mercado VCL total. É também sua a liderança do mercado espanhol, com 42% de quota, reportando as marcas Citroën e Peugeot como líderes de mercado VCL e BEV-VCL, respetivamente. Em Itália, a Stellantis ocupa a primeira posição com 38,24% de quota, com a marca Fiat Professional na liderança do mercado com 21,5% de quota, assegurando o modelo Ducato quase 10% do mercado. Por fim, acrescente-se a liderança do mercado VCL na Polónia em outubro, com 24,6% de quota.
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