Novas locomotivas Stadler de bitola métrica para empresas Suíças
- Redação Europa
- 13 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

A Rhaetian Railway (RhB) e a Matterhorn Gotthard Railway (MGBahn) assinaram um contrato com a Stadler para a produção de onze novas locomotivas de bitola métrica. Oito das locomotivas produzidas em Bussnang (TG) vão para a RhB e três para a MGBahn. Com a aquisição, as atuais, que estão a chegar ao fim da sua vida útil podem ser retirados de serviço e as frotas de veículos da empresa podem ser harmonizadas e aumentadas. O volume da encomenda ronda os 100 milhões de francos suíços.
O conceito inovador das locomotivas híbrida de bitola métrica permite que os veículos nos estaleiros de construção das duas ferrovias sejam operados tanto de forma elétrica através de catenária ou por motores a diesel. Isto aumenta a flexibilidade e permite uma operação eficiente sob diferentes condições, por exemplo, quando se trabalha com linhas aéreas desligadas ou durante cortes de energia. As locomotivas personalizadas possuem quatro eixos com tração monoeixo e são concebidas para atingir uma velocidade máxima de 100 km/h.

Todas elas são produzidas em Bussnang, Thurgau.
Veículos adicionais em RhB para tempos de intervenção mais curtos
Com a aquisição de oito novas locomotivas, poderão ser substituídas cinco das atuais locomotivas do serviço ferroviário da RhB. Além disso, com os três veículos adicionais, o tempo de intervenção em caso de perturbações pode ser reduzido, uma vez que mais veículos são posicionados ao longo da rede para eventuais problemas técnicos com as titulares das composições. Devido aos muitos troços do percurso sem acesso rodoviário, em caso de interrupção ou incidente, é essencial utilizar rapidamente locomotivas potentes para chegar aos comboios retidos ou ao local do incidente. As novas locomotivas também atendem às crescentes exigências dos veículos que surgiram devido ao aumento dos trabalhos de construção e manutenção combinados com pausas operacionais mais curtas.
Substituição para veículos MGBahn antigos
A MGBahn também está a adquirir as três novas locomotivas de serviço para substituir os veículos antigos do modelo HGm 4/4 61-62. As novas locomotivas serão utilizadas na manutenção e intervenção na infra-estrutura ferroviária. São utilizados durante todo o ano para transporte durante projetos de manutenção, conversão e renovação. As novas locomotivas Stadler desempenham um papel central na remoção de neve no inverno.


Dados técnicos das novas locomotivas do serviço ferroviário da RhB
Peso: 63 toneladas
Tração inicial 220 kN
Potência na corrente alternada elétrica 1.500 kW
Potência na corrente elétrica contínua 1.000 kW
Potência a partir de um motor diesel de 700 kW
Velocidade máxima 100 km/h
Diâmetro da roda nova/antiga 1070/1000 mm
Vácuo dos travões e ar comprimido
Dados técnicos das novas locomotivas do serviço ferroviário da MGBahn
Peso 63 toneladas
Força de tração inicial máxima da cremalheira 280 kN
Potência na corrente contínua 1.300 kW
Potência em motor diesel de 700 kW
Velocidade máxima 70 km/h
Diâmetro da roda nova/antiga 796/770 mm
Vácuo dos travões e ar comprimido
Comments