A Alfa Romeo está de volta ao maior segmento do mercado europeu. O Milano, acaba de ser apresentado e chega com um design italiano desenvolvido pela Alfa Romeo no Centro Stile (Turim).
O Milano é "Eletrica" com uma bateria de 54 kWh e está disponível com 156 cv ou na versão topo de gama Veloce com 240 cv, o epítome da desportividade da Alfa Romeo que chega com diferencial autoblocante mecânico, vias alargadas com barras estabilizadoras específicas à frente e atrás, suspensão e sistema de travagem desportivos e jantes de 20 polegadas.
O Milano é também "Ibrida", equipado com motorização 48-V Hybrid VGT de 136 cv, com turbo de geometria variável, o único automóvel da classe dos compactos premium a oferecer também a variante de tração integral Q4 com gestão automatizada da tração traseira.
Design Exterior
O Alfa Romeo Centro Stile redefine os cânones do design no segmento.
O novo Alfa Romeo chega com suas dimensões compactas - 4,17 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,5 m de altura, e ostenta uma forte identidade, composta por um número limitado de elementos que incluem o lendário escudo, nas variantes Leggenda e Progresso, talvez a assinatura mais famosa e reconhecível no mundo automóvel. Contribui para a sua poderosa personalidade o visual arrojado da frente, com faróis "3+3" Full LED Matrix adaptativos. Por fim, o estilo Alfa Romeo é caracterizado pela qualidade das superfícies, as quais criam reflexos ricos e harmoniosos através de contrastes volumétricos distintos.
Design Interior
A mesma inspiração de pura desportividade pode ser encontrada no interior do automóvel, onde se destacam a atenção italiana a todos os pormenores. Destaque para o volante compacto e o painel de instrumentos com o seu histórico design "telescópico" que criam uma experiência de condução única. No centro do painel de instrumentos, o destaque é um ecrã TFT de 10,25" totalmente digital, para aceder aos dados do automóvel e às definições das tecnologias de condução. No centro do tablier e orientado para o condutor, está um sistema de ecrã tátil de 10,25" desenvolvido para trabalhar com widgets, com componentes gráficos concebidos para uma interação intuitiva com todas as funcionalidades, que podem ser personalizados através de um simples e rápido movimento de arrastar e largar. Cada utilizador pode criar a sua própria página inicial, onde cada uma das funcionalidades do automóvel é uma aplicação em si. Para embelezar ainda mais o interior, as saídas do ar condicionado têm a forma de um Quadrifoglio (trevo de quatro folhas), o símbolo por excelência da desportividade da Alfa Romeo. Por fim, para chamar a atenção e acolher o condutor, destacam-se os bancos desportivos Sabelt com um encosto envolvente que combina elevada resistência mecânica, ergonomia perfeita e leveza estrutural.
Conforto
Apesar do seu tamanho compacto, o Milano entrega uma capacidade de carga de 400 litros, acessível através da tecnologia mãos-livres. A novidade italiana também inclui elementos exclusivos, como o cómodo compartimento de arrumação do organizador de cabos, situado sob o capot, como um local prático para guardar o cabo de carregamento. Para aumentar ainda mais o conforto, o Milano oferece uma série de funcionalidades de assistência ao condutor, para ajudar no controlo longitudinal e lateral do veículo (condução autónoma de nível 2). Em conjunto com os sensores de estacionamento de 360°, a câmara traseira de 180° monitoriza a área circundante, para proporcionar um sistema de estacionamento semiautónomo inovador e prático.
Por fim, o modelo pode, também, incluir a tecnologia de acesso de proximidade, para abrir e fechar o automóvel de forma rápida e simples, aproximando-se ou afastando-se do veículo, sem que o cliente tenha de efetuar qualquer ação.
Comportamento Dinâmico
O Milano promete entrar no mundo dos automóveis elétricos como um verdadeiro Alfa Romeo. A equipa que coordenou o desenvolvimento da dinâmica de condução é a mesma que desenvolveu o Giulia GTA no centro de testes de Balocco, na província de Vercelli, com o objetivo claro de que o novo carro atinja a melhor aderência à estrada da sua classe, possível graças a soluções técnicas específicas na versão Veloce: tem a direção mais direta do segmento (14.6), especialmente calibrada para ser extremamente precisa, para reforçar as suas excecionais qualidades de aderência à estrada; a suspensão desportiva foi rebaixada em 25 mm; as barras estabilizadoras dianteiras e traseiras são extradesportivas para garantir curvas rápidas com um elevado nível de aderência; o sistema de travagem tem discos dianteiros com mais de 380 mm e pinças monobloco de quatro êmbolos; o diferencial Torsen oferece a melhor tração possível em todas as condições. Os pneus de 20" de alto desempenho são também específicos para veículos elétricos e oferecem uma grande aderência. Tudo isto constitui a base de um automóvel compacto único, com um carácter desportivo puro e reconhecível da Alfa Romeo.
O Milano também inclui o sistema Alfa D.N.A.. O modo "Dynamic", parcialmente possível graças à calibração específica da direção e do acelerador, oferece a máxima performance e prazer de condução. Num cuidadoso equilíbrio entre desempenho e conforto, o modo "Natural" foi concebido para uma utilização quotidiana, enquanto o modo "Advanced Efficiency" foi calibrado para obter a máxima eficiência energética, reduzindo o consumo sem afetar o prazer de condução. Por fim, apenas na versão híbrida Q4, está disponível um quarto modo denominado Q4, para condições de baixa aderência.
Conectividade
EV ROUTING: Navegação Conectada.
O EV Routing é um inovador sistema conectado incorporado no navegador que gere as necessidades de carregamento do cliente, de forma automática e sem complicações. Tudo o que os clientes precisam de fazer é definir o seu destino e, em seguida, o sistema de navegação calcula automaticamente quaisquer paragens de carregamento necessárias ao longo do percurso, com acesso a mais de 600.000 pontos de carregamento, a rede mais extensa da Europa. A monitorização em tempo real do tráfego, da bateria e do estilo de condução torna possível confiar no EV Routing para uma experiência de condução sem ansiedade de carregamento.
Alfa Connect Services, o pacote de serviços conectados.
A novidade está equipada com o "Alfa Connect Services", a ferramenta que oferece conetividade avançada a bordo e uma gama de serviços para a máxima segurança e conforto. Graças à tecnologia over-the-air (OTA), os mapas e o software do automóvel estão sempre atualizados. As várias funções que tornam a experiência a bordo a melhor de sempre incluem o "My Navigation", composto por aplicações para procurar remotamente destinos e pontos de interesse (PoI), bem como alertas em tempo real sobre o trânsito, meteorologia e radares de velocidade. Através da aplicação para smartphone My Alfa Connect, os clientes podem também interagir com o automóvel através do "My Remote", com vários serviços, tais como: controlo remoto das funções do automóvel (abertura/fecho das portas ou acendimento das luzes) através do smartphone ou smartwatch; localização do veículo; controlo de determinados parâmetros (velocidade e zona) e notificações em caso de desrespeito dos mesmos. O E-Control oferece também a possibilidade de gerir à distância o início, a paragem e a programação do carregamento ou, se necessário, de aquecer ou arrefecer o habitáculo antes de entrar no veículo.
Outra grande inovação é a integração do assistente virtual Hey Alfa e do ChatGPT (I.A.), os quais utilizam o reconhecimento de voz para proporcionar um "copiloto" útil e discreto nas deslocações, para informações, conselhos e para responder a todas as necessidades do condutor.
Milano Eletrica
Na versão elétrica do Milano, a Alfa Romeo selecionou uma fonte de energia de nova geração, combinando um motor elétrico ("Hybrid Synchronous Motor") e uma nova bateria. Com a sua elevada potência, binário e calibração específica do grupo propulsor elétrico, o novo desportivo compacto oferece um prazer de condução sem cedências, com uma dinâmica líder no segmento. Disponível em duas versões de potência - 156 ou 240 cv - o novo automóvel garante um excelente desempenho e uma condução envolvente e desportiva, como qualquer outro Alfa Romeo. A bateria de 54 kWh oferece uma elevada densidade energética e uma excelente relação entre a energia nominal e a energia utilizável. Especificamente, na versão de 156 cv, a bateria de iões de lítio assegura 410 quilómetros de autonomia no ciclo WLTP ou 590 quilómetros no ciclo urbano. O carregamento do novo MILANO é muito simples: nas estações de carregamento rápido DC de 100 kW são necessários menos de 30 minutos para carregar a bateria de 10 a 80%.
Milano Ibrida
O novo modelo oferece duas soluções de tração para a versão Ibrida: tração dianteira ou tração integral Q4, uma novidade no segmento premium que estará disponível numa fase posterior.
A versão hibrida adota uma arquitetura 48-V Hybrid VGT com 136 cv. O motor de combustão interna é um propulsor com três cilindros e 1.2 litros de cilindrada - que funciona de acordo com o ciclo Miller - e está equipado com turbo de geometria variável e distribuição comandada por corrente para uma fiabilidade máxima. A componente elétrica é composta por uma bateria de iões de lítio de 48 Volts e um motor elétrico de 21 kW integrado na inovadora caixa de dupla embraiagem de 6 velocidades, a qual trabalha em conjunto com o inversor e a unidade de controlo da transmissão para garantir a máxima eficiência.
O modelo oferece uma experiência de condução suave para circular na cidade em modo elétrico em mais de 50% do tempo; o MILANO garante a condução elétrica não só durante as manobras de estacionamento ou a baixa velocidade em zonas urbanas, mas também fora da cidade, sob carga limitada, até 150 km/h.
Milano Speciale (Versão especial de lançamento)
O Milano Speciale apresenta uma versão de lançamento topo de gama disponível com as motorizações Ibrida (136 cv) e Eletrica (156 cv). O Milano Speciale, limitado exclusivamente à edição de lançamento, sintetiza desportivismo, tecnologia e conforto numa configuração única que inclui uma seleção orientada das melhores especificações oferecidas pela gama.
No exterior, destacam-se o emblema "Progresso", os acabamentos desportivos mate com apontamentos no novo e já icónico vermelho Arese e as jantes de liga leve de 18" "Petali". O interior é embelezado com pormenores desportivos e exclusivos, como o interior em vinil e tecido "Spiga", o volante em pele e o banco do condutor com comando elétrico e função de massagem. A atenção ao detalhe é assegurada pela elegante e distinta iluminação interior de oito cores que assinala as saídas de ar, o túnel central e o icónico "Telescópio". Esta versão de lançamento oferece ainda, de série, condução autónoma de nível 2, navegação conectada, câmara traseira de 180°, porta traseira elétrica mãos-livres e sistema keyless com tecnologia de acesso de proximidade.
Além disso, está também equipado com um carregador trifásico de bordo de 11 kW, para garantir o melhor desempenho de carregamento em todas as situações.
GAMA
O Alfa Romeo Milano apresenta uma estratégia de gama que facilita ainda mais a configuração personalizada. É proposto com quatro grupos propulsores: IBRIDA de 136 cv, IBRIDA Q4 de 136 cv, ELETTRICA de 156 cv e ELETTRICA VELOCE de 240 cv. Três packs completam a oferta: Techno, para as melhores especificações em termos de segurança, tecnologia e funcionalidade, como a condução autónoma de nível 2, a porta traseira elétrica com mãos livres, as luzes LED Matrix e a navegação conectada com assistente virtual; Premium, para o melhor do conforto e da exclusividade, graças ao interior em tecido vinílico, ao banco do condutor com comando elétrico e função de massagem, à iluminação ambiente interior e aos pedais e ao apoio de pé em alumínio; Sport, o qual, por definição, oferece o melhor da desportividade com bancos Sabelt, estofos em Alcantara e elementos exteriores desportivos.
Em Portugal as encomendas do Alfa Romeo Milano serão abertas durante o próximo mês de Maio, momento em que serão comunicados os preços da gama.
Comments