A Kia lançou uma nova geração do Kia Sorento, modelo integrado no segmento D-SUV, que apresenta argumentos renovados em matéria de conforto, tecnologia, segurança e eficiência.
A gama Sorento é composta por duas motorizações híbridas (HEV e PHEV), em linha com a transição da Kia para um fornecedor de soluções de mobilidade sustentável. No mercado português, o Sorento é comercializado exclusivamente com sete lugares, o que faz deste modelo uma das poucas propostas eletrificadas a oferecer este argumento de versatilidade no nosso país.
O novo Sorento já está disponível para encomenda, num único nível de equipamento, designado “Concept. Os preços são de 61 450 euros na versão 1.6 T-GDi HEV Concept e de 67 950 euros no 1.6 T-GDi PHEV Concept, estando em curso uma campanha a pronto pagamento que reduz os preços de ambas as versões para, respetivamente, 58 950 euros e 65 450 euros.
A Astara, representante da marca em Portugal, desenvolveu ainda uma campanha especial para empresas, particularmente focada na versão PHEV, com o preço de 49 990 euros, acrescido de IVA totalmente dedutível.
"O novo Kia Sorento acompanha o percurso da Kia rumo a uma nova era de condução mais responsável", salienta Sjoerd Knipping, vice-presidente de Marketing e Produto da Kia Europa.
“Um conjunto completo de funcionalidades avançadas de segurança, combinado com motorizações altamente eficientes e eletrificadas, fazem do novo Kia Sorento o automóvel perfeito para clientes que procuram uma condução segura, fiável e descontraída”.
Caráter reforçado
A atualização significativa das linhas exteriores confere ao novo Kia Sorento uma presença marcante dentro e fora de estrada.
Na secção dianteira, o novo design do capô vinca o seu posicionamento de SUV, com um volume maior e uma silhueta mais definida. O logótipo da Kia foi movido para a zona superior do capô, enquanto os faróis verticais exclusivos e as luzes de circulação diurna “star map” sublinham a imagem progressiva e de alta tecnologia, tal como a nova grelha do radiador, que apresenta agora um padrão de malha tridimensional.
Em conjunto, a geometria vertical dos faróis e das luzes traseiras criam uma harmonia visual e destacam a aparência típica de um SUV. As luzes de mudança de direção dianteiras com efeito sequencial completam o visual de alta tecnologia. O para choques dianteiro redesenhado transmite robustez, incluindo um amplo resguardo inferior, faróis de nevoeiro redesenhados e um revestimento específico das entradas de ar verticais que sublinham a imagem musculada.
Na secção lateral, o design revisto dos guarda-lamas confere uma aparência tridimensional mais vincada, num conjunto que faz sobressair as novas jantes de liga leve, de 19 polegadas.
Na secção traseira, as luzes apresentam um formato atualizado, com LEDs angulares e um grafismo de tipo “star map”, criando um efeito simétrico que contribui para a harmonia visual.
A luz de travagem LED numa posição mais elevada sugere uma imagem de alta tecnologia e classe superior, enquanto o para-choques traseiro com novo desenho e o revestimento das saídas de escape conferem uma aparência mais robusta. Em simultâneo, o resguardo de proteção inferior largo e bem visível, combinado com o revestimento a preto, contribui para a verdadeira imagem SUV do novo modelo.
O novo Kia Sorento está disponível em nove cores exteriores, incluindo três novas tonalidades:
Volcanic Sand, Interstellar Grey (conhecida do EV6) e Cityscape Green. Snow White Pearl, Aurora Black Pearl, Silky Silver, Gravity Blue, Steel Gray e Mineral Blue integram a palete de escolha.
Habitáculo renovado garante máximo conforto a bordo
O habitáculo do Sorento oferece uma notável sensação de espaço. O efeito é sublinhado por uma faixa minimalista de iluminação ambiente interior, disponível em 64 cores, que se prolonga de um lado ao outro do tabliê, junto ao comando da caixa de velocidades e no revestimento das portas dianteiras. O visor curvo e o ecrã tátil multimodo criam uma sensação de alta tecnologia e modernidade. O seletor da caixa de velocidades “shift by wire” foi redesenhado, enquanto o forro de teto preto, os pedais em metal e o teto panorâmico de série conferem ao habitáculo do novo Sorento um caráter tecnológico, ousado e moderno.
Destaque ainda para os novos bancos dianteiros de relaxamento, o banco do condutor com tecnologia Ergo Motion com suporte lombar tipo célula de ar e suporte com regulação elétrica, além dos bancos de condutor e passageiro da frente com função de memória. O volante em pele sintética inclui sistema de aquecimento e regulação elétrica da altura e profundidade. Os bancos dianteiros reguláveis, ventilados e aquecidos, bem como os bancos aquecidos da segunda fila garantem conforto nestas áreas.
Motorizações eletrificadas
O conjunto de propulsão do Sorento híbrido plug-in (PHEV) inclui um motor 1.6 T-GDi e uma bateria de 13,8 kWh, associado a uma transmissão automática de seis velocidades (6AT). Este sistema debita uma potência combinada de 253 cv e um binário máximo de 367 Nm. As emissões de CO2 situam-se em apenas 37 g/km e o consumo combinado é de 1,6 l/100km(norma WLTP). A autonomia em modo totalmente elétrico atinge 65 km em ciclo misto e 55 km em ciclo urbano (norma WLTP). A versão PHEV está disponível exclusivamente com tração integral, do tipo Active on Demand.
Por sua vez, o Sorento híbrido (HEV) está equipado com um motor 1.6 T-GDi e uma bateria de 1,49 kWh, contando igualmente com uma transmissão automática 6AT. A potência combinada é de 210 cv e o binário máximo de 367 Nm. As emissões de CO2 são de 129g /km e o consumo combinado cifra-se em 5,7 l/100 (norma WLTP).
Tecnologia a bordo de última geração
O habitáculo está equipado com dois ecrãs panorâmicos integrados: um ecrã tátil de infotainment de 12,3 polegadas com navegação e um painel de instrumentos totalmente digital com a mesma dimensão. Adicionalmente, o head-up display de 10 polegadas permite que o condutor observe informações básicas sobre o veículo e o trânsito mantendo a visão na estrada.
O sistema de infotainment pode ser controlado através do visor tátil multimodo e inclui navegação online, incluindo serviços telemáticos, reconhecimento de voz e conectividade Bluetooth. O sistema foi concebido de modo a que a Kia possa enviar remotamente atualizações de software e de mapas para o veículo. O controlo de temperatura é de zona tripla e totalmente automático.
O novo Sorento está disponível com reconhecimento de impressões digitais, permitindo ao condutor vincular o seu perfil de utilizador e colocar o motor em funcionamento. Este sistema pode também ser utilizado para ativar o modo de serviço de estacionamento (modo Valet Parking) como uma alternativa à inserção do código PIN. Além disso, uma chave digital 2.0 dá a possibilidade de utilizar o smartphone como uma chave inteligente. O novo Sorento inclui ainda câmara de visão 360º, carregador de telefone sem fios, seis portas de carregamento USB-C (duas por fila) e um sistema de som premium Bose.
A funcionalidade de “transferência de perfil de utilizador” permite efetuar cópias de segurança das preferências Kia Connect no veículo através da nuvem e transferir as definições de um automóvel para outro. Esta função foi concebida para clientes que alternam frequentemente entre diferentes automóveis equipados com Kia Connect, como pode ocorrer em frotas com automóveis partilhados ou famílias com mais do que um veículo equipado com o Kia Connect.
Utilizando o Kia Connect, os condutores do Sorento PHEV podem também visualizar e controlar o estado de carregamento do veículo, além de planear um percurso com navegação online, sincronizar calendários Apple e Google e aceder a funcionalidades a bordo, como por exemplo a proximidade das estações de carregamento, meteorologia e alertas de trânsito em tempo real.
Segurança melhorada
No capítulo da segurança, o novo Sorento apresenta como novidade a Assistência à Condução em Autoestrada HDA 2.0 com Assistência à Mudança de Faixa e Monitor do Espaço Circundante (SVM) com função de visualização 3D. A Assistência à Prevenção de Colisões Frontais também foi atualizada para incluir Viragem e Travessia em Cruzamentos, Assistência à Direção Evasiva, mudança para a faixa de rodagem em sentido contrário e mudança para a faixa de rodagem contígua.
Outros equipamentos incluídos de série são o Cruise Control Inteligente Baseado na Navegação (NSCC), Assistência à Prevenção de Colisões pelo Ângulo Morto (BCA) com Assistência à Prevenção de Colisões Traseiras (RCCA), Assistência à Saída Segura (SEA), Monitor do Ângulo Morto (BVM), Sistema Inteligente de Auxílio Remoto ao Estacionamento (RSPA) e Assistência à Prevenção de Colisões no Estacionamento em Marcha-atrás (PA-R).
O Sorento está equipado com sete airbags: dois airbags dianteiros, dois airbags laterais montados nos bancos dianteiros, airbags de cortina laterais com sensor de capotamento, um novo airbag de tórax traseiro na segunda fila e um airbag dianteiro central. Este último, uma inovação, oferece proteção adicional para a cabeça dos passageiros dos bancos dianteiros e foi concebido para evitar que estes entrem em contacto durante uma colisão.
A nova funcionalidade de fecho inteligente da porta da bagageira oferece ainda mais conveniência e segurança, acionando o fecho automático assim que o condutor deixa de ser detetado atrás do veículo.
Tal como a restante gama Kia, o novo Sorento inclui de série uma garantia oficial de 7 anos ou 150 000 quilómetros.
Comentários