top of page

Novo Opel Grandland chega nos concessionários com linha totalmente eletrificada

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 27 de mar.
  • 6 min de leitura
Novo Opel Grandland chega nos concessionários com linha eletrificada

O novo Opel Grandland já está disponível nos concessionários da marca em Portugal. O modelo pode ser encomendado com uma escolha de três motorizações eletrificadas, sendo o primeiro Opel baseado na plataforma STLA Medium, nativa para veículos elétricos a bateria (BEV). Os clientes podem, assim, encomendar o novo Grandland Hybrid com tecnologia de 48 Volts a partir de 36 100 euros (PRVP). Em alternativa, os preços da versão híbrida plug-in com 143 kW (195 cv) de potência e 350 Nm de binário máximo começam em 43 850 euros (PRVP). E o Grandland Electric está atualmente disponível a partir de 45 050 euros (PRVP).


Uma caracteristica do Grandland é o novo Vizor 3D com o emblema Blitz iluminado (versão GS).


A nova geração do Grandland tem um comprimento de 4,65 metros, uma largura de cerca de 1,93 metros e uma altura de 1,66 metros. Isso torna a atualização ao modelo 173 milímetros mais comprido, 36 milímetros mais alto e 49 milímetros mais largo do que o seu antecessor. Este aumento de dimensões beneficia tanto os passageiros como a capacidade do porta-malas. A distância entre eixos de 2795 milímetros e a porta da bagageira com uma inclinação acentuada aumentam o espaço disponível. Os bancos traseiros podem ser rebatidos na proporção 40:20:40, permitindo, assim, criar um volume de carga de até 1.645 litros, independentemente da motorização escolhida.


No habitáculo, o ecrã central pode ter 10 ou 16 polegadas, ligeiramente orientado para o condutor. Atrás do volante, um painel de instrumentos totalmente digital e discreto fornece informações essenciais, permitindo que o condutor se concentre no prazer de conduzir e, em combinação com o Head-Up Display que evita a necessidade de tirar os olhos da estrada.


Novo Opel Grandland chega nos concessionários com linha eletrificada

Dependendo da versão, os condutores têm também a opção de ativar o Modo Pure. Este modo reduz o conteúdo no painel de instrumentos e no ecrã central, garantindo ainda menos distração ao conduzir à noite ou em velocidades mais altas. Na tradição típica da Opel, configurações frequentemente utilizadas como o controlo da climatização, também podem ser operadas intuitivamente através de alguns botões de fácil acesso.


Os bancos ergonómicos têm almofadas laterais reguláveis individualmente, certificados pela Aktion Gesunder Rücken e.V. (AGR). A funcionalidade ergonómica patenteada Intelli-Seat é de série em todos os bancos dianteiros. Uma depressão especial no meio do banco reduz a pressão sobre o cóccix. E, fiel à abordagem "Greenovation" da Opel, 100% dos tecidos e revestimentos do interior são feitos de materiais com conteúdo reciclado.


O carregador de smartphone sem fios está localizado atrás do vidro, para que os dispositivos possam ser carregados enquanto são guardados em segurança e permanecem visíveis. Este último também ajuda a garantir que os smartphones não são esquecidos no veículo quando se sai do Grandland. Os compartimentos de arrumação, como as bolsas para telemóvel nos encostos dos bancos dianteiros ou a grande arrumação sob a consola central, que também acomoda uma tomada de 12V, representam mais um espaço de arrumação inteligente.


Além disso, o novo SUV topo de gama da Opel está equipado com uma vasta gama de sistemas de assistência à condução, incluindo o Cruise Control Automático com função Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Adaptação Inteligente da Velocidade e Travagem In Crash. O estacionamento e as manobras são também facilitados pelos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, pela câmara de visão traseira com função de limpeza automática e a câmara Intelli-Vision de 360 graus.


Os faróis Intelli-Lux HD sem encandeamento, que pela primeira vez no novo Grandland conta com mais de 50.000 elementos Led, aumentam a segurança ao conduzir no escuro.


Novo Opel Grandland chega nos concessionários com linha eletrificada

Dependendo da situação do tráfego, a câmara deteta os utilizadores da estrada à frente e o tráfego em sentido contrário, fazendo com que a iluminação Intelli-Lux HD se ajuste ainda mais rapidamente e com maior precisão do que as anteriores tecnologias de iluminação do tipo matricial. Ao mesmo tempo, todas as funções automáticas da iluminação Intelli-Lux foram melhoradas e levadas a um novo nível.


O cone de luz à frente do veículo pode ser ajustado digitalmente através dos mais de 50.000 pixéis, orientando intuitivamente a perspetiva do condutor ao longo da estrada nas curvas. Para além do ajuste digital do cone de luz, dependendo do ângulo de viragem, é ativado um módulo de luz adicional no lado correspondente do veículo, iluminando ainda melhor o lado da estrada e evita assim os chamados "buracos negros" nas curvas. No modo de mau tempo ou nevoeiro, o sistema Intelli-Lux HD tem em conta o possível efeito de encandeamento causado por ruas molhadas pela chuva e ajusta a intensidade da luz em conformidade, de modo a reduzir este efeito para o tráfego em sentido contrário.


Além disso, a tecnologia de iluminação de alta resolução protege também os olhos do condutor donovo Grandland. O sistema reconhece os sinais de trânsito que surgem na estrada e reduz a intensidade dos LEDs para que o reflexo dos sinais não encadeie o condutor.


"Greenovation" segundo a Opel: Eletrificado, sem cromados e com materiais reciclados

Na versão 100% elétrica, o primeiro Opel a beneficiar da plataforma Stellantis STLA Medium, nativa para propostas veículos elétricos a bateria (BEV) vem com uma bateria de 73 kWh, o Grandland Electric pode percorrer até 523 Km (WLTP) entre carregamentos. A versão Grandland Electric GS estará disponível com uma bateria de 82 kWh, aumentando a autonomia para até 585 Km (WLTP).


Em ambos os casos, a motorização elétrica oferece 157 kW (213 cv) e 345 Nm de binário máximo. Isto permite ao Grandland Electric acelerar até aos 100 km/h em 9 segundos, sendo possíveis velocidades máximas até aos 170 km/h, limitadas eletronicamente.


Com a travagem regenerativa, a energia pode ser recuperada através de três modos diferentes, tornando o Grandland Electric ainda mais eficiente.


Novo Opel Grandland chega nos concessionários com linha eletrificada

Em breve, uma bateria de 97 kWh permitirá cobrir até cerca de 700 quilómetros (WLTP) com zero emissões locais. Quando for necessário recarregar, o Grandland pode ser carregado com uma potência de até 160 kW, levando menos de 30 minutos para atingir 80% da capacidade da bateria numa estação pública de carregamento rápido.


Em alternativa, os clientes podem optar pelo Grandland Hybrid com tecnologia de 48 Volts ou o Hybrid Plug-In com uma potência combinada de 143 kW (195 cv) e 350 Nm de binário máximo.


O novo Grandland Plug-in Hybrid oferece uma autonomia sem emissões locais de até 87 Km (WLTP). Com uma potência máxima combinada de 143 kW (195 cv) e 350 Nm de binário máximo, em combinação com a transmissão eletrificada de dupla embraiagem de sete velocidades, é garantido um grande prazer de condução. Com tração dianteira, cumpre dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,8 segundos, sendo possível atingir uma velocidade máxima de 220 km/h.


No entanto, o Grandland Plug-in Hybrid não é apenas um SUV desportivo topo de gama, é também um veículo para o dia a dia. Com a combinação de um motor turbo a gasolina de 1,6 litros com injeção direta de 110 kW (150) cv e um motor elétrico de 92 kW (125) cv, o Grandland pode ter uma capacidade de reboque de até 1.500 kg . Esta proposta híbrida plug-in também demonstra os seus pontos fortes em termos de recuperação de energia e eficiência de travagem. O motor elétrico torna-se um gerador auxiliando durante as fases de ultrapassagem, ao mesmo tempo, converte a energia de travagem em eletricidade bem como se o veículo abranda e automaticamente a bateria de 17,9 kWh é carregada. Assim, o Grandland Plug-in Hybrid pode percorrer até cerca de 900 Km (WLTP) com um único depósito de combustível e carga de bateria.


E para os clientes que pretendem uma condução eletrificada, mas não querem alterar os seus hábitos de condução e operação, a Opel oferece o Novo Grandland com tecnologia híbrida de 48 Volts. Um sistema compacto, que combina um motor a gasolina turbo de 1,2 litros de 100 kW (136 cv), com um motor elétrico de 21 kW (28 cv) e uma caixa de velocidade de dupla embraiagem eletrificada de seis velocidades, proporcionando diversas vantagens como uma solução de condução inteligente e económica para o uso diário.


A versão Hybrid pode reduzir os consumos de combustível e as emissões de CO2 em comparação com um veículo de combustão equivalente, enquanto aumenta o conforto de condução. O motor elétrico apoia o motor a gasolina na aceleração e no arranque a partir de um ponto de paragem. E a baixas velocidades, também permite uma condução totalmente elétrica até um quilómetro de cada vez ou até 50% do tempo na cidade - por exemplo, ao manobrar.


Quando o Grandland Hybrid abranda e o motor a gasolina se desliga, o motor elétrico funciona como um gerador para carregar a bateria de 48 Volts do sistema híbrido. Dependendo das suas preferências, os condutores de veículos híbridos podem também escolher entre os três modos de condução Eco (para um funcionamento particularmente eficiente), Normal e Sport.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
📌 Hyundai Bayon, é urbano, versátil e familiar

📌 Hyundai Bayon, é urbano, versátil e familiar

01:35
Reproduzir vídeo
👌Do conforto à tecnologia, sem esquecer a segurança, nada foi esquecido no BYD Dolphin🏆

👌Do conforto à tecnologia, sem esquecer a segurança, nada foi esquecido no BYD Dolphin🏆

01:37
Reproduzir vídeo
Novo Hyundai Inster - 100% elétrico e 100% urbano

Novo Hyundai Inster - 100% elétrico e 100% urbano

10:57
Reproduzir vídeo
BYD Dolphin é um carro de dinamismo incrível 🏆

BYD Dolphin é um carro de dinamismo incrível 🏆

01:29
Reproduzir vídeo
bottom of page