Novo Renault Espace ganha atualização mantendo suas referências
- Redação Europa
- 24 de mar.
- 10 min de leitura

O novo Renault Espace adotou a linguagem de design atualizada da marca para um estilo mais contemporâneo o que inclui uma frente e uma traseira redesenhadas, uma nova assinatura luminosa e uma nova cor de carroçaria, mantendo sua principal característica que são os sete lugares.
No Novo Espace, mais de um terço das caraterísticas da carroçaria são novas, incluindo toda a frente, o capot, a porta da bagageira e os faróis traseiros.
O grupo propulsor full hybrid E-Tech 200 cv e a caixa de velocidades automática multi-modo, promete entregar uma relação desempenho/eficiência de destaque: Consumo de combustível WLTP de 4,8 litros/100 km e 108 g de CO² por km, para uma autonomia de até 1 100 quilómetros sem carga.
O Renault Espace foi pioneiro no seu segmento de mercado. Lançado em 1984, sempre foi único. Cinco gerações sucederam-se, cada uma delas aperfeiçoando e atualizando um modelo que se tornou icónico na marca e no mercado.

Na mais recente atualização o interior ganha o maior teto de vidro opacificante Solarbay da gama (quase 2 m²), juntamente com um inovador sistema de reconhecimento do condutor. Os passageiros desfrutam de novos bancos dianteiros, mais ergonómicos, com novos estofos e uma insonorização melhorada.
Para uma experiência de condução mais segura e ágil, o Espace dispõe, ainda, da tecnologia avançada de direção às 4 rodas 4Control, bem como de 32 auxiliares de condução.
Novas lâminas em preto brilhante estão integradas na proteção da porta. A sua principal função é proteger o guarda-lamas traseiro das projeções de gravilha, dando ao Novo Renault Espace um aspeto mais desportivo, que reforça visualmente o perfil.
O design da traseira é, simultaneamente, elegante e distinto, com um logótipo integrado na porta da bagageira e luzes aerodinâmicas. As nervuras horizontais nas asas traseiras estendem-se sobre a tampa da bagageira, até aos farolins, para um acabamento elegante.
Para além da nova cor Azul Báltico acizentado para a carroçaria, outros elementos também ganham tonalidades específicas. A grelha do radiador, por exemplo, é estilizada em Cinzento Metal no nível Techno e em Preto Gelo (preto metalizado brilhante) no Esprit Alpine e no Iconic. As cavas das rodas e a proteção inferior da carroçaria têm pintura High Gloss Black.
As outras cores de carroçaria disponíveis são o Azul Midnight, o Branco Pérola e o Preto Starry. O acabamento Esprit Alpine também está disponível, como opção, em Cinzento Xisto acetinado.

Uma assinatura luminosa totalmente nova
Sublinhada pelas novas luzes diurnas de meio diamante (DRL) no para-choques, a identidade luminosa do novo Renault Espace é única, tanto de dia como de noite.
A tecnologia de iluminação LED adaptativa é de série, enquanto a tecnologia de iluminação LED matricial é opcional. Ativada automaticamente, esta última função melhora o conforto visual do condutor, sem afetar os condutores de outros veículos na estrada.
Tal como no Renault Rafale, o design interior das luzes traseiras é inspirado nos puzzles de tangram (sete formas geométricas). Predominantemente vermelhas quando as luzes estão ligadas, assemelham-se a cubos de gelo cinzentos flutuantes quando desligadas.
Atualizações em termos de conforto e tecnologia para uma melhor experiência dos passageiros
O maior teto Solarbay da gama Renault
O teto de vidro opacificante Solarbay está agora disponível no Espace. Em sintonia com a experiência única do interior do Espace, tem as mesmas dimensões excecionais do anterior teto panorâmico. Sem travessa, é o maior teto da gama Renault: 1,70 m de comprimento e 1,13 m de largura (uma superfície total de quase 2 m²).
Os nove segmentos do tejadilho Solarbay mudam de transparente para opaco com um toque num botão. O tejadilho proporciona uma proteção imediata contra o sol, sem necessidade de uma persiana, mantendo uma altura livre confortável de 919 mm para os passageiros da segunda fila.
As funções do teto de abrir podem ser controladas por um botão no teto, ou por comando de voz, utilizando o Google Assistant. O condutor e os passageiros podem escolher entre quatro posições do teto de abrir: totalmente transparente, totalmente opaco, transparente à frente e opaco atrás, ou vice-versa.
Oferecendo um nível de isolamento térmico mais elevado do que o do anterior tejadilho envidraçado, o Solarbay minimiza o efeito de "estufa" e de "frigorífico" em tempo quente e frio, graças à sua tecnologia de vidro multicamadas. Quando o condutor desliga a ignição e sai do automóvel, o vidro escurece automaticamente. Ao arrancar, o teto de abrir volta à sua última definição.

Uma receção personalizada com o sistema de reconhecimento do condutor
O novo Espace é o primeiro automóvel da gama Renault com reconhecimento do condutor. Uma câmara situada no pilar A esquerdo reconhece o condutor e ativa o perfil de utilizador, quando aplicável. O perfil de utilizador inclui as seguintes configurações personalizadas: estações de rádio e media favoritas, configurações da posição de condução (comandos elétricos do banco do condutor e dos espelhos retrovisores exteriores) e as aplicações Google, através do sistema OpenR link.
O reconhecimento do condutor está ativo sempre que o automóvel é ligado. Para ativar esta função, o condutor deve primeiro criar um perfil com o ecrã multimédia e utilizar a câmara de bordo para fazer um scan facial. Os dados não são enviados para um servidor, mas sim armazenados no automóvel.
O painel de bordo mantém o elegante design em camadas, com um revestimento com acabamento em tecido no Techno, Alcantara no Esprit Alpine e cinza (madeira verdadeira) no Iconic.
A versão topo de gama Iconic está agora disponível com uma escolha de duas cores de estofos num tecido refinado: o novo Preto Titanium ou o Cinzento Areia Claro.
Outras caraterísticas melhoram a vida a bordo, como o para-brisas aquecido, a abertura da bagageira sem mãos, através de um sensor sob o para-choques e um sistema áudio Harman Kardon.

Continua a ser espaçoso e modular
Baseado na plataforma modular CMF-CD desenvolvida para a gama premium da Renault, oferece um espaço a bordo generoso, com um comprimento exterior de 4,74 metros e um comprimento interior até à terceira fila de 2,78 metros.
O banco da 2ª fila desliza 22 cm e dispõe de quatro ângulos de reclinação: 25°/27°/29° e 31°. Os passageiros da retaguarda beneficiam de um espaço para os joelhos de até 321 mm e de uma posição de assento confortável para viagens longas.
Os lugares da terceira fila incluem mais dois bancos que podem ser rebatidos, individualmente, no chão da bagageira. O espaço para os joelhos nesta fila é de 128 mm. Os passageiros podem entrar e sair facilmente com a função Easy Access, que desliza a 2ª fila para a frente em 260 mm e inclina o encosto. Cada ocupante tem um cinto de segurança com pré-tensor, uma luz de controlo tátil no teto e uma porta de carregamento USB-C.
A enorme bagageira do Renault Espace é facilmente acessível, graças à porta traseira elétrica proposta de série. Na configuração de 7 lugares a capacidade de carga varia entre os 520 litros e os 2 054 litros (212 litros com a terceira fila colocada).
Caraterísticas específicas consoante o nível de equipamento
A versão Iconic inclui bancos dianteiros com regulação elétrica (comprimento, altura e inclinação do encosto) e aquecimento (incluindo o volante). O banco do condutor dispõe ainda de uma função de massagem lombar.
No exterior, o Renault Espace Esprit Alpine apresenta barras de tejadilho pretas, vidros escurecidos e novas jantes de 20 polegadas com um desenho inspirado nos flocos de neve.
No interior, os bancos são estofados em tecido de fibra de carbono Twill, com pespontos em azul e uma seta em forma de A bordada no encosto. O habitáculo apresenta uma série de elementos desportivos, com Alcantara na parte superior dos bancos, na parte inferior do volante, no painel de instrumentos e nos painéis das portas, soleiras das portas com o logótipo Alpine e pedais desportivos em alumínio.
No que diz respeito ao chassis, os níveis de equipamento Esprit Alpine e Iconic vêm equipados, de série, com o 4Control Advanced.
Ligação OpenR, conetividade avançada e novas aplicações
O ecrã duplo OpenR de 24 polegadas pode ser combinado com um head-up display opcional, de 9,3 polegadas, para uma superfície total de visualização de quase 1000 cm², o equivalente a quase três tablets tácteis. Tal como o Rafale, o Novo Renault Espace ganha a melodia de boas-vindas desenvolvida em colaboração com Jean-Michel Jarre e o novo grafismo do sistema multimédia.
Um carregador por indução, duas portas USB-C e uma tomada de 12V completam o equipamento na frente. Os passageiros da retaguarda também têm acesso a duas portas USB-C. Além disso, uma tomada de 12V está localizada na bagageira.
O sistema multimédia OpenR link, com Google incorporado, oferece o melhor dos serviços e aplicações Google, incluindo a navegação Google Maps, o controlo por voz Google Assistant e o Google Play com mais de 50 aplicações.
A Renault também disponibiliza, regularmente, novas funcionalidades exclusivas, como o Google send to car, que lhe permite planear previamente uma viagem e enviar o itinerário planeado para o automóvel, a partir do seu telemóvel. O Novo Espace apresenta uma aplicação especificamente desenvolvida pela Renault:
Fazer uma pausa! Uma câmara integrada no pilar esquerdo deteta se o condutor está a fechar os olhos, a pestanejar frequentemente ou a bocejar. O sistema emite um alerta, se necessário, encorajando o condutor a parar e a fazer uma pausa. (aplicação disponível apenas com o sistema de reconhecimento facial)
O novo Renault Espace está também equipado com conetividade Wi-Fi e Bluetooth avançada, para facilitar a utilização dos sistemas sem fios Apple Carplay e Android Auto.
Conforto de condução superior
O compartimento do motor ganha um melhor isolamento acústico, com uma insonorização mais eficaz e novos apoios do motor.
Novos pneus para todas as estações, com uma maior versatilidade de utilização, estão agora disponíveis em 20 polegadas, nos níveis de equipamento Esprit Alpine e Iconic (Michelin Cross Climate 2 na medida 235/40 R20).
O grupo propulsor full hybrid E-Tech 200 cv é composto por um motor a gasolina de 3 cilindros e 1,2 litros turboalimentado, com 130 cv (96 kW) e 205 Nm de binário, e dois motores elétricos.
O motor elétrico principal tem uma potência de 50 kW (70 cv e 205 Nm de binário) e é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 2 kWh/400V. Este motor destina-se à condução eléctrica.

Já o motor elétrico secundário ou gerador de arranque de alta tensão HSG (25 cv para 50 Nm de binário), põe em marcha o motor de combustão interna e gere as mudanças de velocidade.
A caixa de velocidades automática inteligente seleciona, automaticamente, o modo de funcionamento do grupo propulsor full hybrid E-Tech, de entre os seguintes:
totalmente elétrico (apenas o motor elétrico aciona as rodas);
híbrido dinâmico (o motor de combustão e o motor elétrico acionam as rodas em conjunto);
e-drive (o motor elétrico aciona as rodas, enquanto o motor de combustão interna carrega a bateria)
combustão (o motor a gasolina aciona as rodas e/ou carrega a bateria)
recuperação de energia (as rodas acionam o motor elétrico que carrega a bateria)
Com mudanças de velocidade rápidas e uma gestão inteligente, a caixa de velocidades automática proporciona um arranque convincente (0-100 km/h em 8,8 segundos) e excelentes recuperações (80-120 km/h em 6 segundos). As mudanças de velocidade são otimizadas para proporcionar elevados níveis de desempenho, sem comprometer o conforto.
4Control Advanced e Multi-Sense para sensações de condução melhoradas
Nas curvas ou nas mudanças de direção, o sistema de direção às 4 rodas 4Control Advanced vira as rodas traseiras muito ligeiramente na mesma direção que as rodas dianteiras (até 1 grau). A baixa velocidade, as rodas traseiras são rodadas na direção oposta, até 5 graus, para uma agilidade inigualável, particularmente nas cidades.
Com este ângulo aumentado, o círculo de viragem, entre passeios, com o 4Control Advanced, é de apenas 10,4 metros, em comparação com os 11,6 metros sem este (direção a duas rodas).
Acessível a partir do ecrã multimédia, a função Multi-Sense permite ao utilizador selecionar as suas preferências pessoais de condução (sensibilidade de direção, resposta do motor, agilidade do chassis), bem como a cor da iluminação interior e do ecrã do painel de bordo, com base em quatro modos: Eco, Sport, Comfort e MySense.
32 ajudas à condução (ADAS) com o My Safety Switch, um botão para personalizar cinco auxiliares de condução
A norma europeia GSR2 (Regulamento Geral de Segurança) exige que algumas ajudas à condução (ADAS) sejam ativadas, por defeito, sempre que o automóvel é ligado.
Um botão à esquerda do volante - My Safety Switch - permite que os condutores ativem as suas definições preferidas para cinco ADAS ao mesmo tempo. Utilizando as definições personalizadas disponíveis no ecrã multimédia, os condutores podem decidir se querem ativar a função, a que nível, se querem permitir alertas sonoros, etc...
Assistência ativa ao condutor, condução autónoma de nível 2
Com o Active Driver Assist, o novo Renault Espace é capaz de analisar a estrada à sua frente. Esta função combina o Cruise Control adaptativo com a assistência à mudança de faixa de rodagem e a geolocalização, a partir de mapas específicos.
Integrada no Active Driver Assist, a função de reconhecimento de sinais de trânsito com OSP (aviso de excesso de velocidade) também pode ser utilizada, isoladamente, ou em conjunto, com o limitador de velocidade, o controlo da velocidade de cruzeiro e a apresentação de cenas realistas no painel de instrumentos.

Safety Score e Safety Coach: para uma condução mais responsável
O Safety Score analisa os dados relativos à velocidade, à manutenção da faixa de rodagem e à manutenção da distância na estrada. No final de cada viagem, apresenta uma pontuação de 0 a 100, com sugestões personalizadas para melhorar o estilo de condução em segurança.
O Safety Coach utiliza dados dos sensores do automóvel para avaliar os riscos encontrados pelo condutor, em tempo real, com base principalmente na velocidade, na manutenção da distância, na manutenção da faixa de rodagem e nas mudanças de faixa. Vencedor do Prémio de Inovação em Segurança Rodoviária 2024, o Safety Coach visa as causas profundas dos acidentes rodoviários, como a velocidade excessiva, ou inadequada, ou a distração do condutor.
Outros ADAS
Para segurança: Sistema de Travagem Ativa de Emergência (AEBS) e AEB traseiro com função de cruzamento / Aviso de ângulo morto (BSW) / Assistente de manutenção na faixa de rodagem (LKA) / Aviso de saída da faixa de rodagem (LDW) / Reconhecimento de sinais de trânsito com aviso de excesso de velocidade/ Deteção dianteira e traseira com Assistente de Manutenção de Emergência na Faixa de Rodagem / Alerta de atenção do condutor (DAA) / Assistente de estabilidade do reboque (TSA).
Para a experiência de condução: Controlo de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade / Controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) com Stop & Go / Aviso de distância (DW) / Ecrã frontal de 9,3" / Assistência ao arranque em subida (HSA).
Para as manobras de estacionamento: Ajudas de estacionamento dianteiras, traseiras e laterais / Câmara de marcha-atrás / Câmara 3D com visão de 360° / Estacionamento mãos-livres / Alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA) / Alerta de saída segura do ocupante (OSE).
Comments