As vendas do Grupo Mercedes-Benz no quarto trimestre de 2024 aumentam 5% em relação ao trimestre anterior; a quota de veículos do segmento topo de gama atinge 15,9%.
No entanto, as vendas anuais da divisão Mercedes-Benz Cars está ligeiramente abaixo de 2023; vendas do segmento Core aumentam 6% devido ao forte desempenho do GLC e Classe E; entregas nos EUA aumentam 9%; vendas de veículos híbridos plug-in aumentam 13%.
A divisão Mercedes-Benz Vans regista um sólido quarto trimestre com vendas a subir 16% em relação ao trimestre anterior, mas o volume de vendas do ano foi abaixo de 2023
O Grupo Mercedes-Benz alcançou o seu melhor trimestre do ano nos últimos três meses de 2024, totalizando 625.800 veículos ligeiros de passageiros e veículos comerciais ligeiros de passageiros e mercadorias vendidos no período de outubro a dezembro. As vendas anuais de 2024 atingiram 2.389.000 veículos num ambiente de mercado global desafiador.
As vendas da divisão Mercedes-Benz Cars aumentaram em relação ao trimestre anterior em 2024 para 520.100 unidades e atingiram o nível do ano anterior. Um bom desempenho de vendas na Alemanha, China e EUA no quarto trimestre levou a vendas anuais de 1.983.400 veículos em 2024.
As vendas de veículos topo de gama cresceram 34% em relação ao trimestre anterior para 82.800 unidades, impulsionadas pelas vendas da Mercedes-AMG, Classe S e Classe G, sustentadas por uma forte procura nos Estados Unidos em particular. O Classe G alcançou o seu melhor trimestre de vendas de sempre após os lançamentos de novos modelos em 2024, incluindo o novo Classe G elétrico. Além disso, as vendas da Mercedes-AMG no quarto trimestre resultaram no melhor trimestre de sempre, graças à disponibilidade de produtos melhorada e à procura dos clientes, especialmente pelos modelos Mercedes-AMG GT e Mercedes-AMG GLC.
As vendas anuais de veículos topo de gama ficaram abaixo dos níveis de 2023, atingindo 281.500 unidades, principalmente devido às condições de mercado na China, mudanças de modelo e fraca procura por veículos elétricos. O Classe S manteve-se como líder indiscutível no seu segmento, com uma quota de mercado de cerca de 50% em todas as principais regiões.
As vendas do segmento Core aumentaram 6% para 1.167.100 veículos em 2024, impulsionadas pela boa procura pelos modelos Classe E e GLC, o mais vendido. As vendas de veículos híbridos plug-in cresceram 13% em relação ao ano anterior em todas as regiões, enquanto a adoção mais lenta de veículos elétricos nos principais mercados levou a uma diminuição das vendas de veículos elétricos em 2024.
Mercedes-Benz Vans
As vendas globais da divisão Mercedes-Benz Vans aumentaram 16% no trimestre para 105.700 unidades, os melhores resultados trimestrais do ano, apesar dos desafios macroeconómicos globais. O crescimento das vendas foi principalmente impulsionado pelo mercado europeu, com vendas de veículos de tamanho médio e pequeno a subir e vendas de veículos de tamanho grande a um nível estável em comparação com o trimestre anterior. Para o ano completo de 2024, as vendas da Mercedes-Benz Vans atingiram 405.600 unidades, principalmente impactadas pela descontinuação planeada do Metris (Vito) nos EUA, bem como pela mudança de modelo de veículos de tamanho médio na Europa (1º semestre) e na China (2º semestre). Além disso, o desenvolvimento de mercado em declínio de veículos de tamanho grande com motor de combustão nos EUA e veículos de tamanho médio com motor de combustão na China afetou as vendas globais. Na Alemanha e nos EUA, as vendas no segmento comercial diminuíram principalmente devido à menor procura no negócio de veículos recreativos em comparação com o ano anterior.
No geral, o portfólio de produtos recentemente atualizado foi bem recebido pelos clientes, resultando em 86.300 unidades de veículos comerciais ligeiros de mercadorias vendidas no quarto trimestre (+10% em comparação com o terceiro trimestre) e 19.400 unidades de veículos comerciais ligeiros de passageiros vendidas no quarto trimestre (+53% em comparação com o terceiro trimestre). As vendas de veículos elétricos no quarto trimestre aumentaram (+59% em comparação com o terceiro trimestre), atingindo 6.900 unidades vendidas, principalmente devido à contínua expansão do novo eSprinter, apesar de um ambiente de mercado moderado para veículos elétricos na Europa. As vendas anuais de eVans atingiram 19.500 unidades vendidas em todo o mundo, mantendo uma quota global de veículos elétricos de 5%.
留言