O Museu Škoda completa 30 anos a fazer a ponte entre o passado e o futuro da Škoda Auto
- Redação Europa
- 21 de fev.
- 4 min de leitura

Inaugurado em 1995 nos edifícios históricos da fábrica, o museu ocupa atualmente uma área de 1.800 m² e inclui uma série de exposições especiais em 2025 que assinalam o 130.º aniversário da Škoda, incluindo uma mostra dos icónicos modelos Škoda Popular e Rapid da década de 1930 e do lendário desportivo Škoda 130 RS da década de 1970.
Aumento do número de visitantes, com mais de 210.000 convidados em 2024 e um marco de quatro milhões de visitantes desde a primeira abertura das suas portas
Este ano, a Škoda Auto está a celebrar o seu 130º aniversário, enquanto o Museu Škoda assinala três décadas a mostrar o rico património da marca, do passado ao presente e ao futuro. Originalmente inaugurado em setembro de 1995 na cidade natal do fabricante de automóveis, Mladá Boleslav, dentro dos edifícios históricos da fábrica, o museu foi submetido a uma extensa modernização em 2012. Só no ano passado, atraiu 212 461 visitantes – um aumento de mais de 5% em comparação com o ano anterior. Recentemente, o museu recebeu o seu visitante número quatro milhões desde que abriu as suas portas. Para honrar este ano marcante, uma série de exposições especiais exploram o legado do fabricante de automóveis checo, incluindo uma exposição dedicada aos lendários modelos Popular e Rapid, a decorrer até abril.
Um fascinante museu automóvel e um próspero centro cultural
Criado em 1995 para comemorar o centenário do fabricante de automóveis, o Museu Škoda está instalado nos edifícios originais Laurin & Klement, onde a empresa funcionou de 1899 a 1911. Após uma remodelação completa em 2012, o museu estende-se agora por 1.800 metros quadrados, apresentando dezenas de exposições e marcos importantes dos 130 anos de história da Škoda Auto. Além de celebrar o passado, o museu exibe regularmente estudos de design, oferecendo aos visitantes um vislumbre do futuro da marca. Para além do seu papel como museu automóvel, também serve como um centro cultural proeminente para Mladá Boleslav, acolhendo uma variedade de eventos.
Uma parte integrante do museu é a notável coleção de concepts, protótipos e carros desportivos – desde os primeiros estudos de design a antevisões de modelos de produção subsequentes, bem como pequenos carros de fórmula e especiais de rali. Esta coleção reflete a abordagem visionária da Škoda ao design e inovação automóvel.
Outro visionário da história automóvel foi Ferdinand Porsche, cuja casa natal em Liberec-Vratislavice nad Nisou é propriedade da Škoda Auto desde 2011. O seu moderno espaço de exposição envolve os visitantes com exposições interativas que exploram a tecnologia, a engenharia e a história da mobilidade – passado, presente e futuro.

Os visitantes do museu também podem reservar uma visita guiada às fábricas de produção da Škoda em Mladá Boleslav, e também com antigos funcionários que oferecem visitas guiadas gratuitas às instalações de Vrchlabí e Kvasiny.
A exposição Škoda Popular e Rapid, o 50º aniversário do Škoda 130 RS e o 130º aniversário da marca.
Em 2025, ano em que a Škoda comemora 130 anos desde a sua fundação, o museu acolhe uma série de exposições temáticas. Uma delas, a decorrer até 27 de abril, destaca os lendários modelos Popular e Rapid. Há 90 anos, estes automóveis de gamas baixa e média, representavam até 95% das encomendas nacionais e internacionais. Tecnicamente avançados, mas acessíveis, ajudaram a marca Škoda a ultrapassar a crise económica global da sua época. Além de automóveis raros, a exposição também inclui fotografias da época, artefactos e apresentações em vídeo.
Entre protótipos e carros desportivos, o museu comemora o 50.º aniversário do lendário desportivo Škoda 130 RS, apresentando três unidades da coleção do museu até 27 de abril.
Na primeira quinzena de maio, uma exposição exclusiva dedicada aos 130 anos de história da Škoda Auto será aberta aos visitantes e permanecerá em exibição até ao final de 2025. Contará a história notável de como uma pequena oficina de bicicletas se transformou num próspero fabricante de automóveis, moldando a cidade a que chama casa. A exposição irá apresentar os feitos mais significativos da Škoda Auto, enquanto oferece um vislumbre do seu futuro. Os visitantes podem esperar ver, entre outros destaques, as peças mais valiosas da coleção do Museu Škoda e alguns dos carros mais raros alguma vez produzidos pela marca.
Quatro milhões de visitantes ao longo de 30 anos
Desde que abriu as suas portas, o Museu Škoda em Mladá Boleslav tem atraído constantemente fãs locais e internacionais da marca. Este facto reflete-se no aumento constante do número de visitantes, interrompido apenas pela recessão provocada pela pandemia. Só no ano passado, o museu recebeu mais de 212.400 visitantes, o que representa um aumento de mais de 5% em comparação com 2023. O marco de um milhão de visitantes foi alcançado em 2006, com a fasquia de dois milhões a seguir em 2015 e três milhões celebrados em 2019. Recentemente, o Museu Škoda em Mladá Boleslav recebeu o seu visitante número quatro milhões, marcando mais um momento significativo nos seus 30 anos de história.
Comments