O Mercedes-Benz Classe G é, desde há muito, considerado um ícone automóvel e chega mais uma vez com um desempenho melhorado graças aos sistemas de tração eletrificados, modernos sistemas de assistência à condução, maior conforto e digitalização avançada. Criada em 1979, a série de modelos oferece agora o mais diversificado portfólio de cadeias cinemáticas de sempre e opções de personalização quase ilimitadas. Ao mesmo tempo, mantém o seu inconfundível carácter todo-o-terreno e aparência única. No seu lançamento de mercado, o novo Classe G estará disponível em Portugal a partir de 175 550 euros.
O novo Classe G evolui com os tempos, mas mantém-se fiel a si próprio
Há cerca de 45 anos que o Mercedes-Benz Classe G não sofre alterações significativas no seu visual. O design exterior dos novos modelos é apenas subtilmente modificado. As alterações visíveis incluem uma grelha do radiador com quatro, ao invés das anteriores três, lamelas horizontais, e novos para-choques dianteiro e traseiro. O para-choques dianteiro apresenta um novo visual com uma geometria retangular arredondada. Um novo revestimento do pilar A e um spoiler na extremidade do tejadilho contribuem para melhorar a aerodinâmica e aumentar o conforto acústico.
O interior é luxuoso e funcional. Com a integração do sistema de informação e entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience), o novo Classe G é mais digital do que nunca. A pedido, o KEYLESS-GO, os suportes de bebidas com controlo de temperatura, o sistema de som surround Burmester® 3D e o sistema MBUX High-End Rear-Seat Entertainment asseguram um maior conforto. O modelo está também equipado com sistemas de segurança e de assistência adicionais e aperfeiçoados. A gama MANUFAKTUR para uma personalização extensiva do interior e do exterior foi novamente alargada.
O novo Classe G estabelece padrões no segmento todo-o-terreno
O ícone do todo-o-terreno baseia-se no comprovado conceito de estrutura em escada e está equipado com três bloqueios mecânicos dos diferenciais e caixa de redutoras para todo-o-terreno, bem como um eixo traseiro rígido e uma suspensão dianteira independente. A elevada distância ao solo e a suspensão de longo curso constituem a base das características todo-o-terreno do novo Classe G. Além disso, distância ao solo entre os eixos de pelo menos 241 mm, altura máxima de passagem a vau de 70 cm, condução estável em inclinações laterais de até 35° e ângulos de aproximação e de saída de 31° e de 30° respetivamente (sem gancho de reboque) são características que mostram a versatilidade da tradicional proposta.
Fora dos circuitos habituais, o novo OFFROAD COCKPIT oferece uma visão geral dos dados relevantes para a condução fora de estrada, tanto no ecrã do condutor como no ecrã multimédia, bem como funções de apoio à condução fora de estrada.
O novo Classe G é mais versátil do que nunca
Além da nova versão desportiva da Mercedes-AMG, chegam também o novo Mercedes-Benz G 450 d (consumo de energia em ciclo combinado: 10.0-8.7 l/100 km | emissões de CO₂ em ciclo combinado: 261-227 g/km | classe de CO2: G)[2] e o novo Mercedes-Benz G 500 (consumo de energia em ciclo combinado: 12.3-10.9 l/100 km | emissões de CO₂ em ciclo combinado: 281-248 g/km | classe de CO2: G). Todos os motores são agora eletrificados. Nas versões híbridas parciais, com sistema elétrico de 48 V, oferecem um maior desempenho e um menor consumo de combustível. A primeira variante totalmente elétrica do Classe G chegará futuramente em data a ser anunciada pela marca.
O novíssimo Mercedes-AMG G 63 – cadeia cinemática eletrificada, nova suspensão e elementos de design exclusivo
O novo Mercedes-AMG G 63 (consumo de energia em ciclo combinado: 15.7–14.7 l/100 km | emissões de CO₂ em ciclo combinado: 358–335 g/km | classe CO2: G) reforça a sua posição exclusiva entre os veículos todo-o-terreno desportivos com a sua potente cadeia cinemática, a nova suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL e elementos de design exclusivos. O modelo também proporciona uma variedade ainda mais ampla entre desempenho dinâmico em estrada e excelência de comportamento fora de estrada. O novo Mercedes-AMG G 63 beneficia também das atualizações de todos os modelos. Estas incluem a atualização do sistema de informação e de entretenimento, que equipa o sistema MBUX no Classe G pela primeira vez.
Eletrificado – o motor AMG de 4.0 litros V8 biturbo
O novo Mercedes-AMG G 63 é alimentado pelo motor AMG de 4.0 litros V8 biturbo. O motor produz 585 CV de potência e um binário máximo de 850 Nm. A combinação do sistema elétrico de 48 V e do motor de arranque / alternador integrado (ISG) é um novo equipamento. Esta eletrificação fornece um suplemento de 20 CV de potência e de 200 Nm de binário durante breves instantes. A partir da condição de parado, o novo Mercedes-AMG G 63 necessita de apenas 4,4 segundos para acelerar até aos 100 km/h. Esta propulsão dinâmica continua até uma velocidade máxima de 220 km/h. O pacote AMG Performance disponível como opção permite atingir uma velocidade máxima de 240 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,3 segundos.
Com controlo ativo hidráulico de estabilidade da carroçaria – a suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL
A suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL, com controlo ativo hidráulico de estabilidade da carroçaria e amortecimento adaptativo ajustável, contribui significativamente para estas características. Está disponível como opção individual ou como parte do pacote AMG Offroad PRO e do pacote AMG Performance. Os elementos hidráulicos ativos substituem as barras estabilizadoras transversais mecânicas convencionais. Os amortecedores adaptativos estão equipados com duas ligações hidráulicas – uma em cada fase de compressão e de retorno do amortecedor. As câmaras de amortecimento nas quatro rodas estão ligadas através de tubagens hidráulicas e do bloco de válvulas.
A ligação das quatro torres da suspensão e a regulação da pressão através de uma bomba e das válvulas de comutação permite uma grande variação da força de amortecimento com reduzidos movimentos de adornamento. Em situações de curva dinâmica, o sistema hidráulico reduz o ângulo de adornamento e, portanto, a perda do ângulo de sopé. Graças à elevada rigidez resultante do ângulo de sopé e ao reduzido movimento da carroçaria, a direção do novo Mercedes-AMG G 63 é extremamente precisa. Ao mesmo tempo, o sistema aumenta o conforto de condução em piso irregular. Compensa quaisquer irregularidades que de outra forma originariam o adornamento da carroçaria. Esta característica tem um efeito igualmente positivo no conforto e no comportamento do modelo. Adicionalmente, a suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL proporciona ótimas características de variação de carga e dá forma às características de condução típicas da AMG em termos de dinâmica, precisão e resposta.
Ligada aos programas de condução e à situação de condução, a suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL também melhora a articulação dos eixos. Isto significa que as rodas mantêm o contacto com o solo mesmo quando o veículo se encontra extremamente articulado. Isto origina um aumento significativo da tração, da capacidade de subida e do conforto fora de estrada bem como a redução da tensão exercida no veículo e do esforço do condutor.
Dois programas de condução fora de estrada adicionais estão disponíveis para os veículos com pacote AMG Offroad PRO. O “AMG Traction PRO” produz a tração máxima nos programas de condução “Rock” e “Sand” através do controlo da força de travagem seletiva das rodas em função da superfície da estrada. Adicionalmente, a intensidade do bloqueio do diferencial controlado eletronicamente pode ser ajustada em vários níveis em função da situação. Para ativar o AMG Traction PRO, os condutores devem primeiro ligar a caixa de redutoras LOW RANGE e ativar o comando manual da caixa de velocidades.
O “AMG Active Balance Control”, o segundo programa adicional de condução fora de estrada, complementa as funções da suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL em todos os três programas de condução fora de estrada. Este permite ajustar a rigidez da suspensão entre as configurações de baixa rigidez e elevada rigidez em função da superfície da estrada e da situação de condução. Os condutores podem escolher entre três configurações diferentes: enquanto a configuração “LOW” proporciona uma suspensão confortável, as configurações “MID” e “HIGH” regulam a suspensão para um comportamento significativamente mais rígido e extremamente rígido respetivamente. Isto melhora significativamente o controlo da carroçaria do veículo e o contacto com o solo, bem como a tração fora de estrada.
A suspensão AMG RIDE CONTROL com amortecimento adaptativo ajustável é um equipamento de série. Este sistema de controlo eletrónico totalmente automático ajusta continuamente o amortecimento em cada roda às condições de condução atuais. Isto permite melhorar a segurança e o conforto de condução. O amortecimento é ajustado individualmente em cada roda através de duas válvulas (uma para a fase de retorno e outra para a fase de compressão) e depende do estilo de condução, das condições da estrava e do nível de suspensão selecionado (“Comfort”, “Sport” ou “Sport+”). Isto significa que o ponto de funcionamento ótimo pode ser sempre selecionado com base numa ampla gama de informação, como a aceleração ou a velocidade do veículo.
Passagens de caixa rápidas: a caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G
A caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G de série delicia os amantes da condução desportiva com características de comando dinâmicas e passagens de caixa significativamente mais emotivas devido ao duplo desembraiar. Em função do programa de condução selecionado, permite passagens de caixa desportivas e rápidas ou confortáveis e praticamente impercetíveis. Graças às nove relações disponíveis, o motor funciona frequentemente no regime ótimo. Além disso, a caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G combina eficiência com dinâmica. Se necessário, a caixa de velocidades com conversor de binário reduz para uma mudança inferior através de múltiplas reduções de caixa num período muito curto, para explorar toda a potência do motor. As características gerais da caixa de velocidades podem ser influenciadas através do AMG DYNAMIC SELECT – está disponível uma seleção de vários programas de condução com configurações de transmissão específicas.
AMG DYNAMIC SELECT: cinco programas para condução em estrada e três para condução fora de estrada
Com os cinco programas do sistema DYNAMIC SELECT para condução em estrada, designadamente "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport+" e "Individual", as características variam desde um modo de funcionamento eficiente e confortável a um modo extremamente desportivo. São alterados parâmetros como a resposta do motor, da caixa de velocidades, da suspensão e da direção. Os três níveis do amortecimento adaptativo ajustável – “Comfort”, “Sport” e “Sport+” – podem ser selecionados, se necessário. Os três programas de condução fora de estrada “Sand”, “Trail” e “Rock” estão disponíveis para serem utilizados em condução fora de estrada.
Pormenores inconfundíveis para uma aparência distintiva – design interior e exterior
No interior e no exterior, os elementos de design inconfundível conferem ao novíssimo Mercedes-AMG G 63 a sua aparência única. A pintura da carroçaria azul hyper magno MANUFAKTUR está disponível exclusivamente para a versão topo de gama. A secção dianteira é caracterizada por um novo para-choques específico da AMG com três lamelas verticais à frente das entradas de ar. O para-choques inclui ainda frisos em aço inoxidável. Os faróis MULTIBEAM LED adaptativos são um equipamento de série. Graças às funções inteligentes de iluminação, os faróis iluminam a estrada em função da situação e reagem às condições atuais do trânsito com o auxílio de 84 de lâmpadas LED de elevada potência e controladas individualmente. Os faróis traseiros também integram tecnologia LED.
Outras características da marca incluem a insígnia AMG no capô e na projeção do espelho exterior pela primeira vez, bem como o tampão AMG do depósito de combustível em cromado prateado com elementos de design em preto. As pinças de travão prateadas, os discos de travão perfurados e as novas jantes de liga leve AMG de 20”, com design de cinco raios duplos, complementam o design exterior. No total, está disponível uma seleção de seis modelos de jantes em tamanhos desde 20” a 22”, cada uma com até três cores diferentes.
O Pack exterior AMG em fibra de carbono opcional realça a desportividade do novo Mercedes-AMG G 63. A tampa da roda sobressalente, os frisos do para-choques e a proteção inferior simulada da carroçaria nas secções dianteira e traseira têm acabamento em fibra de carbono. Este inclui ainda a grelha frontal em cromado preto bem como os alojamentos dos espelhos exteriores e os frisos nos painéis de proteção exteriores em carbono. O aro da roda de reserva em preto magno/metalizado e ainda os alojamentos escurecidos das luzes de mudança de direção e os dos faróis dianteiros e dos faróis traseiros complementam o portfólio.
O interior do novo Mercedes-AMG G 63 também inclui pormenores únicos que realçam o seu design desportivo. O volante AMG Performance de três raios duplos equipado de série, com revestimento em pele napa e botões de controlo táteis perfeitamente integrados, tem as suas origens no desporto automóvel e realça o posto de condução desportivo. Os botões redondos do volante AMG com ecrãs brilhantes e lógica de utilização intuitiva servem para controlar funções de condução específicas da AMG e todos os programas de condução. Os logótipos AMG nos raios do volante, no ecrã central, nos painéis de proteção das embaladeiras das portas, nos tapetes do piso e nos encostos dos bancos dianteiros também estão incluídos de série. Os elementos de revestimento têm acabamento em lacado preto.
Opcionalmente, o interior do novo Mercedes-AMG G 63 pode ser transformado numa sala de estar luxuosa com a linha de equipamento interior Superior. Entre outros elementos, inclui revestimento adicional em pele napa, elementos em padrão diamante e bancos multicontorno ativos, incluindo o pacote ENERGIZING Plus com função de massagem e controlo da climatização dos bancos.
Carácter desportivo com o modo “Supersport”
Está disponível um estilo de exibição adicional para o ecrã do condutor: o modo “Supersport” com um conta-rotações redondo disposto ao centro e indicadores horizontais à esquerda e à direita do mesmo criam uma impressão de profundidade. O ecrã central também destaca a orientação dinâmica com ecrãs AMG individuais, como a visualização dos programas de condução ou os dados de telemetria.
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