O presidente e diretor-geral do Grupo Renault Ibéria, Josep María Recasens, assume a presidência da Associação Espanhola de Fabricantes de Automóveis e Camiões (ANFAC) durante os próximos dois anos, substituindo Wayne Griffiths, CEO da SEAT e CUPRA Uma decisão que foi ratificada na sessão extraordinária realizada por todos os membros do Conselho de Administração e Assembleia Geral da associação.
Josep María Recasens assume o cargo de presidente da ANFAC num momento crucial para a transformação do sector para uma mobilidade sustentável e descarbonizada, assente na electrificação e digitalização da indústria automóvel. Espanha é uma referência industrial, sendo o segundo maior fabricante da Europa e o oitavo maior do mundo, e enfrenta um cenário complexo de transformação onde garantir a competitividade da indústria é fundamental para a economia do país. O setor automóvel enfrenta grandes desafios ligados ao necessário impulso do mercado de veículos eletrificados, ao desenvolvimento de infraestruturas de carregamento e à transformação industrial, e também à revolução digital, para consolidar a atividade local, garantir emprego e atrair novos projetos e investimentos.
Josep María Recasens, agora como novo presidente da ANFAC, destacou a importância do sector automóvel em Espanha como peça fundamental da sua economia e referiu mesmo por que o sector tem que aproveitar a chegada do veículo eléctrico para realizar uma nova reindustrialização do automóvel em Espanha:
“Temos que garantir que o veículo eléctrico se torne um meio de geração de valor e tecnologia para este país. E, além disso, temos de o fazer rapidamente porque senão perdemos o comboio e outros países ocupam este espaço.”
Recasens salientou que Espanha tem todos os ingredientes para ser uma potência tecnológica europeia, não só pela importante evolução que o ecossistema tecnológico espanhol conheceu nos últimos 10 anos, mas também porque a desvantagem competitiva histórica com os países de Leste está a desaparecer, tanto em termos de custo da mão-de-obra, bem como os custos de energia. A isto devemos ainda acrescentar o facto de Espanha possuir uma das redes de fornecedores industriais mais importantes da Europa.
O novo presidente da ANFAC destacou que Espanha está a arriscar o futuro tecnológico e industrial do sector nos próximos cinco anos, razão pela qual aproveitou a sua primeira intervenção para fazer um apelo à mobilização conjunta administração/sector para garantir que o sector automóvel seja o motor da inovação e da tecnologia em Espanha, garantindo assim a modernização industrial.
“Temos que deixar de ser um mero fabricante para nos tornarmos uma potência tecnológica”, afirmou no seu discurso, onde também falou da importância de incentivar a procura de veículos eléctricos, passando para outro patamar de prioridades que o sector tem em cima da mesa neste momento, como tornar mais atrativos os auxílios à aquisição de veículos elétricos e promover a instalação de pontos de carregamento.
A carreira de Josep María Recasens esteve sempre ligada ao setor automóvel. O novo presidente da ANFAC é engenheiro pela Universidade de Girona, mestre em Engenharia Automóvel pela Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e MBA pela ESADE Business School. Iniciou a sua carreira em 2002, quando ingressou na SEAT S.A, onde desempenhou funções como Diretor de Estratégia, Secretário Corporativo e Diretor de Relações Públicas. Recasens ingressou no Grupo Renault em julho de 2021 como Diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Negócio, reportando a Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, de onde contribuiu para a implementação do Plano Estratégico Renaulution da empresa. Em janeiro de 2023 foi nomeado Presidente e CEO do Grupo Renault Iberia e nesse mesmo ano assumiu também as funções de Chief Operating Officer da Ampere.
Wayne Griffiths, presidente cessante da ANFAC, explicou que “conheço o Josep Maria há muitos anos e é um excelente gestor para liderar a nova etapa da ANFAC. A indústria automóvel vive um momento decisivo e é fundamental continuar a trabalhar em conjunto na associação e com todo o setor. Josep Maria tem todo o meu apoio para impulsionar o mercado espanhol e transformar a indústria rumo à eletrificação, como temos feito nos últimos dois anos e meio."
Da minha posição na SEAT S.A. e no Grupo Volkswagen “Continuarei a defender os interesses da indústria automóvel espanhola em Espanha e fora de Espanha”.
Comments