Desde 2013, a Opel e a ADAC têm estado a escrever uma história única nos ralis. Até à data, quase 140 participantes de 22 países já participaram numa ronda da ADAC Opel Rally Cup ou da ADAC Opel Electric Rally Cup "powered by GSe". A taça monomarca, concebida e organizada em estreita cooperação entre os dois parceiros, estabelece os padrões: é a primeira taça monomarca de ralis com automóveis elétricos do mundo e desenvolve talentos como o grande destaque do último rali do mundial WRC disputado na Letônia, onde Mārtiņš Sesks, na sua primeira participação com um carro Rally1 hibrido, andou ao ritmo dos melhores pilotos do mundo e mostrou capacidade para andar lado a lado com eles.
Um dos focos do projeto conjunto é o desenvolvimento de talentos.
Desde 2013, os melhores pilotos da taça têm tido a oportunidade de passar para a ADAC Opel Rally Junior Team no ano seguinte e dar os próximos passos no seu desenvolvimento como pilotos da Opel no Campeonato da Europa de Ralis Junior (JERC). Até à data, 11 pilotos deram o salto para o palco internacional dos ralis com a Opel. E não foi apenas o espírito olímpico que acompanhou o desenvolvimento de talentos da Opel e da ADAC - os resultados de topo no JERC demonstram-no de forma impressionante.
Com Emil Bergkvist (Suécia, época de 2015), Marijan Griebel (Alemanha, 2016), Chris Ingram (Grã-Bretanha, 2017) e Mārtiņš Sesks (Letónia, 2018), a ADAC Opel Rallye Junior Team celebrou quatro títulos europeus consecutivos. A piloto italiana da Opel, Tamara Molinaro, também venceu a categoria feminina na época de 2017 do JERC.
Quando os parceiros Opel e ADAC abriram novos caminhos nos ralis para a temporada de 2021, introduzindo a ADAC Opel Electric Rally Cup, o sólido historial prolongou-se sem interrupções. Laurent Pellier foi coroado o primeiro campeão de uma taça monomarca de ralis com automóveis elétricos no Opel Corsa Rally Electric de 100 kW (136 cv). Logo a seguir, o francês conquistou o quinto título no Campeonato da Europa de Ralis Junior para a ADAC Opel Rally Junior Team em 2022 com o Corsa Rally4.
Os campeões da ADAC Opel Electric Rally Cup de 2022 e 2023 celebram os êxitos no JERC
Os campeões da ADAC Opel Electric Rally Cup de 2022 e 2023 estão a competir na atual época do JERC. E também têm sido muito bem-sucedidos. Nos primeiros quatro ralis da época deste ano, Calle Carlberg (Suécia) e Timo Schulz (Alemanha) já alcançaram quatro pódios entre os melhores pilotos júnior de ralis da Europa. Carlberg está atualmente em segundo lugar na classificação geral do Campeonato da Europa e vai para as duas últimas provas do JERC com hipóteses de conquistar o título.
Não é só no Campeonato da Europa de Ralis Junior que os antigos pilotos da taça estão a recolher louros. Emil Bergkvist e Tom Kristensson celebraram o título do Campeonato do Mundo de Juniores em 2018 e 2020, respetivamente. O inglês Chris Ingram tornou-se Campeão Europeu de Ralis em 2019. Marijan Griebel juntou o Campeonato Europeu de Sub28 de 2017 ao seu título do JERC no ano anterior e também já foi coroado Campeão de Ralis da Alemanha por três vezes, estando a caminho do título novamente na temporada atual. O ex-júnior da Opel Fabian Kreim também garantiu o título no Campeonato de Ralis da Alemanha por três vezes.
O panorama dos ralis na Alemanha é dominado por pilotos que ganharam as suas primeiras provas numa taça monomarca da Opel e da ADAC. Com Marijan Griebel (1.º), Julius Tannert (2.º), Nico Knacker (4.º), Tom Kässer (10.º) - que já foi confirmado como campeão da DRM2 - Björn Satorius (12.º) e Max Schumann (15.º), seis pilotos do atual top 15 da classificação geral do DRM (Campeonato de Ralis da Alemanha) foram promovidos a partir de uma taça monomarca Opel.
Jörg Schrott, Diretor da Opel Motorsport: "Promover o talento é extremamente importante para a Opel. O histórico da ADAC Opel Rally Junior Team, com um total de cinco títulos no Campeonato da Europa de Ralis Junior, é notável. Como parte da família Stellantis, os nossos melhores talentos também têm outras oportunidades em categorias superiores de ralis. Nós, na Opel Motorsport, estamos orgulhosos dos nossos jovens talentos e dos sucessos que celebrámos em conjunto com a ADAC desde 2013 e desde 2021 com a ADAC Opel Electric Rally Cup. A Opel está a fazer algo pelos jovens talentos nos ralis alemães. Continuaremos a fazer tudo o que pudermos para dar seguimento ao nosso impressionante registo com mais triunfos."
Comments