Depois de há cerca de um mês, a Peugeot ter visto Hugo Lopes sagrar-se um quase indiscutível ‘Campeão’ da competição nacional, chega agora a hora de se saber quem será o ‘Campeão’ da versão Ibérica, do competitivo troféu que a marca faz correr utilizando os pequenos 208, com a sétima edição em 2024.
Este fim de semana (18 e 19 de outubro) será uma prova de quatro contra um, pois teremos quatro formações espanholas a tentar destronar uma dupla portuguesa do topo da tabela de pontuações. Essa posição é ocupada, no atual ranking de Pilotos, por Hugo Lopes, tendo Unai de la Dehesa a uma confortável (mas não muito) distância de 22 pontos. É o único que poderá roubar-lhe as pretensões a um segundo título com a assinatura da Peugeot numa mesma temporada.
Estão em jogo 28 pontos – os 25 de uma vitória e os 3 do registo do melhor tempo na Power Stage – mas há, também, que ter em conta que, no final do rali e consideradas as pontuações acumuladas nas quatro provas da CUP Ibérica 2024, apenas se aproveitarão os três melhores resultados.
Significa isto que o piloto português terá de gerir muito bem o rali e a sua posição final, devendo também controlar um adversário que, por seu lado, tem de dar tudo aos comandos do seu 208 Rally4 para alcançar a ambicionada vitória, e esperar que o seu adversário possa tropeçar, para poder sonhar com o título de ‘Campeão’.
Para este último confronto de 2024, o terreno de jogo desenhado pelo Real Automóvil Club de Catalunya apresenta-lhes um conjunto de 4 Especiais – três mais tradicionais em terra e uma Super Especial em asfalto – todas elas percorridas por duas vezes, representando 99,88 quilómetros cronometrados, integrados num percurso total de 556,66 quilómetros.
Para além de pontuar para o troféu ibérico organizado pela Peugeot e pela Sports & You, o rali catalão será, também, o palco da quarta (e penúltima) prova do Desafio Peugeot 2024, variante espanhola do troféu. Neste particular, o atual líder é Unai de la Dehesa, tendo no seu encalço pontual Giovanni Fariña e Miguel García.
Os últimos 8 troços e 100 km ao cronómetro do ano de 2024
Organizado pelo Real Automóvil Club de Catalunya, o Rally RACC Catalunya / Costa Daurada corre-se entre sexta-feira e sábado (18 e 19 outubro), assente numa estrutura de 1 Etapa e 4 Secções contando com 8 Especiais (quatro troços de dupla passagem, todos em terra), que somam 99,88 quilómetros cronometrados, num percurso total de 556,66 quilómetros.
Com base operacional nas instalações de Port Aventura, o rali terá a sua secção pré-competitiva na manhã de sexta-feira, com um troço de 2 km a servir de palco às sessões de Shakedown.
A prova catalã sairá para a estrada, mais tarde nesse dia, estando a partida agendada para as 19h00 (menos uma hora em Portugal), 1ª Secção composta por uma passagem pela Super Especial Salou (1,55 km, às 19h33), finda a qual os concorrentes irão ao Parque de Assistência (15 min) antes da entrada no Parque Fechado (19h48).
A primeira das restantes três secções da prova tem início às 07h15 de sábado, começando com uma nova ida às assistências e a um refuel, antecedendo a primeira ronda pelos troços de La Pobla de M.-Vilalba dels Arcs 1 (23,28 km, às 09h00), Horta-Bot (18,62 km, às 10h15) e Gandesa (6,49 km, às 10h50), funcionando este último como Power Stage, atribuindo-se uma pontuação extra aos três mais rápidos.
Ao final da manhã, após um reagrupamento, haverá uma segunda ida à Super Especial Salou (1,55 km, às 12h40), a que se seguirá uma passagem no Parque de Assistência (12h50 às 13h20), antecedendo os mesmos três troços da manhã, pela mesma ordem, com início, respetivamente, às 14h55, 16h10 e, a fechar, 16h50.
A prova terminará no Passeig Jaume I, em Salou, com a consagração dos vencedores e entrega de Prémios, seguindo-se a entrada das viaturas em Parque Fechado (19h00).
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