A marca Jeep está a fazer a sua viagem anual no 58º Easter Jeep Safari, entre os dias 23 a 31 de março de 2024, em Moab, Utah, com quatro novos e apelativos veículos concept, desenvolvidos para cumprir as mais exigentes missões deste desafio.
"O Easter Jeep Safari em Moab, Utah, é o local perfeito para os novos ‘concepts’ Jeep, com mais de 20.000 entusiastas da Jeep a reunirem-se todos os anos para celebrar a marca 4x4 mais icónica do mundo", afirmou Bill Peffer, vice-presidente sénior e responsável pela marca Jeep na América do Norte. "Da eletrificação 4xe à incomparável capacidade do motor 392, os ‘concepts’ Jeep 4x4 deste ano ilustram como o Wrangler mais competente de sempre apela a um leque tão vasto de pessoas."
Quatro veículos concept distintos da marca Jeep e da JPP estão equipados com uma série de sistemas de propulsão comprovados. O concept Jeep Wrangler Low Down, uma homenagem ao concept Lower 40 de 2009, apresenta o motor V8 392. O concept Jeep Wrangler 4xe Willys Dispatcher combina o avançado sistema de propulsão híbrido plug-in 4xe com um tema de design retro que homenageia os primeiros SUV Jeep civis do período pós-guerra. Dois concepts JPP, o High Top, baseado no Jeep Gladiator, e o Vacationeer, baseado no Jeep Grand Wagoneer, apresentam ambos uma potência derivada de motores de seis cilindros, um Pentastar V6 de 3,6 litros e um Hurricane Twin Turbo 510, respetivamente.
"A nossa equipa alargada da Jeep Performance Parts da Mopar mal pode esperar para regressar a Moab para o 58º Easter Jeep Safari anual", disse Mike Koval, vice-presidente sénior da Mopar para a América do Norte, serviço, peças e assistência ao cliente. "Estamos ansiosos por revelar um novo conjunto de veículos ‘concept’ que apresentam as nossas mais recentes peças e acessórios de produção personalizados, testados e apoiados pela fábrica, os quais nos permitem enfrentar alguns dos trilhos mais difíceis do mundo."
Jeep Low Down Concept
Há quinze anos, a equipa de design da Jeep impressionou os participantes no 43º Easter Jeep Safari com o Jeep Wrangler Lower 40 radicalmente modificado. Com altura livre ao solo de série para manter o seu centro de gravidade, o Lower 40 de duas portas acomodava enormes pneus de 40 polegadas para terreno lamacento e possuía um motor V8 de 5,7 litros sob o capot para uma potência prodigiosa. Um clássico instantâneo, o Lower 40 ainda atrai multidões uma década e meia depois e continua a ser um dos favoritos dos fãs de todos os concepts EJS.
O novo concept Low Down presta homenagem ao Lower 40, no qual, através de um trabalho criativo de libertação de espaço, este novo Jeep Wrangler concept utiliza enormes pneus BFGoodrich Krawler 42x14.5R20 de 42 polegadas para terreno lamacento montados em jantes do tipo beadlock de 20 polegadas sob os seus guarda-lamas de carbono personalizados de elevada capacidade. A suspensão original do Wrangler Rubicon 392 mantém-se intacta, mas os eixos Dana 60 com engrenagens 5.38 substituem os eixos Dana 44 normais com engrenagens 4:10. Entre o diâmetro dos pneus e o encurtamento dos para-choques dianteiro e traseiro, o centro de gravidade do Low Down mantém-se baixo, enquanto a distância ao solo, a distância de viragem e os ângulos de aproximação e de saída aumentam drasticamente.
A carroçaria, revestida com uma profunda pintura Poison Apple Red, foi simplificada através da remoção dos puxadores das portas traseiras, de um capot personalizado em carbono com uma cúpula transparente e de uma tampa de abastecimento de combustível personalizada ao estilo da competição, localizada no painel traseiro do lado do condutor. O interior inclui bancos personalizados em pele preta com inserções em tecido, chão forrado a Rhino e um painel de instrumentos personalizado sem rádio. Uma capota de cor vermelha, especificamente concebida para o efeito, lança um brilho vermelho quente sobre o compartimento interior.
Tal como o seu antecessor Lower 40, o Jeep Low Down é alimentado por um motor V8, embora nesta interpretação moderna isso se traduza no motor 392 de 6,4 litros e 475 cavalos de potência, o qual está acoplado a uma caixa automática de oito velocidades.
Jeep Willys Dispatcher Concept
Uma mistura de onde a marca Jeep esteve e para onde está a ir, o Jeep Willys Dispatcher é um concept baseado no Wrangler 4xe que invoca a nostalgia dos Jeep civis do início do período pós-guerra, com o seu aspeto robusto e utilitário, justaposto com a capacidade todo-o-terreno eletrificada do moderno e tecnologicamente avançado sistema de propulsão 4xe.
No exterior, o concept Willys Dispatcher recebe uma remodelação retro de raiz. Os pneus Super Traxion de 36 polegadas são colocados em torno de steelies de liga leve de 16 por 7,0 polegadas de estilo vintage. Um para-choques dianteiro personalizado da velha guarda aloja um guincho Warn 8274 totalmente novo e de aspeto clássico, com um gancho de guincho Warn Epic Series e anéis D. Tal como os adorados Jeep de guarda-lamas planos de antigamente, as letras "WILLYS" estão gravadas em relevo nas laterais do capot. O topo do para-brisas é revestido a preto brilhante, enquanto o exterior é pintado numa tonalidade personalizada de Element 115 Green, com um bonito destaque para as rodas de aço de cor creme.
No interior, o Dispatcher recebe um acabamento personalizado numa mistura de pele de sela desgastada e inserções em tecido houndstooth. Os apoios de cabeça dianteiros e traseiros foram removidos para dar aos bancos a sensação vintage de encosto baixo que dominava as estradas antigamente. Uma capota JPP mantém os passageiros protegidos das intempéries, faça chuva ou faça sol. Para proteger da água, da lama e de outras impurezas, o Dispatcher possui um revestimento em vinil robusto da Jeep Performance Parts (JPP) para o piso, enquanto um compressor de ar de bordo da JPP é útil para gerir a pressão dos pneus no trilho.
O Willys Dispatcher é alimentado pelo sistema de propulsão híbrido plug-in 4xe de 2,0 litros que debita 380 cavalos de potência e 637 Nm de binário através de uma caixa automática de oito velocidades. Os eixos dianteiro e traseiro Dana 50 Advantech com relação 4,70 transferem, sem esforço, toda a potência e binário para os pneus Super Traxion.
Jeep Gladiator Rubicon High Top Concept
O Jeep Gladiator Rubicon High Top Concept reflete o esforço das equipas de design e engenharia da Jeep Performance Parts (JPP) da Mopar para ampliar ainda mais os limites de desempenho da pick-up de tamanho médio com maior capacidade off-road do mundo para a sua aventura anual a Moab.
O exterior metálico Ginger Snap arrojado, com gráficos de dois tons de inspiração retro, chama a atenção. O concept Gladiator Rubicon High Top é suportado pelos novos e maciços pneus BFGoodrich All-Terrain T/A KO3 40x13.5R18 montados em jantes do tipo beadlock KMC Grenade Crawl de 18 por 9,0 polegadas em preto acetinado.
Os guarda-lamas planos JPP Concept nos quatro cantos proporcionam bastante folga para condução fora de estrada. Os imparáveis eixos dianteiro e traseiro Dana 60 com engrenagem 5,38:1 e uma suspensão pneumática ajustável AccuAir ajudam a facilitar o trabalho em qualquer excursão fora de estrada. O robusto motor Pentastar V6 de 3,6 litros, acoplado a uma caixa automática TorqueFlite de oito velocidades, proporciona uma ampla gama de binário com ênfase no binário de baixa rotação, essencial para todo-o-terreno.
Um para-choques dianteiro modificado da American Expedition Vehicles apresenta um aro de proteção personalizado situado mesmo por cima de um guincho Warn. Os estribos elétricos Rock Rail da Rock Slide Engineering protegem o chassis e ajudam a facilitar a entrada e saída do habitáculo.
O sistema de arrumação da plataforma oferece espaço de carga adicional bloqueável através de gavetas deslizantes duplas, permitindo ainda arrumação na parte superior da área da plataforma.
No interior, os bancos foram revestidos com pele Alea castanha e preta, acolchoada, perfurada e personalizada, apresentando um logótipo JPP em relevo nos apoios de cabeça. A proteção superior é fornecida por uma capota JPP. A completar o interior está um kit de pedais JPP, tapetes para todas as condições climatéricas e proteções das soleiras das portas.
Jeep Vacationeer Concept
Desde o exterior Spearminted até ao espaço interior alargado e com acabamentos personalizados, o concept Jeep Vacationeer é um SUV premium que combina conforto e aventura com capacidades modernas, honrando a herança lendária da marca Jeep. E, com um toque nostálgico, a equipa de design da JPP está a satisfazer o desejo de muitos aficionados dos Jeep clássicos, equipando meticulosamente o concept Vacationeer com grafismos exclusivos em madeira na carroçaria que remetem para os modelos Jeep Wagoneer e Grand Wagoneer que percorreram as cidades e o campo desde o final da década de 1960 até ao início da década de 1990.
Preparados para qualquer excursão desafiante que Moab tenha para oferecer, os pneus BFGoodrich de 35 polegadas para todo-o-terreno, montados em jantes de competição 701 Method de 18 por 9 polegadas, proporcionam uma elevação natural de 1,5 polegadas para um desempenho superior fora de estrada. As aberturas das rodas maiores e as extensões de alargamento da carroçaria personalizadas contribuem para o aspeto agressivo.
As placas de proteção dianteiras e traseiras protegem a parte inferior da carroçaria, enquanto um guincho Warn montado na parte dianteira resolve situações difíceis fora de estrada. Na frente do tejadilho branco, forrado a Rhino, três luzes LED TYRI de 11 polegadas proporcionam uma iluminação dianteira excecional.
Afixado no tejadilho do concept Vacationeer está um RedTail Overland Skyloft personalizado, em fibra de carbono - um oásis climatizado com espaço para dormir para duas pessoas e janelas suficientes para absorver as vistas panorâmicas.
Os bancos da segunda e terceira filas foram removidos para permitir a integração do Skyloft. Uma entrada de passagem à prova de intempéries personalizada permite um acesso fácil do piso interior ao Skyloft. Uma porta deslizante dianteira/traseira e um pequeno degrau, que também serve de mesa utilizável, facilitam o acesso.
O espaço traseiro inclui um piso de carga forrado que pode lidar facilmente com elementos exteriores, como para escapar a um aguaceiro ou remover o equipamento de caminhada enlameado.
A marca Jeep recorreu ao famoso designer de moda e entusiasta/proprietário de um Wagoneer, Kiel James Patrick, para os bancos dianteiros em pele Tupelo. KJP, um nativo da Nova Inglaterra, mostra o seu profundo apreço pelo autêntico estilo Americana com inserções de tecido personalizadas que apresentam veículos Jeep clássicos num padrão distinto e encantador inspirado na Nova Inglaterra.
"Durante mais de três décadas, o Jeep Wagoneer tem sido mais do que um simples veículo para mim; tem sido literalmente parte integrante da minha vida, através das minhas viagens mais queridas", afirmou Patrick. "Como designer e proprietário de um Jeep 4x4 ao longo da vida, este era um projeto de sonho. Não podia estar mais entusiasmado por honrar a herança e as histórias da marca Jeep."
A potência do concept Jeep Vacationeer provém do motor Hurricane Twin Turbo 510 de 3,0 litros, que debita 517 cavalos de potência e 678 Nm binário. O potente motor Hurricane proporciona uma performance de primeira linha, ao mesmo tempo que proporciona uma maior economia de combustível em comparação com os motores V8 naturalmente aspirados e os motores de seis cilindros sobrealimentados de muitos concorrentes.
Comments