Em março de 2024, o mercado automóvel da União Europeia registou a primeira queda do ano, registando uma queda de 5,2% para um total de 1 milhão de unidades.
O momento das férias da Páscoa impactou negativamente as vendas do mês passado na maioria dos mercados da UE, incluindo os quatro maiores: Alemanha (-6,2%), Espanha (-4,7%), Itália (-3,7%) e França (-1,5%).
No primeiro trimestre do ano, os registos de automóveis aumentaram 4,4%, atingindo quase 2,8 milhões de unidades. Os principais mercados do bloco registaram um crescimento sólido de Janeiro a Março, com Itália e França a registarem um aumento de 5,7% cada, seguidas pela Alemanha (+4,2%) e Espanha (+3,1%).
Novos registos de automóveis na UE por fonte de energia
Em março passado assistiu-se a uma mudança na composição do mercado automóvel: os automóveis eléctricos a bateria caíram para uma quota de 13%, em relação aos 13,9% do ano passado, enquanto os híbridos eléctricos subiram para 29%, contra 24,4%. A gasolina e o diesel combinados capturaram menos da metade do mercado (47,8%, de 51,8%).
Carros elétricos
Em março de 2024, os registos de automóveis elétricos a bateria diminuíram 11,3%, para 134.397 unidades, refletindo a recessão mais ampla do mercado. Consequentemente, a sua quota de mercado diminuiu de 13,9% em março de 2023 para 13% no mesmo mês deste ano. Entre os três maiores mercados de BEV, a Bélgica (+23,8%) e a França (+10,9%) registaram aumentos de dois dígitos, enquanto a Alemanha enfrentou uma diminuição significativa de 28,9%. O primeiro trimestre de 2024 terminou com um total de 332.999 novos automóveis elétricos a bateria matriculados, um aumento de 3,8% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
Os carros híbrido-elétricos destacaram-se, alcançando um aumento de 12,6% nas matrículas em março, apesar do declínio geral do mercado. França e Itália, dois dos três maiores mercados de HEV, registaram aumentos significativos de 29,6% e 8,3%, respetivamente. Entretanto, a Alemanha registou uma diminuição marginal de 0,3%. Este segmento atingiu vendas de 299.426 unidades, conquistando 29% do mercado, ante 24,4% em março de 2023.
Por outro lado, as matrículas de híbridos plug-in caíram 6,5% no mês passado, com a Alemanha e a Bélgica a registarem descidas de 4,5% e 15,3%, respetivamente. A França contrariou a tendência com um aumento modesto de 3,6%. Em março, os híbridos plug-in representaram 73.029 unidades vendidas, o que equivale a 7,1% do mercado automóvel total.
Carros a gasolina e diesel
Em março de 2024, de todos os segmentos de motorização, a gasolina e o diesel foram os mais significativamente impactados pela recessão geral do mercado. As vendas de gasolina diminuíram 10,2%, com reduções notáveis na maioria dos mercados da UE, incluindo França (-17,7%), Espanha (-10,1%) e Alemanha (-3,4%). Em contrapartida, a Itália registou um crescimento, com um aumento de 5,7%. Com isso, a participação de mercado caiu de 37,4% para 35,4% em relação a março do ano anterior.
A retração do mercado de diesel foi ainda mais acentuada, com queda de 18,5% em março. Foram observadas quedas substanciais nos maiores mercados: França (-32,1%), Espanha (-38%) e Itália (-27,6%), enquanto a Alemanha registou apenas uma ligeira redução de 0,5%. As vendas de automóveis a gasóleo totalizaram 128.227 unidades, representando uma quota de mercado de 12,4%, uma diminuição face aos 14,4% do ano passado.
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