O hoje emblemático, Renault 5 original, marcou a sua época, ao ajudar milhões de famílias a ultrapassar mudanças radicais, como os choques petrolíferos, a evolução dos estilos de vida e a necessidade de um segundo automóvel. O "R5" soube responder a estes desafios transformando-se num enorme sucesso.
E de acordo com a marca teria sido inútil relançar o Renault 5 sem reavivar a sua herança: sem oferecer uma resposta audaciosa, ao alcance da maioria das pessoas, às questões sociais e ambientais atuais. E sem fazer tudo o que é preciso para lá chegar.
Com o seu design arrebatador, a sua experiência de condução inspiradora, as suas tecnologias elétricas e digitais fáceis e apaixonantes e o seu sistema de produção circular, local e responsável, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico tem tudo o que é necessário para ser o novo modelo do automóvel urbano da transição energética.
A história do renascimento do Renault 5 é bem conhecida: começou com uma paixão instantânea por uma maquete cor de laranja e uma engenharia inversa - o design estava praticamente gravado na “pedra”, pelo que a plataforma elétrica teve de ser construída para o adaptar. O desenvolvimento do modelo de produção, mantendo intacta a magia do automóvel de exposição, em três anos em vez dos habituais quatro, constituiu um desafio industrial considerável. E tudo isto aconteceu quando o Grupo Renault estava a passar pela maior transformação da sua história: o seu plano estratégico Renaulution - que implicava, por exemplo, a criação da Mobilize e da Ampere e o lançamento da marca Renault na sua viragem elétrica. Foi isto que se passou nos bastidores.
E o Renault 5 E-Tech 100% elétrico chega agora como um automóvel repleto de tecnologias elétricas e digitais, pronto para se tornar o automóvel citadino, que mostra o caminho à medida que a indústria automóvel europeia gravita em torno dos grupos propulsores elétricos e desempenha um papel no ecossistema energético, com um competitivo preço de entrada de 25.000 euros.
O primeiro trunfo que contribui para o carácter excecional do Renault 5 E-Tech 100% elétrico é, sem dúvida, o seu design apaixonante. Este capta a atenção daqueles que reconhecem os traços icónicos do modelo original que conheceram, bem como dos mais jovens, que são atraídos pela sua modernidade e elementos de personalização.
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico foi concebido para poupar dinheiro, sobretudo em estrada, ser divertido de conduzir e facilitar a vida quotidiana. Oferece experiências de condução, experiências de vida a bordo e um estilo de vida elétrico, integrando tecnologias inovadoras no seu segmento, como o sistema integrado OpenR Link com Google, o avatar Reno, V2G, função Plug & Charge, entre outras. Os seus pontos fortes provêm da nova plataforma AmpR Small, a plataforma Ampere dedicada aos automóveis elétricos do segmento B. O Renault 5 E-Tech 100% elétrico promete também exibir o seu lado "pop" no comportamento em estrada, oferecendo uma experiência de condução emocionante, sem precedentes para um "pequeno" automóvel elétrico.
Fabricado na França, a Renault tomou uma posição ao optar por produzir o Renault 5 E-Tech 100% elétrico recorrendo a circuitos locais, no seu pólo ElectriCity, no norte do país, com um ecossistema de fornecedores num raio de 300 km. A montagem dos automóveis e das baterias é efetuada na Manufacture de Douai, que foi um dos locais de produção do Renault 5 original. O motor (a máquina elétrica, o redutor e a eletrónica do sistema de potência) será fabricado em Cléon e os módulos das baterias serão produzidos pela Gigafactory de Douai (parceria AESC) a partir do verão de 2025. Apoiando-se na experiência de The Future is NEUTRAL, a filial do Grupo Renault especializada na economia circular, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico atingirá um nível global de reciclabilidade de, pelo menos, 88,6%(1), integrando 19,4% de materiais reciclados (norma ISO 14021) e 26,4%(2) de materiais recuperados da economia circular, percentagens recordistas para a sua categoria.
“O seu lançamento coincide com a importante viragem de milhões de europeus para uma nova mobilidade, elétrica, conectada e sustentável. É também o início da transformação do Grupo Renault numa empresa automóvel de nova geração. Para desenvolver este automóvel em apenas três anos, em França, e ao mais alto nível tecnológico, todas as nossas decisões tiveram de ser disruptivas e a organização tão ágil quanto possível. Fomos os primeiros a apostar numa plataforma 100% elétrica para um pequeno automóvel europeu, a otimizar os custos em toda a cadeia de valor, a deslocalizar o nosso ecossistema industrial... Só um automóvel emblemático poderia reunir as nossas equipas desta forma e fazer mexer a agulha internamente. Face a uma mudança significativa na nossa indústria, este automóvel abre um novo caminho para a Renault. Está no centro da batalha para reinventar a indústria europeia face à concorrência vinda do Oriente e do Ocidente. Com este veículo, provamos que a produção na Europa, em França, é realmente possível” - Luca de Meo, Diretor-Geral do Grupo Renault
Comments