Renault 5 Turbo 3E a reinvenção de um clássico agora 100% elétrico
- Redação Europa
- 18 de mar.
- 8 min de leitura

Tal como os automóveis de maiores dimensões, possui especificações técnicas impressionantes (540 cv, 0-100 km/h em menos de 3,5 segundos, superestrutura em carbono além de outros destaques.
Com a sua arquitetura de 800 volts, o Renault 5 Turbo 3E maximiza, igualmente, o seu desempenho de carregamento. A sua potência de carga, de 350 kW DC, permite-lhe passar dos 15 aos 80% da bateria em apenas 15 minutos.
O Renault 5 Turbo 3E vai chegar aos concessionários no primeiro semestre de 2027, com uma produção limitada a 1.980 unidades, todas numeradas. As reservas vão abrir nas próximas semanas.
"Um monstro de automóvel construído para o rali, o drift e o desempenho em pista, adaptado à estrada." Estas palavras resumem os objetivos do desenvolvimento e da engenharia do Renault 5 Turbo 3E, o automóvel de estrada mais potente e mais avançado de sempre da Renault.
O Renault 5 Turbo 3E retoma a herança emblemática dos Renault 5 Turbo e Turbo 2 dos anos 80. Dois modelos que marcaram a história do automobilismo mundial, da velocidade aos seus impressionantes desempenhos em ralis, e que são hoje muito procurados como automóveis de coleção. Mas é também mais do que isso. Modernizado, inovador, elétrico, ainda mais exuberante e potente do que os seus antecessores, afirma a sua identidade como o primeiro de uma nova classe de automóveis: os mini-supercarros. Tal como os automóveis de maiores dimensões, possui especificações técnicas impressionantes (540 cv, 0-100 km/h em menos de 3,5 segundos, superestrutura em carbono, etc...), ao mesmo tempo que oferece um elevado nível de personalização para responder a todas as necessidades. Além disso, tem uma relação comprimento/largura mínima de 2.01, o que o coloca ao mesmo nível de um supercarro, mas num formato compacto de hot hatch.

Construído sobre uma plataforma personalizada e adaptada às suas ambições e desempenhos, o Renault 5 Turbo 3E é o resultado de uma colaboração entre a Renault, a Alpine Cars e os seus parceiros, que colocaram à disposição a sua experiência e o seu know-how para os principais componentes, como os motores das rodas e a superestrutura em fibra de carbono.
“Ao criar a nova categoria de “mini-supercarros” elétricos com o Renault 5 Turbo 3E, a marca Renault demonstra, uma vez mais, a paixão e o espírito de ousadia e inovação que sempre a impulsionaram. Este modelo exuberante e superexcitado promete as melhores performances e sensações em apenas 4 metros de comprimento, o que é inédito no mercado. Com este automóvel, a Renault continua a tornar os veículos elétricos cada vez mais apetecíveis, ampliando ainda mais a sua capacidade de oferecer soluções para todas as necessidades e todos os desejos.” -
Fabrice Cambolive, Diretor-Geral da marca Renault
Um design exuberante para uma acrescida eficiência aerodinâmica

Por fora, o Renault 5 Turbo 3E foi concebido como um supercarro: exuberante - como o testemunham o para-choques proeminente e as extensões das asas traseiras - sem nunca se afastar da procura de desportivismo, agilidade e aerodinâmica otimizada. Num automóvel elétrico, a aerodinâmica desempenha um papel fundamental na sua eficácia, a par do peso.
O design do Renault 5 Turbo 3E é naturalmente inspirado nos Renault 5 Turbo e Turbo 2 originais. Alguns elementos e caraterísticas são reconhecíveis no recente Renault 5 E-Tech elétrico, como os faróis traseiros e os espelhos retrovisores, mas a ideia principal do projeto foi reavivar a herança icónica destes dois modelos dos anos 80, utilizando tecnologias de ponta para mostrar as suas credenciais modernas e otimizar o desempenho. Este é o conceito de design retro-futurista já aplicado ao Renault 5 e ao Renault 4, renascidos como Renault 5 E-Tech elétrico e Renault 4 E-Tech elétrico.
“Reinterpretar os lendários Renault 5 Turbo e Turbo 2 é um desafio ousado. Preservámos a sua exuberância e espírito de competição, integrando tecnologias modernas e uma aerodinâmica otimizada para a era elétrica. Cada linha, cada volume exprime um equilíbrio entre performance e carácter. Mais do que uma homenagem, o Renault 5 Turbo 3E é uma máquina de sensações e emoções que cada um pode personalizar infinitamente.” -
Gilles Vidal, Vice-Presidente, Design, Renault & Ampere

Para reavivar a base genética dos Renault 5 Turbo e Turbo 2 originais, o Renault 5 Turbo 3E é construído sobre uma nova plataforma, com uma arquitetura de tração traseira especificamente desenvolvida. Comparado com o Renault 5 E-Tech elétrico (3,92m de comprimento e 2,54m de distância entre eixos), o para-brisas foi recuado e a distância entre eixos aumentada (2,57m) para obter dimensões verdadeiramente espetaculares (4,08m de comprimento, 2,03m de largura, e 1,38m de altura). O pilar do para-brisas, por exemplo, parece fundir-se com as rodas dianteiras. Com estas dimensões, o Renault 5 Turbo 3E tem o comprimento de um citadino e a largura de um supercarro.
Na frente, o Renault 5 Turbo 3E mantém o mesmo esquema dos seus antecessores: faróis quadrados - agora com tecnologia LED - que se fundem com o bordo do capot, uma faixa estreita com três secções centrais e dois faróis quadrados suplementares, originalmente de longo alcance, agora substituídos por luzes diurnas LED.

O difusor aerodinâmico que circunda o para-choques e a grande saída de ar, no capot, ajudam a otimizar a força descendente para um equilíbrio perfeito entre a frente e a traseira. Para maximizar a eficiência do fluxo de ar, as entradas de ar nas zonas laterais do para-choques dianteiro canalizam o ar para a frente das rodas, enquanto as grelhas laterais nas asas traseiras canalizam o fluxo sob as luzes, atrás do automóvel. Estamos a referir-nos às grelhas laterais mais altas. As grelhas laterais inferiores arrefecem os travões. A grelha do lado esquerdo também esconde a escotilha de carga.
De lado, um contorno específico enquadra os pilares do para-brisas e a linha do tejadilho do habitáculo, fundindo-se no spoiler traseiro, numa referência aos Renault 5 Turbo e Turbo 2 originais. Um difusor aerodinâmico atravessa a carroçaria entre os dois farolins traseiros. Por baixo do para-choques, um difusor cuja eficácia é maximizada pelo desenho do para-choques, prolonga-se para o exterior de cada um dos lados.
Como um automóvel de 2 portas e 2 lugares, o Renault 5 Turbo 3E esconde rodas de 20 polegadas, cada uma equipada com um motor elétrico, sob as suas extensões das asas. Toda a eletrónica de potência está situada no meio, enquanto a bateria está alojada sob o piso. Esta arquitetura liberta espaço para a bagageira - uma proposta única para um automóvel tão desportivo - ao mesmo tempo que baixa o centro de gravidade.

Arquitetura técnica dedicada ao desempenho
Tal como o Renault 5 E-Tech elétrico, o Renault 5 Turbo 3E foi desenvolvido em torno de uma plataforma e arquitetura dedicada a automóveis elétricos, para atingir os mais elevados desempenhos, sem compromissos. O objetivo era tornar o automóvel o mais leve possível, de acordo com as normas dos supercarros, ou seja, capaz de cumprir os 0-100 km/h em menos de 3,5 segundos.
“O Renault 5 Turbo 3E, o modelo de estrada mais potente e de mais alto desempenho alguma vez proposto pelo Grupo, é uma oportunidade fantástica para a Alpine demonstrar a sua experiência em engenharia, arquitetura e desenvolvimento de automóveis desportivos elétricos, servindo a agilidade e as sensações de condução. Este modelo é também um vetor de inovação, tal como os motores das rodas, demonstrando a nossa procura de excelência e inovação para os veículos elétricos de amanhã.” -
Philippe Krief, Diretor-Geral da marca Alpine e Diretor Técnico do Grupo Renault
Esta tarefa foi colocada nas mãos da Alpine, cujos engenheiros desenvolveram competências específicas em automóveis desportivos elétricos, com o A110 E-ternity, o A290 e o A390. Uma plataforma de alumínio dedicada foi desenvolvida, capaz de acomodar qualquer arquitetura, enquanto para o grupo propulsor, a opção recaiu em motores montados nas rodas traseiras.

A bateria está posicionada sob o piso, baixando o centro de gravidade e permitindo que os engenheiros da Alpine responsáveis pela afinação e suspensão, desenvolvam, em pleno, as suas ideias para este automóvel, alcançando a máxima agilidade, um desempenho de cortar a respiração e capacidades espetaculares de drift (com uma função dedicada ao drift e um travão de mão vertical ao melhor estilo dos ralis), para uma verdadeira emoção na condução. Por esta mesma razão, a superestrutura do automóvel é em carbono, um material forte e leve.
O Renault 5 Turbo 3E não pesa mais do que cerca de 1450 kg no total, incluindo a bateria de 70 kWh. Com um grupo propulsor de 540 cv (2 x 200 kW), apresenta uma relação peso/potência excecional de 2,7 kg/cv, semelhante à dos mais emblemáticos supercarros. O tempo previsto para a aceleração de 0-100 km/h é inferior a 3,5 segundos, enquanto a autonomia é de mais de 400 km em estrada (autonomia combinada WLTP, pendente de homologação). O carregamento completo da bateria, em corrente alternada AC, demora cerca de oito horas com o carregador de 11 kW instalado a bordo.
Para uma condução mais desportiva em pista, o Renault 5 Turbo 3E poderá efetuar várias voltas, a quente, a uma velocidade máxima de 270 km/h, antes de iniciar o carregamento rápido em DC até 350 kW, graças à sua arquitetura de 800 volts. O carregamento da bateria dos 15 aos 80% demorará apenas 15 minutos. Para as ultrapassagens, um botão no volante proporciona um aumento de potência. Outro botão permite regular a travagem regenerativa em quatro níveis. Por fim, quatro modos de condução estarão disponíveis com o sistema MULTI-SENSE: Snow, Regular, Sport e Race, que inclui, igualmente, a função de assistência ao drift.
Um interior desportivo e conectado
O interior é uma declaração de intenções desportivas, com bancos tipo baquet e cintos de segurança de seis pontos, componentes feitos principalmente em carbono para reduzir o peso do automóvel e recorrendo a materiais de primeira qualidade, como Alcantara para os bancos e o painel de instrumentos. O travão de mão vertical, ao estilo dos ralis, dará o toque final a este ambiente super-desportivo.
Voltados para o condutor, os ecrãs OpenR de 10,1 e 10,25 polegadas apresentam as informações de condução, de navegação e multimédia, através de uma interface inspirada no painel de bordo dos Renault 5 Turbo e Turbo 2 originais, proporcionando uma experiência de condução moderna e conectada, esperada de um automóvel homologado para a estrada, mesmo com verdadeiras credenciais desportivas. A este respeito, o sistema OpenR Link com Google integrado, já presente no Renault 5 e no Renault 4 E-Tech elétrico, permitirá o acesso a uma vasta gama de serviços Google, atualizados continuamente ao longo dos meses e dos anos. Entre eles, o Google Maps, que permite ao condutor planear a sua viagem e programar o carregamento até ao seu destino.
Decoração totalmente personalizável
O Renault 5 Turbo 3E estará disponível em várias cores exteriores e interiores, algumas recordando as cores históricas do Renault 5 Turbo e Turbo 2, como o Rouge Grenade dos modelos de produção, ou o amarelo, branco e preto do modelo de rali "Tour de Corse 1982”. Novas opções de cores "gentleman driver" ou contemporâneas também estarão disponíveis.
Simultaneamente, os clientes terão à sua disposição um vasto leque de opções de personalização, desde a decoração exterior até aos acabamentos interiores (bancos, painel de bordo, painéis das portas, consola central, etc...). Juntamente com os designers da Renault, poderão combinar as variantes para criar o seu próprio automóvel, verdadeiramente único.
O melhor da experiência do Grupo Renault
Com o Renault 5 Turbo 3E (o mini-supercarro) a ocupar um lugar ao lado do Renault 5 E-Tech elétrico (o utilitário) e Alpine A290 (o utilitário desportivo), o Grupo Renault aplica a fórmula já vista nos anos 80 com o Renault 5, o Renault 5 Alpine e o Renault 5 Turbo: a imagem arrojada e as fortes credenciais da Renault aliadas ao espírito competitivo e à competência da Alpine.
Ao mesmo tempo, estão a surgir outras forças complementares, como a Ampere para o software e a arquitetura eletrónica, e a Mobilize para o carregamento bidirecional (V2L e V2G), juntamente com uma gama de serviços para facilitar a condução elétrica: Mobilize Smart Charge, Mobilize Charge Pass e Plug & Charge.
1.980 exemplos numerados
O Renault 5 Turbo 3E estará disponível em vários mercados de referência, como a Europa, o Médio Oriente, o Japão e a Austrália, em 1.980 unidades - em homenagem ao ano de lançamento do Renault 5 Turbo original - sendo cada uma delas numerada. Os clientes poderão escolher o seu número aquando da encomenda. As reservas serão abertas nas próximas semanas e as primeiras entregas terão lugar no primeiro semestre de 2027.
Dados técnicos
Dimensões e peso
Comprimento: 4,08 m
Largura: 2,03 m
Altura: 1,38 m
Distância entre eixos: 2,57 m
Distância ao solo: 118 mm
Peso: 1,450 quilos
Plataforma
Plataforma elétrica dedicada
Arquitetura de 800 volts
Grupo propulsor e bateria
Motores elétricos nas rodas traseiras 2 x 200 kW (540 cv / 4.800 Nm)
Bateria de iões de lítio de 70 kWh
Autonomia WLTP superior a 400 km (valor provisório)
Carregadores
11 kW AC bidirecional (tempo de carga AC 0-100 %: 8 horas)
350 kW DC (tempo de carga DC 15-80 %: 15 min)
Desempenho
0 a 100 km/h: < 3,5 segundos
Velocidade máxima: 270 km/h
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