Com a recente revelação das primeiras imagens do novo Opel Mokka, a marca mostra a renovação completa da sua gama de SUVs. O construtor alemão irá apresentar o seu novo trio de novidades, que inclui também os novíssimos Opel Grandland e Frontera, na 101ª edição do Salão de Bruxelas, que decorre de 10 a 19 de janeiro de 2025. Com estes novos lançamentos, a Opel reforça ainda mais a sua estratégia de eletrificação, uma vez que todos os três SUV presentes no stand 5.07 do pavilhão 5 da Brussels Expo são eletrificados, seja em versões 100% elétricas ou como sistemas híbridos com tecnologia de 48 volts. Além disso, os visitantes podem apreciar os bestsellers da Opel numa vasta gama de segmentos durante os dias de abertura ao público, com o Corsa Electric, o Astra Sports Tourer e o polivalente veículo comercial Vivaro Electric.
Novo Opel Grandland: soluções visionárias para uma mobilidade sustentável
O SUV topo de gama é o primeiro Opel baseado na plataforma STLA Medium, exclusiva para BEV, e oferece inúmeras tecnologias inovadoras, caraterísticas inteligentes e soluções sustentáveis. O modelo destaca-se sempre graças ao novo Visor 3D, em função do nível de equipamento, incluindo, pela primeira vez, um Opel Blitz iluminado na frente. Quando observado a partir da traseira, o Grandland apresenta também a marca Opel continuamente iluminada.
No cockpit, os condutores do Grandland têm à sua disposição dois ecrãs panorâmicos. Juntamente com o Intelli-HUD (head-up display) opcional, asseguram ao condutor a possibilidade de manter sempre os olhos na estrada. Além disso, o modo Pure reduz os conteúdos apresentados a um mínimo necessário durante a noite ou a velocidades mais elevadas. Os bancos ergonómicos, certificados pela Aktion Gesunder Rücken e.V. (AGR) e com apoios laterais reguláveis individualmente, asseguram igualmente um prazer de condução genuíno e, acima de tudo, descontraído; a função ergonómica patenteada Intelli-Seat é de série em ambos os bancos dianteiros. A segurança e o conforto são reforçados por elementos como os faróis Intelli-Lux HD, adaptativos e sem encandeamento, com mais de 50.000 elementos, e a prática Pixel Box. Esta possui uma superfície de vidro iluminada e translúcida sob a qual o smartphone pode ser carregado por indução.
Novo Opel Frontera: um modelo para até sete ocupantes
Já o novo Frontera é apresentado com a sua carroceria de 4,38 metros de comprimento, eletrificado em todas as versões e tem espaço para acolher até sete pessoas.
Destaque para os novos bancos patenteados Intelli-Seat, dotados de uma ranhura central que alivia a pressão sobre o cóccix. Já bagageira, podem ser colocados 460 litros de bagagem, volume que com os bancos rebatidos se eleva até cerca de 1.600 litros. O condutor e os passageiros têm à sua frente um cockpit com um volante de novo design e dois ecrãs panorâmicos de 10 polegadas, disponíveis como opção. Para além disso, o Frontera também oferece muitas funções práticas, incluindo a Smartphone Station. Flexível, simples e moderno no design, e com muitas soluções práticas, o novo Opel Frontera é um SUV acessível e familiar.
Novo Opel Mokka: mais elegante, mais moderno e com infotainment de segmentos superiores
O novo Opel Mokka também já está disponível para encomenda. Completa o novo trio de SUVs da Opel, que é a mais jovem gama de propostas do género do mercado. As maiores alterações podem ser encontradas no interior. O cockpit é ainda mais nítido e adota o grafismo Opel Vizor da parte dianteira do veículo. Além disso, o condutor e os passageiros podem desfrutar da nova geração do sistema de infotainment multimédia e de navegação.
Agora mais evoluído, este bestseller passa a oferecer, de série, um ecrã digital de informação ao condutor com 10 polegadas e um touchscreen a cores igualmente de grandes dimensões. Este último pode ser facilmente operado através de widgets, tal como num smartphone. Em combinação com o sistema de navegação opcional, basta dizer “Hey Opel” para utilizar o reconhecimento de voz natural, que agora se tornou ainda mais apetecível graças à introdução do ChatGPT . O sistema pode agora obter e sugerir, de forma autónoma, destinos e orientações de percurso com base nos hábitos do perfil de condutor associado. As atualizações de mapas são disponibilizadas over-the-air, enquanto a câmara traseira de 180 graus, opcional, garante uma visibilidade nítida nas manobras em cidade.
Há uma coisa que os três novos modelos - Grandland, Frontera e Mokka - têm em comum, a abordagem “Greenovation” da Opel. Estão equipados com motores eletrificados, blocos elétricos a bateria e híbridos com tecnologia de 48 volts, sendo que, complementarmente, o Grandland estará brevemente disponível também como híbrido plug-in. Além disso, dispensam aplicações cromadas no exterior e, no interior, utilizam tecidos e materiais com conteúdos reciclados, de modo a conservar os recursos também neste domínio.
Bestsellers em diversos segmentos: Opel Corsa, Astra Sports Tourer e Vivaro
Para além das propostas acima, os visitantes do Salão Automóvel de Bruxelas podem apreciar o citadino Opel Corsa, o qual tem estado, nos últimos anos no topo de vendas do seu segmento na Alemanha e que virou até carro de rally. Graças às suas qualidades, também se destaca na versão Corsa Electric, que proporciona uma mobilidade quotidiana sem emissões locais.
Os que procuram algo um pouco maior - seja para a família ou para o trabalho - podem optar pelo Opel Astra Sports Tourer. Para além de muitos destaques em termos de tecnologia e conforto, a station do segmento compacto impressiona pela flexibilidade do seu espaço. Os bancos traseiros podem ser rebatidos conforme as necessidades, utilizando a função Easy Fold, numa proporção de 40:20:40. O volume da bagageira aumenta de 597 para 1.634 litros, um espaço de arrumação suficiente mesmo para bagagens de grandes dimensões ou objetos volumosos.
Já os clientes comerciais podem ver a mais recente atualização ao Opel Vivaro Electric. O furgão elétrico de 100 kW (136 cv), disponível em dois comprimentos, está equipado com uma bateria de 50 kWh que permite uma autonomia de até 223 quilómetros ou com uma bateria de 75 kWh que oferece até 352 km de autonomia (valores WLTP ). Além disso, com uma altura de cerca de 1,90 metros, o Vivaro Electric adequa-se a parques de estacionamento subterrâneos e, graças à prática instalação da bateria sob o piso, oferece total flexibilidade em termos de utilização do espaço e volume de carga. Até 18 sistemas de assistência ao condutor de última geração tornam também mais fáceis e seguras as deslocações diárias e as manobras em cidade ou nas instalações da empresa.
Comentários