Sandero lidera em mês de crescimento expressivo de carros elétricos na Europa
- Redação Europa
- 25 de mar.
- 4 min de leitura

Um total de 966.300 novos automóveis de passageiros foram matriculados na Europa no mês passado, marcando um declínio de 3% em comparação com o mês homólogo do ano passado. De acordo com os dados da Jato Dynamics para 28 mercados, as diminuições na Alemanha, Itália, Bélgica, Países Baixos, Suíça e Irlanda foram os principais motores desta tendência. Os registos acumulados no ano caíram 2%, para um total de 1.962.850 unidades.

Felipe Munoz, Analista Global da JATO Dynamics, comentou:
"Ainda não há sinais claros de recuperação na indústria automóvel europeia. A incerteza no mercado interno está a ser ainda mais complicada pelos desafios comerciais com China e EUA."
No mês passado, os registos de veículos elétricos a bateria (BEVs) aumentaram 26%, para 164 mil unidades. Este é o maior volume já registado tanto para o mês de fevereiro como para o período de janeiro a fevereiro, durante o qual foram registadas 329,7 mil unidades, um aumento de 31%.
Registos da Tesla despencam
Neste contexto positivo, a quota de mercado da Tesla desceu para 9,6% – o valor mais baixo registado durante o mês de Fevereiro nos últimos cinco anos. A quota de mercado acumulada da marca caiu de 18,4% em 2024 para 7,7% este ano.
Munoz continuou:
"A Tesla está a viver um período de imensas mudanças. Para além do papel cada vez mais activo de Elon Musk na política e do aumento da concorrência que enfrenta no mercado dos veículos eléctricos, a marca está a eliminar gradualmente a versão existente do Model Y - o seu veículo mais vendido - em antecipação da introdução de uma nova versão actualizada.
Durante este processo, as marcas experimentam frequentemente uma queda nas vendas antes de regressarem aos níveis normais, uma vez que o modelo atualizado se torna amplamente disponível. Marcas como a Tesla, que têm uma gama de modelos relativamente limitada, são particularmente vulneráveis a quedas de registo quando empreendem uma mudança de modelo."
Em fevereiro, as matrículas do Modelo Y caíram 56% para 8.800 unidades, enquanto as matrículas do Modelo 3 caíram 14% para 6.800 unidades.
“A diferença nas quedas de volume entre estes dois veículos sugere que o declínio nas vendas globais da marca está mais firmemente enraizado na mudança do Modelo Y do que na actividade política de Musk. No entanto, será interessante ver até que ponto a procura irá recuperar quando o novo Modelo Y chegar aos mercados de toda a região.”

Marcas com veículos produzidos na China superam Tesla nas vendas de BEV
As dificuldades que a Tesla enfrenta atualmente criaram oportunidades para alguns dos seus concorrentes. Em Fevereiro, as marcas que produzem na China registaram 19.800 novos veículos eléctricos na Europa, ultrapassando a Tesla, que registou pouco mais de 15.700 unidades. No mesmo mês do ano passado, o primeiro registou 23.182 unidades face às 28.131 registadas pela Tesla.
As marcas de automóveis produzidos na China que mais venderam no mercado Europeu foram a Volvo, a BYD e a Polestar. Enquanto a Volvo registou uma queda de 30% nos registos de BEV, a BYD e a Polestar obtiveram ganhos substanciais, com aumentos de 94% e 84%, respetivamente. O Xpeng também teve um bom desempenho com mais de 1.000 unidades, seguido de perto pelo Leapmotor com quase 900 unidades.
Os 10 melhores da Europa, fevereiro de 2025
O grupo Volkswagen continuou a liderar o mercado com uma quota de 25,8%. A Stellantis seguiu na segunda posição, mas perdeu 2,6 pontos de share face a fevereiro de 2024 devido a quedas de dois dígitos na Citroën, Opel/Vauxhall e Fiat.
O Grupo Renault teve o melhor desempenho para o mês, com um aumento de 12% nos volumes e um ganho de quota de mercado de 1,5 pontos. O forte desempenho do grupo em fevereiro pode ser atribuído aos resultados positivos apresentados pelo Renault Clio, Dacia Duster e pelos novos Renault Symbioz e Renault 5.

Grande parte do sucesso da Renault foi encontrado no segmento BEV, com 9.400 BEV registados em fevereiro, um aumento de 96%. O fabricante francês só foi ultrapassado pela Volkswagen, que registou um aumento de 108% nas vendas de BEV. Outros fortes aumentos no segmento BEV incluem a Audi (+67%), Kia (+56%), Skoda (+63%), Citroen (+190%), Cupra (+179%), Mini (+804%) e Ford (+146%). Em contraste, a Tesla, a Volvo, a MG, a Fiat, a Jeep e a Smart registaram quedas.

O Sandero volta a liderar
O Dacia Sandero voltou a liderar o ranking por modelo como o veículo novo mais registado na Europa durante o mês. Entretanto, a segunda posição foi ocupada pelo Citroën C3, estando a nova geração já amplamente disponível. O Renault Clio seguiu de perto em terceiro graças a um aumento de 22% nos volumes – o segundo melhor entre os 10 primeiros, apenas superado pelo Volkswagen Tiguan, na nona posição, que registou um aumento de 43% nas matrículas.
O Tesla Model Y e o Skoda Octavia saíram do ranking dos dez primeiros modelos, dando lugar ao Dacia Duster e Volkswagen Tiguan. Os modelos com maior crescimento no top 100 incluem: Peugeot 3008 (+40%), MG ZS (+47%), Skoda Kodiaq (+32%), Jeep Avenger (+40%), Volkswagen ID. 4 (+150%), Volkswagen ID. 3 (+114%), Skoda Enyaq (+41%), Mini Countryman (+109%), BMW Série 5 (+54%), Fiat 600 (+369%), Audi A5 (+181%), Audi A6 (+74%), Mercedes Classe E (+49%) e Cupra Born (+64%).
Comments