A Srat S.A. continua o seu caminho em direção à rentabilidade sustentável no primeiro semestre de 2024 e alcançou os resultados financeiros mais elevados da sua história entre janeiro e junho, impulsionados pelo crescimento constante do volume das marcas CUPRA e SEAT, juntamente com melhorias na eficiência. A empresa registou um lucro operacional de 406 milhões de euros, um aumento de 9,4% em relação ao mesmo período do ano anterior (371 milhões de euros), enquanto a rentabilidade sobre as vendas também aumentou e atingiu 5,2% (+0,2% em comparação com o primeiro semestre de 2023). As receitas atingiram 7.752 milhões de euros, representando um aumento de 4,6% em relação ao ano anterior (7.411 milhões de euros).
"Os esforços para melhorar a nossa performance levaram-nos a obter os melhores resultados da nossa história no primeiro semestre do ano, um feito notável no contexto atual”, afirmou Wayne Griffiths, CEO da Seat e Cupra. "As duas marcas estão mais fortes do que nunca e continuam a aumentar as suas entregas. À medida que aceleramos no nosso caminho para a eletrificação, estamos a ampliar a nossa gama com a chegada de novos modelos este ano", salientou.
"O caminho da Seat S.A. para a rentabilidade sustentável continua com o melhor lucro operacional e os maiores rendimentos e rentabilidade sobre as vendas registados num primeiro semestre na história da empresa", explicou David Powels, vice-presidente de Finanças e IT da Seat S.A. "No entanto, o contexto externo e o quadro competitivo antecipam meses muito exigentes. Para atingirmos os nossos objetivos, devemos concentrar-nos ainda mais nas prioridades estratégicas: gerir as receitas e melhorar a eficiência", acrescentou.
O crescimento constante das entregas impulsiona os resultados financeiros
A empresa entregou um total de 297.400 veículos entre janeiro e junho, um aumento de 13,8% em comparação com o primeiro semestre do ano anterior (261.400).
As vendas de veículos eletrificados cresceram para 45.900 unidades, um aumento de 36,1% em comparação com o mesmo período de 2023 (33.800), impulsionadas pelo sucesso crescente dos veículos híbridos plug-in da empresa.
A Cupra continua a bater recordes e registou o melhor primeiro semestre da sua história com a entrega de 125.700 automóveis, o que representa um aumento de 17,2% em relação a 2023 (107.300). O sucesso da marca, levou-a a atingir 27.500 entregas em junho. Desde a sua criação em 2018, a CUPRA vendeu mais de 650.000 veículos e tem impulsionado continuamente os resultados da Seat S.A.
O Cupra Formentor continua a ser o modelo mais popular da empresa, com 61.700 unidades entregues nos primeiros seis meses do ano. Segue-se a gama Cupra Leon, que registou 36.000 entregas, um aumento de 59,8% em relação a 2023. Espera-se que a chegada das novas versões de ambos os modelos reforce ainda mais a posição da marca na Europa, onde a Alemanha se manteve como o melhor mercado com 42.000 automóveis entregues (+30%), seguida pelo Reino Unido (13.900; +22%) e Espanha (12.900; +13%).
A marca Seat consolida-se como um pilar essencial para a empresa e mantém o seu crescimento de dois dígitos. Entre janeiro e junho, a Seat entregou 171.700 veículos, um aumento de 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior (154.200).
O icónico Ibiza, que este ano celebra o seu 40.º aniversário, lidera as vendas da marca com 56.300 unidades entregues (+29%), seguido do Arona com 50.400 entregas. Espanha continua a ser o principal mercado da marca (36.200; +2%), seguida pela Alemanha (35.200; +26%) e pelo Reino Unido (21.300; +34%).
Comments